"The Menu", segmento gastronômico da Sak's no Pinterest - Foto: reprodução
“The Menu”, segmento gastronômico da Sak’s no Pinterest – Foto: reprodução

Reynaldo Pasqua, da Carmim, está em Nova York para participar do congresso Luxury Interactive. Em relato exclusivo a Bazaar, ele conta como foi a quarta-feira (15.10), segundo e último dia do evento. Confira:

Hoje foi o terceiro e último dia do congresso, após três dias de muito conteúdo e informação, ficaram nítidas as confirmações das tendências do luxo e moda no universo digital. Usar tecnologias que encantam a experiência de compra e despertam paixão pelas marcas.

Qianna, da Saks Fifth Avenue, destacou o uso da rede social Pinterest como um dos principais canais de comunicação do lifesyle dos seus consumidores. Segundo ela, 70% dos usuários do Pinterest são mulheres que acompanham e consomem produtos de luxo.

"The Stylish Escape", outro segmento da Sak's no Pinterest - Foto: reprodução
“The Stylish Escape”, outro segmento da Sak’s no Pinterest – Foto: reprodução

A sua estratégia foi testar o estilo de fotos e imagens que mais seduzem seu público. Não existe uma receita pronta, como eles dizem aqui: You have to try!

A Saks adotou a estratégia de mídia social de postar imagens de estilos de vida de viagens e gastronomia internacional, assuntos que se identificaram com o interesse comum dos seus consumidores.

Entre o público, a marca é percebida como uma “celebridade”. Portanto, nada mais lógico do que compartilhar comidinhas gostosas e lugares paradisíacos com seus fãs. Afinal, celebridades encontram prazer nesses tipos de hot spots.

Confiram o Pinterest da empresa.

Dr. Ulrich apresentou uma nova tecnologia revolucionária chamada Indoor Positioning (em português, algo como “localizador interno”, um aplicativo de celular que localiza produtos em uma loja física com altíssima precisão. Basicamente, funciona como um GPS que direciona o consumidor a qualquer produto dentro de uma loja de departamento. A sua localização é atualizada no aplicativo ao caminhar pela loja três vezes por segundo!

Página do "Takemetuit.com" - Foto: reprodução
Página do “Takemetuit.com” – Foto: reprodução

Aliado ao geolocalizador, existe o botão de ajuda, caso necessite da assistência de um vendedor, que promete aparecer em questão de segundos.

A marca Alice and Olivia teve como diferencial estratégico de comunicação adotar várias redes sociais ainda pouco conhecidas pelos consumidores.

Foram a primeira marca a explorar o aplicativo store house, com imagens em vídeos, conseguiram sair na frente e serem as vanguardistas da moda nesse canal! Confiram o site.

A marca também testou estratégias de parcerias de conteúdo nas redes sociais mais conhecidas, como o Instagram, e atingiu um aumento de até 7 mil seguidores instantaneamente após postarem fotos com as Kardashians.

No assunto blogueiras, Kristina Buckley, vice-presidente da joalheria Van Cleef & Arpels, comentou o momento das blogueiras como nicho de mídia e influenciadoras do consumidor.

Sua estratégia foi selecionar 10 blogueiras que possuem e cultivam os mesmos valores da sua marca e lançar pequenas coleções de produtos em parcerias. Outro dado interessante é que cada formador de opinião tem estatisticamente o poder de influenciar a decisão de compra de 10 pessoas.

Site da Van Cleef & Arpels - Foto: reprodução
Site da Van Cleef & Arpels – Foto: reprodução

A combinação da maturidade do mercado americano de e-commerce, anos de histórico de dados do comportamento dos consumidores online e os resultados de pesquisa de influência digital na decisão de compra nas lojas físicas gerou uma mudança na estratégia de comunicação das marcas de luxo e, mais ainda, na própria estrutura dos seus departamentos de marketing internos.

Hoje o objetivo destas marcas é estar presente 100% do tempo no dia a dia do seu consumidor, seja través de um post de Cupcake ou através de um alerta de geoposicionamento de produto dentro de uma loja de departamento.

Partir da velha máxima “quem é visto, é lembrado” na esperança que, quando chegar o momento de compra, a sua marca será a marca escolhida. Eu diria que a nova regra do jogo é encantar sempre! A todo momento e em todos os lugares.

O que o futuro próximo irá dizer é até que ponto nós consumidores e apreciadores do luxo nos sentimos confortáveis com a companhia destas marcas na rotina do nosso dia a dia.

Muito obrigado a todos que acompanharam o Luxury Interactive 2014!

Veja mais:
Congresso Luxury Interactive: dia 1
Congresso Luxury Interactive: dia 2