Foto: FreePik
Foto: FreePik

1. Pode te ajudar a viver por mais tempo
Um recente estudo da universidade de Yale sobre saúde pública explorou a relação entre a leitura e longevidade. Os pesquisadores coletaram dados de 3.635 pessoas com mais de 50 anos de idade e compararam informações sobre a saúde desses indivíduos ao longo de 12 anos. O resultado? O grupo de pessoas que leem durante mais de três horas e meia por semana viveu mais. Porém, ler as últimas fofocas de celebridades não conta quando se trata de um aumento de expectativa de vida. O estudo descobriu que aqueles que leem livros tem uma chance significativamente maior de viver mais quando comparado com os adeptos de jornais e revistas.

2. Incentiva foco e concentração
É comum ter muitas tarefas no trabalho, mas a constante atenção que nós damos para responder e-mails e checar as mídias sociais pode realmente ser prejudicial à nossa produtividade. Sentar-se com um bom livro por mais de cinco minutos pode não só encorajar sua mente a escapar dos problemas cotidianos, mas também permite que você se concentre melhor na sua próxima tarefa.

3.Pode melhorar a memória
A leitura requer concentração, mas também envolve a absorção e retenção de informações, o que estimula o cérebro. É esse processo que pode aguçar a mente e aumentar a sua capacidade de lembrar das coisas. “Partes do cérebro que se desenvolveram para outras funções – como visão, linguagem e apredizagem associativa – se conectam em um circuito neural específico para a leitura, o que é muito desafiador”, disse Ken Pugh, PhD, dos Laboratórios Haskins. “A frase é uma abreviação para uma grande quantidade de informações que deve ser inferida pelo cérebro”, explica. Através da leitura, o órgão é forçado a fazer novas lembranças, o que ajuda a melhorar a função de memória de curto prazo existente.

4.Pode reduzir o estresse
Ler pode não ser a primeira coisa que você faz quando precisa se desestressar, mas uma recente pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, sugere que ler é a melhor maneira para relaxar. Um estudo de 2009 monitorou os níveis de estresse de um grupo de voluntários que experimentou diferentes métodos de relaxamento. Após seis minutos de leitura, os níveis de estresse foram reduzidos em 68 %. Para comparação, houve uma diminuição de 61 % com música e 42% com uma caminhada. Por que a leitura se sobressai tanto? É uma forma de escapar, disse o Dr David Lewis, responsável por liderar o teste. “Na verdade, realmente não importa qual livro você lê: perder-se em um livro completamente envolvente faz você escapar das preocupações e tensões do seu dia a dia e passar algum tempo explorando a imaginação do autor”, resume.

5. Ajuda a dormir melhor 
Se você está propenso a verificar e-mails na cama, talvez esteja na hora de trocar seu celular ou ipad por um livro. A exposição à luz de um telefone impacta nossos olhos fechados e há rituais noturnos melhores para acalmar a mente –  a leitura é um deles. Ótimo hábito para adotar!