Carolina Andraus – Conheça Patricia Helú, autora do livro culinário "Divina Alquimia"
Patricia Helú – Foto: Reprodução/Instagram/@patriciahelu

Por Carolina Andraus

Quem conhece Patricia Helú, seu semblante cheio de luz e entusiasmo, seu sorriso largo e amoroso, sua criatividade na desconstrução e reconstrução de alimentos conhecidos do nosso paladar, e a forma como ela transforma nossos desejos de infância em uma alimentação saudável e possível, tem a forte impressão de estar em um clube muito fechado de uma culinária que vai além de receitas, e mais parece uma verdadeira alquimia.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O livro, que não por acaso leva o nome “Divina Alquimia”, foi todo escrito na Bahia, enquanto Patricia passava grande parte da pandemia em uma casinha na praia do espelho. Foram dois anos de dedicação e uma experiência de aprofundamento no que já fazia parte de um novo estilo de vida. Patricia Helú engravidou no mesmo período que estava escrevendo o livro, depois de ter acreditado por muitos anos que não conseguiria ser mãe, e finalmente teve seu lindo bebe Francisco, quase que ao mesmo tempo que lançava o livro que é resultado da grande transformação de sua vida.

Carolina Andraus – Conheça Patricia Helú, autora do livro culinário "Divina Alquimia"
Foto: Divulgação

Fica difícil imaginar que essa delicada mulher veio do mercado financeiro e depois também teve um negócio no varejo, tempo em que vivia sempre muito estressada, se alimentava mal, fumava, toma muita Coca-Cola Zero, e por acaso entrou no universo da alimentação saudável quando descobriu, aos 24 anos, que estava com osteopenia, uma condição que precede a osteoporose. Patricia Helú conta que uma combinação de hábitos nada saudáveis deixaram seu corpo em uma situação limite, e primeiro a doença, depois um retiro que fez ao Santuario Osho Lua foram o início de uma profunda transformação não apenas de estilo de vida, mas também de propósito.

Em com uma mudança radical de rumo, veio também a cura da sua saúde física e o encontro com a sua grande paixão pela culinária. Patricia  conta que as grandes professoras da sua vida foram as cozinheiras que encontrou pelo caminho, e que com as quais testou e adaptou incontáveis receitas tradicionais, sempre respeitando o tempero dessas mulheres que permitiam que ela entrasse nas suas cozinhas. O respeito à receita original e a adaptabilidade foram transformando casas e vidas pelo caminho, primeiro da família de Patricia Helú, depois de amigos próximos, até que se transformou em um manual da cozinha saudável, leve e cheio de alma.

Carolina Andraus – Conheça Patricia Helú, autora do livro culinário "Divina Alquimia"
Alfajor – Foto: Divulgação

Surpreenda-se ao abrir o livro, com um índice dos mais convidativos e apetitosos. Esqueça o convencional saladas, entradas, sopas, …, e delicie-se com temas como “Almoço na Praia”, “Banquete Árabe”, “Almoço no Campo”, “Piquenique”, e, porque não, “Churrasco”, “Fast-Food” e “Parece Mas Não É”, um capítulo totalmente dedicado a substitutos que vão de uma delicada Tagliata ao Bacon de Tofu, passando pelo imperdível doce Deleite (melhor doce de leite da vida, apesar de não ter leite nenhum!) e o não menos desejado alfajor. Tudo isso sem absolutamente nenhum ingrediente de origem animal.

Os temperos são mais um dos grandes segredos de”Divina Alquimia”, e em especial a massala e o sal de ervas, além das bases universais que trazem uma explosão de sabor e eliminam definitivamente qualquer tipo de deferência ou dependência a temperos prontos, e definitivamente eliminam o conceito que a comida saudável é monótona.

Carolina Andraus – Conheça Patricia Helú, autora do livro culinário "Divina Alquimia"
Torta de maçã – Foto: Divulgação

Através de uma alquimia desvendada, Patricia sugere uma transformação no paladar que passa a ter um alcance muito maior, já que cozinhar para ela é a capacidade de estimular diferentes sabores dentro de uma mesma receita, e com isso produzir uma explosão interessante no universo das sensações e sabores. Quando isso acontece, e muitas vezes com substitutos de alimentos que desde nossas infâncias temos forte memória afetiva, passamos a nos deliciar com versões ainda melhores do que a nossa lembrança de sabores. Assim, fica mais do que fácil, fica delicioso mergulhar nesse universo de saúde e sabor.

Mas se você está procurando colocar na sua rotina um “Detox” ocasional, aprender receitas “Low Carb” para melhorar seu rendimento físico e intelectual, fique tranquilo. O “Divina Alquimia” também tem um capítulo inteiro para cada um desses assuntos, além de ideias para menus por exemplo de um “Almoço no Campo” ou “Almoço na Praia”, “Jantar Descontraído” ou “Jantar Festivo”, cada um com um capítulo totalmente dedicado.

Carolina Andraus – Conheça Patricia Helú, autora do livro culinário "Divina Alquimia"
Lombo vegano – Foto: Divulgação

Patricia se preocupou em como organizar a vida de quem gosta de receber bem, e fazer da sua casa um lugar especial para receber pessoas queridas, sem abrir mão de escolhas conscientes, e sempre deliciosas. De família de origem libanesa, essa alquimista do bem-estar não perdeu a herança acolhedora que faz da comida o centro da felicidade de uma casa. Em uma casa alegre e cheia de vida, com a consciência que temos hoje sobre alimentação e bem estar, não pode faltar esse delicioso livro do universo vegano.

@carolina.andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.