Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Já deu pra sentir que a comunicação e tecnologia vêm falhando desde o início da semana? Pois bem. É Mercúrio Retrógrado agindo desde domingo (16.02), em especial nos signos gêmeos ou virgem – ou quem tem ascendente em um deles. A astróloga Titi Vidal (do podcast “Céu da Semana”, da Deezer) afirma que, ao mesmo tempo que podemos pôr a culpa nesse evento astronômico por todos os mal entendidos (compromissos desmarcados, contratos desfeitos ou ex-namorados que reaparecem), não podemos culpá-lo de nada.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“É culpa nossa”, explica. “Estamos acostumados a fazer as coisas sem atenção. O risco de mal entendidos, ações ou decisões erradas aumenta significativamente”. A maior parte poderia ser evitada se tivéssemos mais atentos, se a agenda fosse mais flexível e por aí vai. “Mercúrio fica retrógrado três vezes por ano. Ele tem a ver com flexibilidade e essa eterna necessidade que temos de ir repensando a vida de tempos em tempos”.

Durante a retrogradação aquilo que não está bom, é velho ou tinha algum defeito só fica mais latente nesse período. Falamos no começo do texto que as pessoas de gêmeos e virgem são mais afetadas, mas todos são influenciados em pelo menos um assunto ou área da vida.

“Atenção ao ler tudo que for assinar (pode assinar contrato, sim), ter certeza que está fazendo a coisa certa, repensar o que está acontecendo, diminuir o ritmo e estar mais atento aos detalhes”, detalha Titi. Saber ouvir antes de falar, perguntar quando houver dúvidas e conferir tudo que está fazendo também são outras dicas.

Mas não pense que essas coisas só acontecem com reles mortais. Até astrólogos, como a Titi, sofrem nesse período. “Conheço uma pessoa que mandou mensagem falando mal do chefe para o próprio durante uma retrogradação”, ri. “Eu, particularmente, sempre tenho problemas com impressora e a agenda muda bastante. Um dos programas de astrologia que mais uso costuma dar problema toda retrogradação”.

Titi Vidal – Foto: Divulgação

Mas ela aproveita o período para resolver coisas importantes, como comprar, vender, assinar contratos e tomei decisões acertadas depois de repensar. “Alguns clientes também costumam voltar nesse período”, comemora. Titi sugere que a gente não se martirize nesse período: São os melhores períodos para repensar a vida e as opiniões, rever os conceitos, revisar textos e projetos, rever objetivos, retomar contatos e relações importantes.

Ainda em dúvida sobre o que é Mercúrio Retrógrado e como ele afeta nossas vidas? A astróloga montou um Perguntas e Respostas para falar mais do assunto. Ela avisa: “Alguma coisa deu errado? Eu realmente acredito que o que dá errado durante esse momento é porque já tinha um problema ou questão a ser revista.”

Leia mais:
Oscar 2020: a influência do signo no estilo das atrizes indicadas
Horóscopo: como será o ano de 2020 para cada signo
Classic Blue: cor de 2020 é especial para signos de Terra