Helô Rocha usa conjunto de seu acervo e Carol Ponce, colete Luca & Jack e calça Helô Rocha – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

Por Patricia Carta

A estilista Helô Rocha e a diretora criativa Carol Ponce estão de casa nova. Juntas há cinco anos, mudaram-se recentemente para o apê em que Helô chegou a morar quando estudante e, com Carol, por algum tempo, antes de realizarem o sonho de brincar de casinha.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Satisfeito o desejo, voltaram quatro anos depois para o mesmo endereço nos Jardins, em São Paulo, porém, repaginado. A reforma simplificada é consequência do momento de grande reflexão que estão/estamos vivendo.

Vista da sala com poltrona mole, de Sergio Rodrigues – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

A busca por paz e harmonia contamina em todos os sentidos o estilo de vida de ambas. Presente nos projetos sociais em que se envolveram, na descoberta de novas soluções de trabalho, até na própria reforma do apartamento em que o arquiteto Rodra Cunha, do escritório rodrarq., fez uso de uma alvenaria leve, não só no acabamento, como também nas estantes, armários e sofás.

Botas Burberry – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

O resultado é um ambiente de estilo mediterrâneo, que remete aos anos 1960 e 1970. No mais, poltronas da mesma época do melhor do design brasileiro arrematam o ambiente bonito e descomplicado. Carol, à frente da agência Edita, cria campanhas e imagens para marcas de moda. Tendo como sócia a amiga Karina Motta, também presta serviço de PR.

Helô e Carol usam looks vintage de seus acervos, mesa Atelier Branco e lustre Ingo Maurer – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

No entanto, a pandemia as está obrigando a pensar em novos rumos. Por sua vez, Helô, especialista em vestidos de noiva e de festa, também teve pedidos adiados. Fortemente ligada ao trabalho das bordadeiras do Rio Grande do Norte, usou os primorosos bordados artesanais que caracterizam suas criações para desenvolver uma linha de cama e mesa, com venda online.

Poltrona Jorge Zalszupin – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

O momento também foi propício para a estilista reciclar e ressignificar o próprio acervo. Ainda mergulhou em cursos de tingimentos naturais, como o que faz uso de impressão botânica, e aproveitou para aprender a técnica japonesa shibori, que parece com tie-dye, mas inclui dobraduras e costuras.

Clutch Reine e máscaras compradas no Méxco e no MoMa – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

Na conversa calma, de pensamentos claros, fica evidente que o fio condutor de tantas experiências é a busca por cuidado com o planeta, com o próximo e, consequentemente, com elas próprias. Não à toa, sempre que podem, escapam para a natureza, reveem filmes antigos, leem o que há de novo e mobilizador, praticam ações sociais.

Brincos Sauer – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

Por Nossa Conta é o nome do projeto no qual se envolveram com um grupo de amigos, desde um pouco antes do início da pandemia. O objetivo é entregar comida para moradores em situação de rua. Também participam do Cozinha de Combate, um braço do projeto principal. Neste, entrega de marmitas e cestas básicas são algumas das funções. Mas não só: confeccionar moletons e distribuir ração para abrigos de animais podem estar entre as prioridades do momento.


Helô usa vestido de sua marca e Carol veste camisa Handred e calça Helô Rocha – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

A indefinição sobre o término da Covid-19, porém, retraiu as doações, causando uma diminuição na ajuda que vinha sendo prestada. Nesta dinâmica de incertezas e surpresas, surgem outras formas e novos propósitos vão sendo discutidos e traçados por elas.

Detalhe do estilo de Helô – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

Inclusive na cozinha de casa, onde Carol se vira e Helô é a grande chef. Reductionary foi a culinária recém-adotada – já que não são veganas e nem vegetarianas, mas procuram reduzir, como o termo sugere, a quantidade de proteína animal no dia a dia.

Detalhe da decoração – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

É comum que Helô prepare curry de tofu, arroz, sopa de legumes. Já Ponce, que parece saída de uma tela de Modigliani, dá suas escapadas. É capaz de atacar uma massa ou um hambúrguer, vez ou outra, entrega a namorada. Provoco: Enfia o pé na jaca? Helô responde: “Não fazendo da jaca uma pantufa, tudo bem”, risos.

Poltrona jangada, de Jean Gillon – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi

De qualquer forma, a metáfora da pantufa não poderia ter simbolismo melhor para definir a busca dessa dupla, que quer, de forma criativa e amorosa, conforto e aconchego. Não só para elas, mas para todxs. Por mais casais assim!

Helô e Carol usam looks comprados no Japão – Foto: Christian Maldonado, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi