Começa nessa sexta-feira (07.10) um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano. Trata-se de uma exibição espetacular de estrelas cadentes.
O Met Office relatou que pode haver até 20 estrelas cadentes por hora, graças à chuva de meteoros batizada de Orionídeas, que foi gerada a partir dos escombros deixados pelo cometa Halley.
“As Orionídeas são os restos do cometa Halley e em seu pico você pode ver mais de 20 estrelas cadentes por hora”, disse o Met Office. “Esses meteoros são conhecidos por serem muito rápidos, viajando cerca de 65 quilômetros por segundo. De qualquer forma, com o céu limpo e escuro você ainda tem uma boa chance de vê-los.”
Se você estiver interessado em ver a melhor performance das estrelas cadentes, marque o dia 21 de outubro no calendário. O fenômeno poderá ser visto em todo mundo, sempre vindo do leste.
O ideal é procurar um céu que esteja “claro, sem nuvens”, disse o Met Office. Áreas livres de poluição também têm uma grande chance de conseguir uma ótima visualização.
O cometa Halley, nomeado em homenagem ao astrônomo inglês Edmond Halley, volta à Terra a cada 75 anos (segundo o Space.com, ele só reaparecerá por aqui em 2061). De qualquer forma, em todo mês de abril e outubro, a Terra se move entre os restos remanescentes dele, o que gera uma chuva de meteoros.


