Busca Home Bazaar Brasil

Crianças e signos: conheça o jeito de ser e como orientá-las

Conhecer a personalidade e as características dos pequenos ajuda no relacionamento

by Mariana Queima
Foto: Bazaar Kids

Foto: Bazaar Kids

Cada um dos 12 signos do zodíaco reúne características, modos de ser, e, no caso das crianças, também pode nos dar pistas de sobre como orientá-las para viverem melhor de acordo com a sua natureza. Mas é importante ressaltar que os signos ascendente e lunar também influenciam muito o seu comportamento. E, para conhecer cada criança a fundo, é importante fazer uma análise de seu mapa astral.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Áries: a criança ariana é direta, franca e tem energia de sobra. Adora viver grandes aventuras e desafios, pois é destemida e corajosa. Gosta de aprender coisas novas, e é mentalmente rápida. No entanto, os responsáveis pela educação do ariano devem ficar atentos ao seu jeito impulsivo, que ignora os perigos na maior parte das vezes. Outro ensinamento importante para o pequeno ariano é a capacidade de persistir nas tarefas quando elas deixam de ser novidade, e a ter consideração pelo sentimento de outras pessoas, por exemplo. Áries, assim como os outros signos do elemento fogo, gosta de imaginar que o universo gira em torno de si. Para canalizar tanta energia, é indicada a prática de esportes ou atividades vigorosas.

Foto: Bazaar Kids

Foto: Bazaar Kids

Touro: tranquilos e reservados, os pequenos taurinos gostam de fazer as coisas no seu tempo. São crianças dóceis, adoram afagos e abraços, mas evite apressá-los ou forçá-los a alguma coisa, senão o animal que representa seu signo poderá entrar em ação com um ataque de fúria. Gostam de rotina, estabilidade, e dos prazeres sensoriais, como boa comida, conforto, e roupas macias, por exemplo. Touro prefere focar suas vontades em direção a interesses específicos. Por este motivo, é provável que os pequenos deste signo se apeguem a um único brinquedo, amigo ou atividade, por exemplo. Sendo assim, os responsáveis pela educação desta criança devem orientá-la a ser mais flexível e, principalmente, se adaptar às mudanças. Podem ser teimosos e apresentar certa resistência às novidades. Mas basta ter paciência e respeitar o tempo mais lento que esse pequeno leva para aceitar as novas situações. Outra lição importante a ser ensinada a eles é o desprendimento, tanto das coisas quanto de pessoas, já que têm uma tendência à serem possessivos.

Gêmeos: são crianças falantes, curiosas, espertas e ativas. Discursos prontos não funcionam para esse pequeno inteligente que já mostra, desde novinho, interesse sobre tudo o que existe. Neste caso, os pais ou responsáveis devem ter paciência para dar longas explicações ao irrequieto geminiano e ensiná-lo a ser mais prático. Mantê-los interessados também por muito tempo numa mesma tarefa pode ser um desafio. Por outro lado, ter um pequeno deste signo em casa é sinal de que o tédio passará longe. Ele consegue fazer os adultos refletirem sobre assuntos que podem nunca ter tido curiosidade de saber. Como Gêmeos é um signo de ar mutável, é interessante estimular hábitos de leitura para saciar sua sede de conhecimento, assim como jogos e atividades que desenvolvam sua destreza manual.

Foto: Bazaar Kids

Foto: Bazaar Kids

Câncer: sensíveis e receptivas, as crianças cancerianas são muito afetuosas com seus entes queridos. Sentem-se bem e protegidas no aconchego do lar e são muito participativas no contexto familiar. No entanto, esse comportamento apegado do canceriano pode significar uma dificuldade em se desgarrar da família e buscar sua própria independência. Aprender a se virar sozinho é uma lição que este pequeno deve aprender, por mais que no começo demonstre medo ou insegurança em lidar com novas situações. Gostam de cuidar e de serem cuidadas, um animal de estimação pode atender ao seu instinto maternal. Assim como o caranguejo, que simboliza o signo, a criança de Câncer costuma se recolher para dentro de sua carapaça, antes de investir em novas atividades. É importante respeitar o tempo e a sensibilidade deste pequeno nativo.

Leão: calorosa, cheia de vida e autoconfiante, a criança leonina nasceu para ser o centro das atenções. São alegres e dramáticas ao mesmo tempo. Os leoninos sentem muita necessidade de serem especiais, desejam aprovação e elogios. Mas para que consigam atender seus propósitos é importante perceberem que de vez em quando é bom dividir o lugar de destaque. E mostrar a eles que cada pessoa tem o seu valor e pode ser especial do seu jeito. Esses pequenos costumam achar que são os únicos a merecem elogios. Outro cuidado que você deve ter ao educar um leonino é mostrar a ele quem dá as regras dentro de casa. Afinal, esses pequenos têm facilidade em roubar o trono dos outros e reinar sozinho no lar. Como toda criança de um signo de fogo, ela precisa aprender a respeitar limites.

