A nova onda green, chamada from farm to table (da fazenda para a mesa), é destaque na edição de outubro de 2012 da Harper’s Bazaar. Segundo a filosofia, não basta a comida ser orgânica. Produtos como frutas, verduras, legumes, ervas, carnes, ovos, queijos e afins precisam ser produzidos de maneira sustentável, por fazendeiros da região – ou, como se diz por aqui, os locais. Há restaurantes do gênero conquistando Nova York, e trazemos uma seleção para você. Confira:

Restaurante The Green Table - Foto: Divulgação

The Green Table
Localizado dentro do galpão gastronômico mais moderno de NY: Chelsea Market. O pequeno Green Table é o restaurante do badalado buffet orgânico The Cleaver Co. que já serviu celebridades como Dalai Lama. O restaurante promove a cozinha sustentável e se gaba dizendo oferecer os melhores produtos orgânicos da região.

Back Forty
Restaurante do Chef Peter Hoffman com dois endereços (Soho e East Village) foi um dos pioneiros em NYC a inserir o conceito from farm to table.

Per Se
Irmão novaiorquino do considerado melhor restaurante dos EUA, French Laundry na Califórnia. O estrelado Per Se faz jus à família Thomas Keller. Ele possui fornecedores locais, alguns exclusivos, e uma vista maravilhosa para o Central Park. Experiência inesquecível tanto no quesito gastronômico quanto no preço do jantar.

Alho orgânico da fazenda do restaurante Blue Hill - Foto: Divulgação

Blue Hill
Começou em 2000 com o primeiro restaurante em Greenwich, Connecticut. Hoje, está localizado na badalada Washington Square, utilizando produtos de sua própria fazenda e de outros produtores locais. Para os mais aventureiros, vale a pena conhecer o Blue Hill at Stone Barns localizado a 35 minutos de Manhattan (trem saindo da Grand Central para Tarrytown, NY). Lá, além do restaurante que oferece centenas de ingredientes frescos, os visitantes conhecem o Centro Stone Barns para Comida e Agricultura que nada mais é que um centro de treinamento para fazendeiros da região. São oferecidos tours pela fazenda que devem ser agendados com antecedência pelo próprio site.

As dicas acima são da trend hunter brasileira Paula Duailibi. Para saber de mais tendências internacionais, acesse www.new-york-local.com.

Assine a Harper’s Bazaar