O azul atua como um grande calmante – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Diante das últimas notícias sobre os casos de coronavírus que estão atingindo o mundo, fica difícil mantermos o controle de nossas preocupações com relação ao presente e o que nos aguarda no futuro. Sem dúvidas, esta pandemia gera uma ansiedade e insegurança que nos tira o foco e pode atrapalhar nossa rotina, por isso, saber administrá-la, sem dúvida, é primordial para que as coisas não fiquem fora de controle.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

De acordo com o professor e naturopata Daniel Alan Costa, esse sentimento pode ser paralisante e atrapalhar o dia a dia. Por isso, deve ser classificado e encarado como doença e precisa ser tratada. “O excesso de preocupação com qualquer área da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoções”, afirma o especialista.

Dentro da naturopatia existem várias terapias integrativas que podem ajudar a controlar esses sintomas. Conheça algumas delas:

Cromoterapia

Cor azul: esta cor atua como um grande calmante podendo ser utilizada em casos agudos como dor, inflamações, alergias – inclusive as de pele. Atua nos casos de estresse, estafa, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade e agitação.

Aromaterapia

Na aromaterapia tem o óleo de patchouli (Pogostemon cablin), que além de auxiliar na falta de concentração, alivia a ansiedade em condições relacionadas ao estresse. Também é possível usar o de lavanda e o de camomila romana.

“As propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais vão oferecer um equilíbrio físico, mental e emocional duradouros extremamente importante no momento de tensão e ansiedade. Mas é importante lembrar que os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele. Neste caso, a sugestão é o inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Imediatamente já haverá estímulos das partes do cérebro relativas à memória e emoção”, ressalta o naturopata.

Fitoterapia

Devido às propriedades calmantes, a fitoterapia ajuda na ansiedade e a dormir bem. Neste caso, alguns chás como passiflora, camomila, mulungu, valeriana e macela são recomendados. Veja algumas receitas:

Limão, camomila e cidreira
1 xícara de açúcar mascavo (200 g)
Casca de 4 limões, camomila (2 g) e erva cidreira (2 g)
1 xícara de água

Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: Excelente efeito de modulação do humor, calmante, anti-hipertensivo. Tomar 2 vezes ao dia por 15 dias.

Limão, passiflora (folhas do maracujá) e mulungu
1 xícara de açúcar mascavo (200 g)
Casca de 4 limões, passiflora (2 g) e mulungu (2 g)
1 xícara de água

Ferver até o ponto de xarope.

Indicações: Calmante, relaxante muscular, insônia, depressão, ansiedade. Tomar 3 vezes ao dia por 30 dias.

Cristaloterapia

A terapia com os cristais consiste em equilibrar os corpos energéticos sutis e em consequência disto o corpo físico também entra em equilíbrio, pois um influencia o outro mutuamente. Existem diversas formas de se trabalhar terapeuticamente com os cristais.

A mais comum é através da disposição deles sobre o corpo, que pode ser sobre a área a ser tratada ou sobre chakras, importantes centros de energia que regulam em níveis mais sutis a nossa saúde. Podemos ainda ter o uso de elixir de cristais, que é a preparação de água potencializada com a energia dos cristais no qual fazemos uso para garantir o nosso bem-estar.

Ametista: pedra básica do sétimo chakras é o cristal da meditação e transmutação, do autodomínio e do relaxamento. Proporciona estabilidade e clareza de pensamento. Atua como calmante e integra os sistemas do corpo.

Pirita: pedra ajuda no tratamento de depressão, liberta de medos e frustrações, reduz a ansiedade. Ajuda na realização de sonhos. Pedra que atrai riqueza, dinheiro, assim como facilita a realização de bons negócios. Protege contra vibrações negativas.

Florais de Bach

Os Florais de Bach são bem aceitos atualmente e promovem alívio por meio de fórmulas naturais. Trazem melhoras em tratamentos no âmbito emocional, ajudando quem passa por problemas como a ansiedade. Consultar um terapeuta é importante para ter uma fórmula personalizada que atenda da melhor forma a situação atual do paciente, mas no geral alguns florais podem ter uma boa atuação.

A combinação de florais chamada Rescue tem a função de agir rápido para alívio emocional e pode ser usado em situações nas quais a pessoa precisa restabelecer o equilíbrio emergencialmente. O Impatiens é indicado para aqueles que tendem a querer que tudo se resolva na hora, imediatismo que traz ainda mais ansiedade no dia a dia. O Red Chestnut ajuda a diminuir a preocupação em excesso, aquela que é exacerbada e sem motivos reais. Já o Mimulus pode ser usado para complementar e colaborar para diminuir o medo de tudo.