Foto: visuals/Unsplash

Se unir, mesmo à distância, é a melhor ação para superarmos, juntos, as crises causadas pelo coronavírus. Pensando nisso, marcas anunciam projetos em que doam dinheiro, material e mão de obra para a fabricação de itens essenciais para profissionais da saúde, comunidades afetadas e pequenos negócios.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Em meio a notícias que podem gerar ansiedade e preocupação, é sempre bom lembrar que existem movimentos para enfrentarmos isso juntos. Por isso, a Bazaar separa os últimos anúncios de marcas como Armani, Natura e Kopenhagen. Veja abaixo:

Vivara

A Vivara irá distribuir, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, 10 mil kits de higiene pessoal para comunidades brasileiras como ferramenta para evitar a disseminação do Covid-19 em regiões de vulnerabilidade social. O kit oferecido pelas instituições terá álcool em gel, sabonete antibacteriano, máscara, além de um folheto com todas as dicas e protocolos de segurança recomendados pela OMS e pelo Ministério da Saúde.

Os pacotes serão distribuídos em unidades de saúde, centro de acolhida de idosos e a população em situação de rua, principalmente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – locais onde há o maior número de casos confirmados.

Vivara + Gisele

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 no País, a Vivara anuncia a doação de R$ 1 milhão para o fundo Luz Alliance, criado por Gisele Bündchen em parceria com a BrazilFoundation. Os projetos beneficiados pelo fundo fazem ações de distribuição de cestas básicas, kits de higiene e refeições para comunidade vulneráveis.

Osklen

A Osklen firmou uma parceria com o Instituto Alpargatas e iniciou a produção de máscaras de proteção em TNT e jalecos não hospitalares confeccionados com tecidos 100% algodão. A produção destes itens já foi iniciada na fábrica da Osklen em Bonsucesso no Rio de Janeiro, que foi totalmente adaptada e remodelada para seguir as recomendações de higiene e distanciamento social orientadas pelos órgãos de saúde.

Kopenhagen

O isolamento social é a maior arma contra o coronavírus, mas, infelizmente, prejudicou outro setor da saúde: os bancos de sangue, já que a incidência de doadores diminuiu drasticamente. Por isso, a Kopenhagen lançou a campanha #AdoceAVidaDeAlguém, em que irá agradecer as pessoas dispostas a doarem sangue presenteando-as com ovos de Páscoa.

Além da entrega de dois mil ovos de chocolate para quem fizer doação no Banco Paulista de Sangue, em São Paulo, a marca irá presentear médicos e enfermeiros do Incor, um dos hospitais de referência contra o Covid-10, e do Einstein M’Boi Mirim com mais de 7 mil ovos variados.

Ralph Lauren

A Ralph Lauren anunciou que irá produzir 250 mil máscaras e 25 mil uniformes de isolamento em suas fábricas nos Estados Unidos. Além disso, a Ralph Lauren Corporate Foundation fará uma doação de U$ 10 milhões, que serão divididos entre iniciativas que apoiam famílias passando por problemas financeiros e contribuirá com a OMS.

Natura

Desde terça-feira (24.03), a Natura & Co América Latina anunciou que seus colaboradores se dedicarão, gradativamente, a produzir apenas itens essenciais de higiene pessoal, além de álcool em gel e líquido, cruciais para frear a propagação da COVID-19. A marca ainda anunciou planos de estabilidade do seu time por 60 dias, além de medidas internas para evitar a contaminação.

Armani

O Grupo Armani anunciou que todas suas fábricas italianas mudaram suas produções para a fabricação de uniformes para profissionais de saúde, para serem usados na proteção individual de médicos e enfermeiros engajados na luta contra o coronavírus. A medida segue uma doação inicial de € 2 milhões (mais de R$ 11 milhões) a hospitais italianos.

Fillity

Pensando em promover um auxílio especial a quem mais precisa, a Fillity se uniu com seus fornecedores para produzir máscaras de tecido, que serão doadas em São Paulo. A marca irá produzir nos próximos dias cerca de 10mil unidades, que serão entregues em comunidades carentes do estado. “Esta doação reforça o nosso pensamento de que a união e a colaboração se tornam uma grande arma para combater um perigo que todos temos em comum. É momento para todos se unirem e ajudarem a quem mais precisa”, completa Paulo Dabbur, diretor de marketing da Fillity.

Inoar Cosméticos

A Inoar Cosméticos doou seu novo álcool em gel 70% para a ONG Sementes do Amanhã, uma entidade que auxilia 150 crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade no município de Taboão da Serra (SP), onde está localizada a sede da companhia.

Avon

A Avon criou um fundo emergencial destinado a prestar apoio médico, social e psicológico a revendedoras e consultoras de todo o Brasil afetadas direta ou indiretamente pela pandemia de Covid-19. o Instituto Avon direcionará cerca de R$ 1,7 milhão para cuidar das revendedoras que enfrentam dificuldades de saúde, sociais e psicológicas, por meio do prestador de serviço Carelink.

Grupo Calzedonia

Neste mesmo caminho, o grupo Calzedonia, holding italiana detentora de marcas no Brasil como Intimissimi e Calzedonia, adaptou algumas de suas fábricas para a produção de 10 mil máscara e aventais médicos por dia, para serem doados aos serviços de saúde italianos. Este número é uma quantidade inicial, sendo previsto o aumento ao longo das próximas semanas. As entregas das máscaras já começaram e o hospital de Verona – cidade onde se encontra a sede do Grupo Calzedonia – foi o primeiro a receber. A Itália é um dos países mais afetados pelo coronavírus.

Grupo Paquetá The Shoe Company

Para atender às necessidades mais urgentes no combate ao coronavírus, o grupo lança mais uma etapa do seu movimento Moda Necessária. A cada compra realizada no e-commerce das marcas do Grupo (Capodarte, Dumond e Ortopé), será feita a doação de um par de calçado para instituições que atendem profissionais da saúde, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social. As instituições beneficiadas pela doação serão a Santa Casa de Misericórdia, Asilo Padre Cacique, ONG Sol Maior e Lar Padilha, no Rio Grande do Sul, estado onde a companhia possui operações industriais no país.

Avec, Wella e Gama

Os profissionais que atuam no mercado da beleza estão entre os que mais sofrem com esta crise, já que não podem realizar atendimentos a domicílio e estão com estabelecimentos fechados. Pensando nisso, a Avec se uniu à Wella e à Gama para criar um movimento chamado “Apoie um Salão”, em que você pode ajudar um profissional comprando uma assinatura de serviços, que te dá um bônus de até 50% todo mês. Mais informações no site da campanha.

Ermenegildo Zegna

A família Ermenegildo Zegma, junto com o grupo que detém a marca, prometeram doar € 3 milhões (mais de R$ 17 milhões) para a Proteção Civil, na Itália. Essa doação irá apoiar enfermeiras, médicos, cientistas e voluntários pelo país. Além disso, o grupo Zegna irá converter parte de suas fábricas na Itália e na Suíça para produção de máscaras e uniformes para os profissionais de saúde.

Vila Romana

Usando seu estoque de tecidos, a Vila Romana irá produzir 20 mil máscaras para uso domiciliar que serão distribuídas em comunidades carentes de vários estados do País.

Estilé

A cada bolsa Estilé vendida, R$100 será revertido para o Fundo Emergencial de Saúde do Coronavírus, que contempla instituições como Fundação Faculdade de Medicina, Comunitas, Fundação Oswaldo Cruz, Irmandade de Santa Casa da Misericórdia de São Paulo e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Soleah + Carrano

A Soleah e a Carrano se uniram em uma iniciativa solidária para ajudar a quem mais precisa. A ação acontece a partir de um sorteio. Para participar, os clientes terão que fazer uma doação para uma das intuições carentes selecionadas pelas marcas. Com doações a partir de R$30, que será revertida diretamente para a ONG escolhida pelo participante da ação. Os produtos escolhidos para o sorteio foram peças statement de cada label: a clássica Mini Paseo da coleção Espanha, da Soleah, com a Mule de salto alto da Carrano. Você pode participar até o dia 20 de maio, e o sorteio acontecerá no dia 22 do mesmo mês. Para participar, acesse o link oficial.

Scarf Me

A marca de lenços e acessórios criou uma ação para auxiliar famílias carentes em que a cada compra – tanto no site da marca, quanto por WhatsApp – feita durante o período de combate ao coronavírus, uma cesta básica será doada para os participantes do Projeto Espaço Vida Quadrangular.

Mary Kay

A Mary Kay Inc. anunciou que a empresa dedicará parte de sua cadeia de suprimentos e instalações da Fábrica Global, localizada no Texas, para produção de álcool em gel, extremamente necessário neste momento. Os primeiros lotes produzidos serão doados para aqueles que estão nas linhas de frente, em clínicas e hospitais, que lutam contra a pandemia do COVID-19.

No Brasil, no momento em que estamos vivendo, em que estão faltando testes para detecção do COVID-19, a Mary Kay tomou a decisão de usar parte da verba do Instituto Mary Kay para fazer uma grande doação para a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz. O ato permitirá a fabricação de cerca de 5.000 testes modernos, com resultados rápidos, do COVID-19, que serão distribuídos por hospitais públicos em todo o Brasil.

Lemon Basics

A Lemon Basics se uniu ao projeto “A Moda Precisa Continuar Pulsando”, ação social que tem como objetivo ajudar profissionais da moda de fábricas de pequeno porte afetados pelo Covid-19 e o isolamento social. Este projeto, encabeçado por Bebel Schmidt e Marta Meireles, pretende girar a economia de algumas fábricas, promovendo um movimento financeiro e auxílio aos profissionais das frentes de produção, entre elas costureiras, modelistas, bordadeiras e acabadeiras. A partir das vendas de camisetas da Lemon Basics, ilustradas pela artista plástica Mônica Ruf, que reverterá 100% da verba para a cadeira produtiva da produção.

Philosophy

Já a marca Philosophy di Lorenzo Serafini irá doar 15% da vendas de seu e-commerce para duas instituições: Local Health Authority of Romagna e Humanitas Clinical Institute of Milan.

Dior

A Dior reabriu seus ateliês Baby Dior em Redon (Bretanha, França), que desde hoje de manhã está confeccionando máscaras protetoras, com uma equipe que voluntariamente se prontificou a colaborar com essa importante missão. A Dior tenta de forma ativa ajudar e proteger os profissionais que estão, diariamente, na linha de frente para cuidar de todos nós. Nossos sinceros agradecimentos a estas preciosas ‘petites mains’ que, em uma demonstração de coragem e solidariedade, estão trabalhando de forma incansável para produzir a maior quantidade de máscaras possível.

Mixed

A Mixed lança uma iniciativa especial ao combate do COVID-19. A marca realiza uma venda especial de camisetas em seu e-commerce, em que 100% da renda será destinada em benefício do Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil. O fundo é formado pelo Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social, o Movimento Bem Maior e BSocial, visando arrecadar doações que serão destinadas às instituições do sistema de saúde do país. Em um momento delicado, em que a fé e o olhar ao próximo se fazem indispensáveis, as camisetas da Mixed recebem a estampa da Nossa Senhora Desatadora de Nós – responsável por libertar seus fiéis de questões difíceis. A edição limitada das camisetas é composta por 50 itens, com valor de R$ 237 cada.

Grupo Inbrands

Diante das necessidades das comunidades e buscando amenizar as propagações relacionadas ao COVID-19 no Brasil, as marcas do Grupo Inbrands – ELLUS, Richards, VR, Bobstore, Salinas, Ellus Second Floor e Tommy Hilfiger – se unem ao Instituto Alicerce, ONG que leva educação e empregabilidade às periferias brasileiras, para apoiar a causa social. Desde sábado (28.03), todas as compras realizadas nos e-commerces das marcas, terão 10% do valor revertido em doação para a compra de kits de higiene e alimentação para famílias de baixa renda.

#ArtChallengeCestou

O movimento colaborativo #ArtChallengeCestou reúne mais de 300 artistas plásticos que destinam à ONG Gerando Falcões doações que variam de 50% a 100% do valor de suas obras vendidas. O recurso arrecadado é direcionado ao projeto de doação digital de cestas básicas a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Em menos de 15 dias, a verba repassada à ONG resultou na doação de 3 mil cestas básicas para mais de 15 mil pessoas. Graziella Pinto, idealizadora do movimento, desenvolve seu trabalho artístico e pessoal em meio a projetos e ações sociais, e criou um perfil no Instagram para a causa – @artchallengecestou. Até o momento, foram vendidas 40 obras, totalizando mais de R$ 150 mil em doação, de artistas plásticos como Sandra Cinto, Albano Afonso, Márcia de Moraes, Adriana Aranha, Rodrigo Sasi, Estela Sakol, Flávia Junqueira, entre outros.

L’Oréal Brasil

Já estão sendo produzidas 170 toneladas de álcool gel na fábrica da L’Oréal Brasil, em São Paulo, para doar a hospitais públicos e comunidades do Rio e SP. A distribuição do álcool gel será realizada por meio de uma parceria entre a L’Oréal Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que mobilizou as Secretarias de Saúde dos estados mais afetados pelo COVID-19 – Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Distrito Federal. Já os produtos de cuidado pessoal serão enviados diretamente para os Serviços de Dermatologia dos hospitais mais afetados para que façam a distribuição aos profissionais de saúde.

100% Eventos

Na falta de eventos por conta do isolamento social, a 100% eventos, empresa de aluguel de móveis e cenografia, liderada por Paola de Picciotto e Flávia de Picciotto Terpins, distribui solidariedade. A empresa disponibilizou parte da frota de caminhões para fazer entregas solidárias, conectando escolas e estabelecimentos que possuem doações, mas não tem estrutura para transportá-los. A primeira doação, iniciativa do Colégio St. Pauls junto a empresa Sodexo do Brasil, levou mais de meia tonelada de alimentos que seriam utilizados pela cantina do colégio – agora fechado por conta do coronavírus – para o TUCCA – Associação de apoio a crianças com câncer.

Four Seasons

A rede de hotéis Four Seasons firmou parceria com Johns Hopkins Medicine International para validar a implementação do seu novo programa de saúde e segurança, Lead With Care, em resposta à evolução da COVID-19. Baseado nos princípios de confiança e alto padrão em serviços, o programa terá orientação contínua dos especialistas do Johns Hopkins Medicine. Veja abaixo mais informações sobre o programa de aprimoramento de saúde e segurança.

Sisley

Até o fim da semana, 100 mil máscaras serão doadas pela Sisley para a população na França e mais unidades serão produzidas para serem distribuídas em hospitais. Além disso, 500 camisolas e mais de 10 mil produtos de higiene também serão entregues aos médicos.

Grupo Dass

O Grupo Dass sourcing para marcas esportivas como Fila e Umbro na América Latina) une forças na prevenção do novo Coronavírus no Brasil. A ação promove e faz uma homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente ao combate da pandemia. Foram produzidos e doados materiais essenciais para hospitais e postos de saúde pelo país. São mais de 50 mil máscaras, 2 mil toucas e botas protetoras, 750 jalecos e 40 macacões impermeáveis confeccionados e destinados ao centro de recebimento e distribuição de Pinhalzinho, em Santa Catarina. De lá, serão enviados aos municípios da região, mais de 25 cidades próximas receberão doações. Outra parte da produção foi fabricada em Venâncio Aires e distribuída pelas cidades de Ivoti, Sapiranga, Lindolfo Collor e Campo Bom, todas no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul.

Michael Kors

Em Nova York, a marca Michael Kors doará US $ 1 milhão para apoiar os esforços de assistência local. Além disso, o fundador Michael Kors e John Idol farão contribuições pessoais de US $ 1 milhão adicional para esses esforços. A doação combinada de US $ 2 milhões será distribuída pelas seguintes organizações para apoiar os esforços de assistência na cidade de Nova York. Dois dos maiores sistemas hospitalares da cidade de Nova York, a NYU Langone Health e o New York-Presbyterian Hospital, receberão US $ 750.000 para apoiar atendimento de emergência aos pacientes, assistência financeira à equipe médica da linha de frente e pesquisas clínicas e de diagnóstico relacionadas. Já o God’s Love We Deliver, ong destinada ao cuidade de pessoas em situação de rua receberá US $ 250.000 para financiar as refeições a serem entregues às pessoas mais vulneráveis da cidade que vivem com doenças graves – pessoas que estão especialmente em risco durante esse período. A organização é parceira filantrópica de longa data e beneficiária do apoio de Michael Kors. E uma ajuda de US $ 250.000 será utilizada para fornecer alívio financeiro para pequenas empresas na comunidade da moda afetada pela pandemia.

Ofner

A Ofner escolheu seu produto mais icônico para levar carinho e conforto aos profissionais que estão trabalhando na linha de frente de combate ao Covid-19. Durante o período de quarentena, a Ofner vai doar a mesma quantidade de coxinhas vendidas no Delivery. As doações serão feitas a organizações e iniciativas regulamentadas ligadas à saúde, segurança pública e limpeza. “Estamos fazendo nossa parte da maneira que melhor sabemos levando felicidade e carinho para aqueles que estão expostos a situações de fragilidade decorrentes deste momento”, conta Mario Martins da Costa Jr., diretor comercial.

Lupo

A marca mobilizou colaboradores que estavam em reclusão em suas casas (seguindo as normas do Ministério da Saúde), para a produção de máscaras de primeiro atendimento, destinadas à Santa Casa de Araraquara, no interior de São Paulo. As máscaras serão designadas para a proteção pessoal de profissionais da Santa Casa.

Zussen

A Zussen confeccionou 500 maiôs do bem, com os quais a marca arrecada verbas para cestas básicas para campanha em prol do combate a fome em Paraisópolis, em São Paulo, em parceria com a G10 Favelas.

Oriba

A Oriba está à frente de um projeto que visa auxiliar os moradores de comunidades periféricas na prevenção ao novo Coronavírus. A marca de moda masculina irá doar máscaras de proteção para a comunidade de Paraisópolis, segunda maior favela da cidade de São Paulo. Feitos com TNT hospitalar certificado pela Anvisa em relação ao percentual de filtragem bacteriológica, os itens serão fabricados por costureiras de uma confecção parceira, que irão se revezar entre turnos em casa e na fábrica, seguindo todos os critérios de segurança, higiene e distanciamento. A ação ajudará a manter a unidade ativa, remunerada e protegida no momento em que o mercado têxtil está parado. Serão doadas inicialmente 10 mil unidades pela label e os clientes também poderão contribuir pelo site da Oriba para este número aumentar.

Tiffany

A Fundação Tiffany & Co. anuncia de US$ 1 milhão para apoiar com causas relacionadas ao combate ao COVID-19. A Fundação está alocando urgentemente US$ 750 mil ao Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 para a Organização Mundial de Saúde, alimentado pela Fundação das Nações Unidas; e US$ 250 mil ao Fundo de Resposta e Impacto do New York Community Trust NYC COVID-19. A Tiffany & Co. também se orgulha de associar doações de funcionários a qualquer organização sem fins lucrativos qualificada que apoie o combate à pandemia.

Four Seasons

O Four Seasons Hotel New York, projetado por IM Pei, e com vistas cobiçadas para o Central Park, é um clássico da cidade e tem recebido personalidades ilustres desde 1993. Agora, o hotel começa a receber hóspedes de extrema importância: profissionais da saúde que estão trabalhando diariamente no combate à covid-19. O hotel foi transformado em três dias para receber, sem custo, médicos, enfermeiros e socorristas. Diante da enorme demanda, o hotel firmou parcerias com hospitais e associações médicas selecionadas para gerenciar o processo de reservas diretamente com as equipes que estão na linha de frente da batalha em Nova York, que se tornou o epicentro global da pandemia.

MyBasic e HJ Têxtil

Com propósito de ajudar pessoas saudáveis e vulneráveis durante a pandemia da Covid-19, as empresas MyBasic e HJ Têxtil que já são parceiras há anos, se uniram para confeccionar e doar máscaras de tecido 100% algodão. A ação é uma iniciativa das duas empresas: a MyBasic marca de vestuário feminino com práticas sustentáveis e HJ Têxtil confecção e tecelagem com valores e princípios semelhantes. Juntas as empresas se uniram para produção, divulgação, logística e distribuição. O resultado veio rápido, gerando uma corrente social, fazendo com que a empresa fosse procurada por diversas pessoas querendo ajudar, inclusive, costureiras querendo apoiar voluntariamente na confecção das máscaras.

Salon Line

A Salon Line, empresa brasileira de cosméticos, produz álcool em gel e faz parceria com algumas empresas que estão prestando serviços necessários para a população, como os motoboys parceiros da Rappi e os prestadores de serviços da franquia Maria Brasileira, que receberam doações do produto, assim como os coletores de lixo das cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba e Jandira.

Gabriela Susanna

A joalheria se posiciona como um exemplo de responsabilidade social, compreendendo o seu potencial de transformação na sociedade e contribuindo mensalmente com diferentes causas – algumas fixas, como as Instituições ABCD Nossa Casa, Conservação Internacional Brasil  e Fazendo História. Além de algumas ações de acordo com as eventuais necessidades nacionais e internacionais, como as doações ao Hospital das Clínicas, perante a situação instaurada pela Covid-19.

Cléo Aidar

A marca Cléo Aidar, que que tem confecção própria localizada em São Paulo, está aproveitando de sua estrutura para produzir máscaras. A doação será feita para colaboradores, funcionários e suas famílias, clientes, amigos da marca e também para o Hospital das Clínicas. As máscaras são feitas em tecido duplo de cambraia de algodão para facilitar a respiração e a lavagem.

ADCOS

A ADCOS adaptou seu polo indústrial para produzir uma fórmula específica para hidratação da face e mãos. O produto será doado em hospitais para uso diário com o objetivo de proteger e reverter as lesões causadas, pois contém ativos que formam uma barreira para proteção e hidratação, além de acalmar e estimular a regeneração da pele. O Hospital Pediátrico da USP, a Santa Casa de São Paulo, o Hospital UNIFESP e o Hospital Delphina de Aziz são alguns dos pontos que já estão recebendo o produto.

Paula Ferber

A designer de sapatos desenvolve a máscara “Villa” – feita em lycra dublada, a partir de sobras de material reutilizado do estoque da marca – o mesmo material dos sapatos da Linha “Villa”. A cada compra realizada na loja online ou delivery, uma máscara será enviada junto com o produto adquirido, e serão produzidas e doadas mais dez máscaras em TNT para o Hospital das Clínicas em nome da cliente.

Baruel e Sabrina Sato

A Baruel e Sabrina Sato fizeram uma parceria de ação social para doar 50mil unidades de produtos de higiene em São Paulo. As doações serão realizadas em três instituições e comunidades carentes do estado de São Paulo: Tucca (que trata crianças e adolescentes com câncer), Santa Casa de Penápolis e Paraisópolis.

Ara Vartanian

O joalheiro selecionou três joias best sellers que terão 100% do lucro revertido para a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras.

