por Paula Roschel

Foto: GettyImages
Foto: GettyImages

Se te perguntarem qual é a bebida favorita dos ingleses, qual seria sua resposta? Muitos falariam cerveja ou cidra, pela quantidade de pubs espalhados pelas terras da Rainha Elizabeth II, mas boa parte do mundo pensaria no chá preto, do tipo English Breakfast. E pelos caminhos mais reconfortantes e menos etílicos que a segunda opção proporciona, rituais de chás da tarde temáticos se espalham por Londres como pontos turísticos obrigatórios.

Chamados de High Tea, servido em mesas, ou Afternoon Tea, apreciado em sofás e poltronas, eles estão cada dia mais incrementados, competindo entre si pelo posto de mais inusitado:

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Casamento Real

Com a data da união de Megan Markle e Príncipe Harry se aproximando, o Hotel Shangri-la, por exemplo, lança uma Royal Celebration Experience em seu imponente prédio The Shard, no coração de Londres.

O menu da experiência inclui sabores que recordam o dia em que o filho mais novo da princesa Diana pediu a mão da atriz americana em casamento, doces e snacks inspirados nos jardins da realeza – com assinatura da Chef Heather Kaniuk – e decoração com peônias, flores que Megan Markle adora.

Além do chá, o casal que resolver sentir o gosto de ser membro da Família Real Britânica também pode aproveitar uma diária do hotel com direito a champanhe e macarons, uso da área comum e café da manhã tipo English Breakfast. Esse pacote completo está disponível ao público até dia 1º de junho de 2018.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Museu e mesa

Mas se sua vontade de se jogar no chá das cinco envolve cultura e arte, que tal saborear obras de Rodin? Essa é a ideia do Hotel Rosewood; acompanhando a abertura da exposição “Rodin and the Art of Ancient Greece”, do British Museum, marcada para o dia 26.04.

Mark Perkins, Chef de Pâtisserie, e o Studio Appétit, empresa de design gastronômico, se juntaram para criar uma experiência sensorial envolvendo verdadeiras esculturas de chocolate replicando obras como “O Beijo”, “O Pensador” e “A Era do Bronze”,, além de sanduíches, macarons e, claro, chá. Visitantes poderão degustar o “Rodin Afternoon Tea” todos os dias da exposição, até 29.07.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Inglês, mas em São Paulo

Mas se você não está pensando em passar por Londres nos próximos meses, São Paulo também tem o tradicional high tea inspirado no chá da tarde do hotel The Lanesborough, ao lado do Hyde Park. A equipe de pâtisserie do Palácio Tangará, onde o chá é servido, costurou sabores entre scones, sanduíches e doces finos. Ele está disponível de domingo a quinta, das 15h às 19h.