Foto: Reprodução/Instagram/@doesangue.doevida

O governo do estado de São Paulo fez um alerta e um pedido à população para que façam doações de sangue pois, segundo o coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, os bancos da capital estão “praticamente vazios”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Eu preciso dar um informe, que preciso de muito apoio de vocês: os nossos bancos de sangue estão praticamente sem sangue. O banco de sangue que tem mais sangue, tem sangue hoje para praticamente uma uma semana. Isso é extremamente grave e importante no momento que virá pela frente. Então, por favor, que nós consigamos levar à população esta necessidade”, disse Uip em recente coletiva de imprensa.

“A grande questão de sangue é o problema que o indivíduo não está doando sangue com medo do pegar coronavírus. E não é isso, se existe um lugar protegido é o banco de sangue”, assinalou o médico.

Como doar
A Fundação Pró-Sangue informou que está operando com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

Para evitar aglomerações, o ideal é agendar seu horário, serviço que funciona de segunda a sexta-feira. A solicitação deverá ser feita com 2 horas de antecedência e até 1 hora antes do fechamento do posto. Ligue (11) 4573-7800, das 8h às 17 h, exceto feriados e emendas de feriados, ou envie um e-mail para agendamento@prosangue.sp.gov.br com as seguintes informações:

. Nome Completo
. Endereço completo (com bairro, CEP e cidade)
. Data de Nascimento
. RG
. CPF
. Telefones Fixo e/ou Celular
. E-mail
. Posto de coleta
. Data e horário da doação

Se você não está em São Paulo, acesse o site oficial do Ministério da Saúde e encontre um endereço. A recomendação é sempre fazer o agendamento. É hora de se mobilizar!