Demetra e ASID

A ASID Brasil mapeou 906 famílias de pessoas com deficiência em situação de extrema vulnerabilidade que precisam de ajuda durante a crise gerada pelo Covid-19 – principalmente com alimentação, produtos de higiene e remédios. A campanha da Demetra irá beneficiar 11 estados brasileiros na compra e entrega de cestas básicas, kits de higiene pessoal e auxílio para medicamentos. Os interessados podem doar direto no site da ASID Brasil, além da doação da 1% de cada joia vendida pela marca.

Paula Raia

A campanha Acervo Para o Bem abre as portas do acervo Paula Raia com 12 vestidos exclusivos de desfile e campanha para venda. Durante um mês, as peças estarão disponíveis na loja on-line como forma de arrecadação para as instituições Teto Brasil, Pimp My Carroça e Amor Horizontal. Os preço das peças serão R$ 10 mil e 100% da renda arrecadada será dividida e doada para as iniciativas citada.

Razzo Jeans

A Razzo Jeans recebeu tecidos doados e confeccionou mais de mil máscaras cirúrgicas em sua fábrica. E o Sinvesd – Sindicato das Indústrias de Vestuário de Divinópolis – distribuiu para creches e hospitais de Minas Gerais.

Grupo Fátima Scofield

O Grupo Fátima Scofield, junto ao movimento cidadão Um Milhão de Máscaras (@ummilhaodemascaras), que agrupa voluntários, empresas, costureiras e profissionais da moda, produziu mil máscaras para doar aos hospitais e clínicas de Minas Gerais.

Skazi

A marca mineira Skazi, em parceria com a Secretaria de Saúde de Itajaí (SC), disponibilizou seu parque fabril e doou matéria prima para confeccionar 100 mil máscaras, que serão distribuídas para instituições e comunidades mais carentes das cidades  emque a AMC possui suas fábricas.

Lethicia Bronstein

Lethicia Bronstein, em parceira com as marcas Mos e Schimdt Brand, uniram forças  e mobilizaram suas equipes para produção de dez mil máscaras de proteção. A doação está sendo feita para rede de saúde pública e comunidades carentes de São Paulo e Florianópolis.

Loft 747

A marca paulista de moda Loft 747 está fabricando máscaras e aventais descartáveis para os hospitais de campanha no estado de São Paulo. Serão mais de 200 mil unidades de cada.

By Nv

Para ajudar ainda mais a sociedade neste momento, a By NV, doou tecidos para a produção de mais de 400 máscaras. Além de sorteio com verba revertida para o projeto Comunitas.

Dra. Cherie

Dra. Cherie doa 1.000 toucas em seu site para homenagear profissionais da saúde.

Monica Rosenzweig

A carioca designer de acessórios Monica Rosenzweig, que mora em Portugal há 2 anos, usa tecidos que tinha em seu acervo para fazer máscaras cheias de estilo em terras portuguesas. Ela doa para quem precisa, mas também está vendendo com um objetivo nobre. A ideia é usar 100% da renda obtida para doar para projetos sociais do Brasil e Portugal durante a Pandemia. Além disso, ela está compartilhando o molde e as informações para quem quer criar máscaras em qualquer lugar do mundo.

Fillity

A Fillity arma uma ação social em que reverterá parte do lucro de suas vendas para ONG que atua na capital paulista. A arrecadação será transformada em kits básicos que serão destinados às pessoas em situação de rua no centro da cidade. A partir do manifesto “Compre&Doe”, entre os dias 20 e 27, um kit será produzido a partir de cada venda feita acima de R$400 no e-commerce da marca, que será doado em nome da cliente que realizar a compra para a ONG Anjos da Noite.

Riachuelo

Buscando contribuir com o cenário atual de pandemia, a Riachuelo está doando 245 mil peças de roupas (produtos em estoque) para profissionais na linha frente no combate ao novo coronavírus no Dia das Mães. A doação é uma forma de reconhecimento e gratidão da varejista e da população aos que estão no enfrentamento da Covid-19.

Joccali

A Joccali, marca de jóias das amigas Anke Mader e Monika Detemple, entra na luta contra a Covid-19 com ação filantrópica. Compras a partir de R$150 terão 15% do valor revertido para auxílio a idosos do Asilo São Vicente de Paulo em Extrema, Minas Gerais. A assistência se dirige ao fornecimento de cestas básicas, máscaras e álcool em gel para a instituição, diminuindo a carência destes materiais importantes para a saúde deste grupo de risco.

