Casa e decoração: como as cores podem contribuir para o bem-estar
A polêmica casa em tons neutros de Kim Kardashian – Foto: Reprodução/Instagram/@kimkardashian

As cores são objeto de estudo há milhares de anos. Mais do que apenas simbolizar, no senso comum, sentimentos como paz, esperança e amor, como é o caso das cores branco, verde e róseo, respectivamente, elas podem causar impacto no modo como nos sentimos. Apesar de as diferentes culturas atribuírem diferentes significados para as cores, a sua influência sobre o comportamento humano é a mesma em todo o mundo.

A psicologia das cores é uma área do conhecimento que estuda justamente como as cores agem sobre as decisões que tomamos. No marketing, por exemplo, o uso das cores é essencial para uma estratégia de venda e relacionamento com o cliente. A depender da ação que você espera do consumidor, há uma cor certa para isso. Quando você vê um anúncio de “SALE” nas lojas em um fundo vermelho, a escolha não foi fruto do acaso.

Da mesma forma, o uso das cores na decoração de uma casa é importante para promover o bem-estar, melhorar o humor e até criar um ambiente de tranquilidade. A cor pode deixar um ambiente convidativo ou com um ar pesado, assim como pode criar a impressão de amplitude, ou o contrário. Por isso, a escolha da paleta correta é um aspecto importante do design de interiores.

Cores, decoração e bem-estar

As cores são divididas em duas categorias: quentes e frias. Tons quentes, como vermelho, laranja e amarelo, podem energizar um espaço. Tons frios, como azul, verde e roxo, geralmente, criam ambientes calmos e relaxantes.

Ao escolher as cores da parede e do piso, é importante ter em mente o objetivo do espaço. Se você estiver construindo um escritório, por exemplo, talvez queira apostar em tons quentes, como o terracota, o cáqui ou o mostarda, pois são considerados estimulantes. Em áreas de descanso, como o quarto, tons frios podem ser mais apropriados para os ocupantes poderem relaxar, como lavanda, verde menta ou azul-celeste.

É importante ressaltar que, para que o ambiente tenha a atmosfera desejada, é preciso realizar outras tarefas: manter o espaço organizado, mudar a disposição dos móveis, de modo a criar mais espaço, investir em plantas que melhoram a qualidade do ar, ou usar um purificador de ar, etc. Essas ações ajudam a tornar o ambiente mais acolhedor.

A cor influencia a percepção de um espaço e as pessoas que nele habitam. Faça bom uso para deixar o cômodo do jeito que você deseja..