Diretamente de Cannes, nossa colaboradora Paula Saady revela todos os highlights do festival de Cannes, que aconteceu até domingo (22.05). Idealizadora do blog Paris Me Chama, a carioca, radicada em Paris, também já deu dicas do que fazer no balneário francês aqui. Veja o que ela contou sobre o evento de cinema!
- Joia Samantha Willis e clutch Carmen Steffens -Foto: divulgação
amfAR
Não é a toa que o gala da amfAR é considerado por muitos o clímax do Festival de Cannes. Realizado no Hotel Cap du Eden Roc, o mais lindo da Côte D’azur na opinião de muitos, o evento é sempre uma noite mágica, que reúne celebridades do mundo inteiro e looks de arrasar. A festa desse ano tinha um clima artsy, pois foi decorada pelo coletivo de LA, Friends with You, que fez uma coleção-cápsula com a Moncler, principal patrocinadora da noite. Na sequência, o after party aconteceu na Villa do Leonardo Di Caprio, que fica próxima ao Hotel e foi o destino de quem ainda tinha disposição.
Para essa noite, apostei em um vestido de designer francês Christopher Guillarme, e sapatos e clutch Carmen Steffens. Os outros acessórios foram da Samantha Willis. A beleza ficou com a equipe da Make Up Forever em Cannes e o cabelo com o top Eros Giulianni, que faz várias celebs no festival e é o cabeleireiro da Paris Hilton.

Let’s Party
O Club By Albane e o La Mano foram os lugares mais certeiros para quem queria curtir a noite de Cannes nessa temporada. O primeiro é um clássico com a maior densidade de estrelas por metro quadrado e fica no terraço do Hotel Marriot – como a lista é super seleta e recheada de artistas de Hollywood, as selfies e Instagrams não são muito bem vistos. É com certeza uma das festas mais difíceis acesso em Cannes.
Outro lugar super cool é o La Mano. Localizado no Hotel boutique 3.14, o espaço teve sua estreia no festival. Música latina, público jovem e muito animado são garantia. É O local se quiser dançar até o sol nascer.

Cool
Projeto da RP de luxo Sandra Zeitun, a suite Sandra et Coum é um terraço à beira de croisette que reuniu a nata do cinema francês e europeu. Lá foi o point dos descolados parisienses e foi também onde aconteceu a estreia do filme Julieta, de Pedro Almodóvar (um dos meus filmes preferidos). A festa Let’s all Connect,em que centenas de pessoas deram as mãos em prol da paz no mundo, também rolou por lá.

Vintage
Fiquei impressionada com os locais que têm artigos de luxo vintage. Logo atrás do Hotel Carlton, tem vários! O que eu mais amei foi o Contrapartie, por sua seleção de bolsas Chanel. Comprei um short cintura alta Jean Paul Gaultier, que vai ser o look da Riviera Francesa esse ano.
Democrático
Descobri duas coisas interessantes sobre o Festival. Em todos os filmes a prefeitura de Cannes sorteia alguns convites entre os habitantes da cidade. E, todo ano, três escolas do ensino médio do país são convidadas para o Festival. É uma ação do governo para proporcionar um contato próximo à industria do cinema e eventualmente descobrir novos talentos.
A Foto clássica
Todas tiram foto na escada art déco do Hotel Martinez. Estrelas e anônimas querem eternizar um momento na escada mais vista nas redes sociais e revistas. É também no Martinez que ficam as embaixadoras da L’Oreal e as suítes da joalheiras De Grisogono e Chopard.

Filmes Femininos
Da competição principal, assisti, além do Aquarius, que teve a Sonia Braga no papel principal, o filme Persona Shopper, de Olivier Assayas com Kristen Stewart. Também pude conferir Elle, de Paul Verhoeven com Isabelle Huppert, Julietta do Almodovar, e Neon Demon, de Nicolas Winding Refn (o mesmo do Drive), com a Elle Fanning.
No Cannes Classics, uma seleção de filmes antigos, teve o documentário E Hollywood criou a mulher sobre a presença feminina nos primórdios de Hollywood.
Em uma análise rápida, percebi que os cinco filmes tratam do universo feminino. Evolução pessoal, solidão, amor e muitas reflexões sutis sobre o papel da mulher na sociedade. Filmes feministas? Não necessariamente, mas com olhares diversos sobre as questões e impasses que nós mulheres estamos expostas no dia a dia.
O que eu mais chorei: Julieta
O mais visual: Neon Demon
O mais moderno: Personal Shopper
O mais político: Aquarius
O mais feminista: Elle
Tendências red carpet
Slip dress, vestidos nudes, muita transparência e rendas pretas, fenda nas pernas, vestidos com recortes e segunda pele; daqueles que parece que você está nua por dentro. Achei os looks bem mais gráficos dessa vez e menos com cara de “princesa”.

Meu point
O Armani Café fica no meio da Croisette. Um pouco recuado, tem ótimos cocktails e a relação custo benefício para almoço foi a melhor do festival.
Melhor vista da cidade
A praia Majestic fica bem perto do Palais des Festival e tem a melhor vista de Cannes.
