Foto: Divulgação

Quem nunca escutou algum parente ou amigo sugerindo fazer um chá para amenizar a ansiedade ou as dores no estômago? Presente na vida de diversas pessoas, os chás e as infusões são bebidas que atravessam os séculos. Na China, por exemplo, os chás eram utilizados sobretudo porque funcionavam como remédios naturais, além de proporcionar o equilíbrio da temperatura do corpo e o estímulo da mente. Depois, na Europa, os chás se popularizaram e eram vendidos como tônicos digestivos – o que acontece até hoje. Um dos chás mais consumidos são os feitos com folhas da Camelia sinensis, que dá origem ao famoso chá preto e que, de fato, auxilia muito na digestão.

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Mas os benefícios dos chás vão muito além de simples tônicos digestivos. Como os chás costumam ter polifenóis em suas composições, assim como antioxidantes e outros que ajudam no estímulo ao organismo e ao sistema imunológico, a mente também é uma das principais beneficiadas por esses componentes. O chá verde, por exemplo, possui um aminoácido específico que é capaz de acalmar a mente; já o chá preto, por ter cafeína e polifenóis em sua composição, ajuda a melhorar os níveis de energia, de concentração e de foco ao ser digerido.

Sobretudo, em meio à pandemia de Covid-19, mais pessoas estão desenvolvendo ansiedade e depressão por conta do isolamento social e outros problemas emocionais, devido aos acontecimentos. Manter o foco e a calma pode ser um desafio diário, principalmente, porque, ao clicar nas várias notícias relacionadas à pandemia, a ansiedade não dá trégua.

Inserir o chá no seu dia a dia pode auxiliar muito nesse sentido: um momento crucial que funciona como uma terapia é o ritual para fazer o chá. Todos os cuidados com o preparo da bebida – desde a escolha das ervas, o cheiro herbal que invade o ambiente quando a erva entra em contato com a água fervida, até o momento de ingerir a bebida, de fato. Se aplicado à rotina, este ritual pode se tornar fundamental para manter a saúde mental e ajudar na concentração, além de também prover um bom momento consigo mesmo, fazendo com que você esqueça do mundo ao seu redor por alguns instantes e se concentre apenas em você mesmo e na bebida que você mesmo preparou.

É possível fazer este ritual de preparo dos chás e de infusões todos os dias, mas, caso você não tenha tanto tempo para se dedicar por dia, uma dica é tirar alguns dias da semana para o preparo das bebidas e deixá-las em armazenamento na geladeira (certifique-se de tampar bem os recipientes para não pegar gosto e prefira recipientes de vidro para gelar). Assim, quando quiser tomar a bebida, basta aquecê-la novamente. É importante lembrar também que chás de erva-doce e camomila são alguns dos mais conhecidos por serem calmantes naturais.