Foto: Bazaar Kids

Foto: Bazaar Kids

Virgem: reservadas e aparentemente tímidas, as crianças virginianas são exímias observadoras, tanto das pessoas ao seu redor quanto de situações. Têm ótima memória, são metódicos, analíticos e utilizam tanto a cabeça quanto as mãos. Como apresenta desde cedo interesse por pesquisa e atividades intelectuais, é importante que os responsáveis por sua educação estimulem esse lado precoce. Este pequeno costuma se cobrar bastante, são exigentes consigo mesmo e com os outros, então é interessante tentar substituir as críticas a ele por incentivos entusiasmados. Precisam viver em ambientes limpos e organizados. Apreciam muito o contato com a natureza, então se você mora na cidade, é bom levá-los para passear no parque ou, quem sabe, no zoológico.

Libra: as crianças librianas são encantadoras e amigáveis. Não gostam de conflito e são muito sociáveis. Adoram estar na companhia de outras crianças e valorizam muito as amizades. Sabem compartilhar, ser agradáveis e enxergam o desejo do outro. Como a popularidade é importante para elas, é recomendável ensiná-las a não colocarem em risco seus princípios em nome dessa popularidade. Amante da harmonia, a própria criança é capaz de mostrar aos adultos como encontrar o entendimento em situações de conflito, são os pacificadores do zodíaco e justiça é um valor caro para eles. Sentem-se melhor em ambientes harmônicos, tranquilos e bonitos. É um signo esteta e com talento artístico.

Escorpião: as crianças deste signo são muito perceptivas, determinadas, intensas e desconfiadas. Não gostam de se expor, nem de demonstrar seus sentimentos, apesar de serem sensíveis, como todos os signos do elemento água. É um signo forte que tem muita capacidade de regeneração. Por ser muito intensa desde novinha, a criança de Escorpião pode adotar um comportamento do tipo “tudo ou nada”, que não é simples administrar. Esses pequenos amam e odeiam sem meios termos e, por esse motivo, sentem dificuldade em se relacionar com as pessoas de forma indiferente. Podem ser ciumentos e possessivos com as pessoas que gostam, e tendem a guardar mágoas. Por isso é importante que os responsáveis por sua educação ensinem a estes nativos a arte da moderação para aprenderem a relaxar e serem menos desconfiados. Não tente esconder nada dessa perceptiva criança, será inútil. Ela espera e precisa de respostas sinceras a suas perguntas e geralmente lida bem com a verdade. Como tem atração pelo mistério, um bom estímulo para elas são jogos de adivinhação.

Sagitário: expansivos e otimistas, os pequenos sagitarianos são a alegria da casa. Bem-humorados e com necessidade de se movimentar, não gostam que lhe imponham limites e restrições. Assim como os outros signos de fogo, não gostam de receber ordem e têm temperamento forte. Precisam de espaços amplos para colocar em prática toda sua necessidade de viver grandes aventuras. Falam o que querem de modo franco e, às vezes, podem ser rudes com os outros. O maior desafio para os adultos que convivem com este pequeno é mostrar a ele que não é possível fazer tudo que deseja ou ir a todos os lugares que gostaria. Além disso, a importância da disciplina deve ser mostrada com todo cuidado a este nativo. Como os pequenos sagitarianos acham que a vida é uma festa, eles devem aprender a importância de assumir deveres e obrigações.

Capricórnio: cautelosas, responsáveis e sérias em boa parte do tempo, a impressão que se tem das crianças capricornianas é que parecem ter nascido mais velhas, como se fossem um miniadulto. Exatamente por isso que o pequeno capricorniano deve ser estimulado a viver os momentos de lazer e aproveitar sua infância. Brincar, relaxar e ficar longe de preocupações que não são próprias para sua idade já é um bom começo. Outro aspecto do capricorniano é a dificuldade em lidar com as emoções. Chorar na frente de pessoas desconhecidas, por exemplo, pode causar um constrangimento nesta criança. Ao tentar esconder sua profunda sensibilidade, a criança de Capricórnio pode aparentar uma certa frieza em seu comportamento.

Foto: Bazaar Kids

Foto: Bazaar Kids

Aquário: criativas, irreverentes e autênticas, aa crianças aquarianas têm um olhar voltado para o futuro. Como os outros signos de ar, são racionais e encaram a vida com uma abordagem mental. Como não manifestam suas emoções, podem parecer distantes e impessoais. São independentes e não necessitam de aprovação. Com ideais humanitários desde novinhos, os aquarianos sabem a importância de partilhar e pensar no bem de todos. Por este motivo, é comum que tenham amigos dos mais variados tipos. Precisam de muita liberdade para ser o que são e fazer as coisas à sua maneira, sempre que possível. O principal desafio é proporcionar a elas uma variedade de novas experiências, estão sempre dispostas a aprender algo novo.

Peixes: emotivos, sensíveis e intuitivos, os pequenos piscianos são muito imaginativos e aparentam estar vivendo em seu próprio mundinho. Mas não se engane com a postura distraída que a criança pisciana pode apresentar. O pequeno mais sensível do zodíaco consegue captar a energia do ambiente e percebe tudo que acontece ao seu redor. Absorvem sentimentos e climas, por isso é muito importante cercá-las com o máximo de positividade. Precisam de muito apoio e carinho pois tendem a pensar que não têm tanto valor. Como se identifica naturalmente com as vítimas, é dotado de muito afeto e compaixão pelos outros. Os responsáveis devem ensiná-lo a não ser usado ou enganado por pessoas com más intenções. Possuem talentos artísticos e são muito criativos.