L’Occitane

O Grupo L’Occitane anuncia a doação de 22 mil cremes hidratantes para as mãos aos profissionais de saúde de hospitais em São Paulo e unidades filantrópicas relacionadas. As instituições que farão parte da ação são: o grupo BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, que é um dos maiores e mais avançados complexos hospitalares privados da América Latina, o qual possui cerca de 23 unidades filantrópicas no país, o HSPE – Hospital do Servidor Público Estadual, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Grupo Einstein, este composto pelos hospitais MBoi Mirim, Vila Santa Catarina e pelo novo Hospital de Campanha no Pacaembu.

Hugo Boss

No Brasil, a Hugo Boss firmou sua participação na campanha “Corona no paredão, fome não”, uma iniciativa da Gerando Falcões, que tem o propósito de oferecer assistência a famílias em situação de risco em favelas e periferias de várias partes do Brasil. A Gerando Falcões está trabalhando como ponte, através de uma rede com ONGs conveniadas, enviando cestas básicas digitais para distribuição às famílias mais vulneráveis. Para diminuir o risco de contágio e conseguir escalar essa iniciativa mais rapidamente, cartões estão sendo entregues para que possam ser usados como vale-alimentação e refeição para as pessoas montarem as suas cestas de necessidades básicas.

Keune Haircosmetics

Pensando em ajudar os profissionais cabelereiros parceiros KCS Club (“Keune Color Signature Club” – salões e estúdios participantes do programa de fidelidade da marca) e a minimizar os impactos econômicos após o fim do isolamento social, a Keune Haircosmetics, criou a plataforma “Support Your Salon”. Por meio do site, o consumidor pode comprar 03 opções de vouchers que serão abatidos do valor final de produtos adquiridos ou serviços prestados por salões de beleza cadastrados quando retomarem as atividades, podendo ser utilizados até dezembro de 2020. A ação faz parte do movimento #EuAjudoMeuSalao que a Keune Haircosmetics criou para apoiar os profissionais cabeleireiros na luta contra a Covid-19.

Casacor

A Casacor, em parceria com a By Kamy, entende que somente a solidariedade e a ajuda aos mais necessitados podem conter a crise causada pela pandemia do coronavírus. Para isso, foi criado o projeto Casacor Solidária, que coleta doações na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1350 (antigo Z Deli), funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Grupo Hope

Diante do aumento do número de casos de COVID-19 no país, o Grupo Hope anuncia a produção de 40 mil máscaras de tecido para doação. Sendo 10 mil para a população carente do município de Maranguape, onde está localizada a sua fábrica, e 20 mil para o Estado do Ceará, um do mais afetados pelo vírus. Sempre preocupada com a saúde da sua equipe, a empresa está disponibilizando, também, 10 mil máscaras para todos os seus colaboradores, do escritório e fábrica.

Cia. Hering

Em reforço às ações solidárias tão imprescindíveis no combate à COVID-19, a Cia. Hering direcionou parte de sua produção – que opera de acordo com todos os padrões de higiene e distanciamento social recomendados pelos órgãos de saúde -, para confeccionar 300 mil máscaras de tecido e doá-las à população em vulnerabilidade social de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), estado onde a companhia possui unidades produtivas e centro de distribuição.

Manolita

A Manolita fecha parceria com a ONG Gerando Falcões para auxiliar no combate ao coronavírus. A cada venda do novo modelo Oxford Teresa, R$100,00 serão destinados à instituição que promove projetos de educação para comunidades carentes.

Isaro Brand + HouseWork

A Isaro Brand e a HouseWork se juntam para dar início a campanha #MaisAmor. Com o objetivo de incentivar o amor ao próximo em tempos de pandemia, as empresas irão vender combos de um camiseta e duas máscaras bordadas. Uma das máscaras vai para o cliente e a outra diretamente para um profissional de saúde. “As máscaras são de algodão e podem ser lavadas quantas vezes for necessário, como é aconselhado”, explica Bel Rott, idealizadora e estilista da Isaro Brand. O valor arrecadado será 100% revertido para a compra de máscaras, que serão doadas nos principais pontos de necessidade. Os combos #MaisAmor, no valor de R$ 65 e são vendidos pelo whatsapp da marca – (11) 93430-7295.

Youcom

A Youcom, por meio do Instituto Lojas Renner S.A, anuncia doação de 3,5 toneladas de alimentos e itens de higiene e limpeza para a Casa Nem do Rio de Janeiro e a Casa 1 de São Paulo. As duas Instituições apoiam o público LGBTIA+s em situação de vulnerabilidade social que sofrem com as consequências da pandemia.

Brumani

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil, a joalheria Brumani anuncia doação para a ONG Gerando Falcões. São 50 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social assistidas pela instituição e que estão sofrendo com as consequências provocadas pela doença. Além das cestas básicas, durante todo o mês de maio, a Brumani irá reverter 10% das vendas para a mesma instituição.

