Para sujar as mãos - Fotos: reprodução

Para sujar as mãos – Fotos: reprodução

Por Alexandra Forbes
Que o Rio é a capital brasileira do boteco já se sabe. O Bracarense e o Jobi, no Leblon, perenemente cheios, são os mais famosos entre milhares que lotam no pós-praia e no happy hour. Além das bebidas, capricham nos bons bolinhos, pastéis e no caldinho de feijão. Mas a cidade tem também lugares menos óbvios, que são meio boteco, meio restaurante, e para os quais deveria existir uma categoria à parte: a dos pés-sujos.
Um bom pé-sujo – e os campeões não passam de cinco – tem a simplicidade de um boteco, mas uma cozinha caprichada que faria inveja a muito restaurante sofisticado. Dois deles ficam na Tijuca:o Bar do Momo e o Bar da Gema. o primeiro só tem mesas na calçada, porque, no minissalão, só cabe gente de pé. Nem dá para acreditar que de sua di- minuta cozinha saiam tantos pratos: chegam a servir jantar para multidões! Já o Gema, cuja cozinha está em um pata- mar mais alto, consegue receber com um pouco mais de conforto – mas, ainda assim, é bem modesto.
Os dois, que só eram frequentados pela galera do bairro, estão na moda, atraindo gente que gosta de comer vinda não só da zona sul, mas também de outras cidades.a “culpa” é, em boa parte, das mídias sociais e do cliente mais fanático de ambos: o sambista tijucano bom de garfo Gabriel da Muda. eu fui ao Momo com ele, assim como mui- tos comilões que ficaram conhecidos no instagram: @fabmoon, @ivanmarchetti, @joãogferraz, @fernandoecintia etc. coletivamente, seus posts – e os elogios entusiasmados de Da Muda – criaram tamanho buzz que o Momo e o Gema entraram para o circuito gastronômico.
Para os dois últimos,o Bar da Gema ganha de longe.“polenta crocante com rabada sensacional,frituras muito boas e comida excepcional”, diz o paulistano João Ferraz, historiador e cozinheiro de fim de semana.“adoramos, só não vamos mais pela distância de casa”, dizem Fernando e Cíntia Martins, dois dos gourmets mais reconhecidos do Rio.
Leia a matéria na íntegra na Bazaar de outubro.