Pousada Literária em Paraty, Fazenda Bananal em Paraty e Pousada Tutabel em Trancoso

As três pousadas doaram lençóis para confecção de máscaras por costureiras voluntárias da comunidade em Trancoso e Paraty, além de alimentos secos e itens da Fazenda Orgânica de Bananal e da RPPN Rio do Brasil em Trancoso e Paraty. Também financiaram respirador para o hospital municipal em Paraty.

Liv Up

A Liv Up, Startup de alimentação saudável iniciou nesta semana uma operação em parceria com diversas iniciativas e ONGs para doar pelo menos uma tonelada de frutas, legumes e verduras orgânicas por semana, que servirão tanto como matéria prima para as refeições fornecidas pelas instituições para as comunidades carentes como doadas in natura a milhares de pessoas em situação vulnerável na cidade de São Paulo. As ONGs Casa do Zezinho, a Cáritas Barueri, Gastromotiva e Pertim estão na lista de iniciativas beneficiadas.

Brinde do Bem

O grupo Heineken e o Campari Group se uniram no projeto Brinde do Bem, que visa apoiar bares que estão com as portas fechadas durante a pandemia. São mais de seis mil estabelecimentos cadastrados na plataforma que oferece vouchers para consumidores doarem a seus bares preferidos – o valor será transformado em consumação assim que retomarem suas atividades normais, com limite de uso até 31 de dezembro de 2020.

MAC Cosmetics

A MAC Cosmetics anuncia que seu tradicional programa Viva Glam – que apoia organizações e programas que fornecem necessidades e serviços essenciais – está dedicando US$10 milhões a 250 organizações, que estão na linha de frente, ajudando pessoas em maior risco durante a pandemia da COVID-19, em todo o mundo. Em complemento à doação inicial, a MAC Cosmetics Brasil está doando R$ 1 milhão a três organizações brasileiras que também estão dando suporte a pessoas afetadas pelo vírus.

The Beverly Hills Hotel e Hotel Bel-Air

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, o The Beverly Hills Hotel e Hotel Bel-Air já doaram milhares de refeições para as seguintes organizações e comunidades: Socorristas e pessoal médico em Los Angeles e Beverly Hills, Children’s Hospital de Los Angeles, profissionais da indústria da hospitalidade que tenham sido demitidos ou com salários reduzidos, St. John’s Hospital em Santa Monica, Centro Médico UCLA Ronald Reagan, Veteranos sem-teto através do Veteran Affairs em Los Angeles e doaram milhares de dólares em produtos não perecíveis à Hollywood Food Coalition.

Hotel Principe di Savoia

Os funcionários do Hotel Principe di Savoia, localizado em Milão, se ofereceram para fazer compras para pessoas carentes, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde graves que não podem sair de casa. E a grande maioria dos funcionários do hotel prometeu uma parte de seu salário para ajudar o hospital Policlinico Ca ‘Granda em Milão. O chef Alessandro Buffolino também se comprometeu a ser voluntário na cozinha da Cruz Vermelha para ajudar a preparar refeições para trabalhadores essenciais da Itália. O hotel também está apoiando uma escola local para crianças com deficiência, La Nostra Comunità, com uma série de vídeos projetados para manter as crianças motivadas e inspiradas. Além disso, o hotel doou alimentos e suprimentos necessários para instituições de caridade destinadas aos desabrigados na Itália, incluindo a Caritas Ambrosiana Milano.

Hotel Eden

O centenário Hotel Eden, sediado em Roma, está ajudando sete famílias necessitadas, oferecendo-lhes cestas básicas personalizadas e produtos essenciais. Voluntários da equipe do hotel vão toda quarta-feira entregar as compras de supermercado a essas famílias carentes com a ajuda da Parrocchia de Santa Lúcia (no momento, fornecerão este apoio pelos próximos três meses). Os funcionários do hotel também doaram espontaneamente 3.307 euros de seus salários à Cruz Vermelha Italiana e no dia 4 de Maio um centro temporário de doação de sangue foi organizado para que a equipe doasse sangue a favor da Cruz Vermelha Italiana.

Grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer

O icônico Hôtel de Paris Monte-Carlo, está contribuindo com a entrega de comida e produtos de higiene pessoal, como xampus e sabonetes, à associação Anges Gardien de Monaco.

O grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer, também tem feito inúmeras doações ao Monaco Hospital, incluindo caixas de chocolate da marca Alain Ducasse e panetones entregues para as pessoas doentes, funcionários e também para alguns residentes mais idosos na casa de repouso. Também fez uma arrecadação em dinheiro que resultou em 1.700 bolsas com bolo, flores e outros itens especiais que foram entregues ao Monaco Hospital.