Foto: Site Roberta Lowndes
Foto: Site Roberta Lowndes

French toast, Pain Perdu ou Rabanada, não importa qual o nome que se dê para essas delícias (irresistíveis!) – que são a cara do Natal. Cada uma tem uma tradição e um segredo de família.

“Minha tradição, mais americana, é a clássica maple e berries. A francesa, aprendi aqui mesmo, com creme anglaise, e gosto de dar um twist servindo com figo caramelizado, humm”, revelou a consultora de gastronomia Roberta Lowndes.

“Garfos na mesa, podem se lambuzar… Essa delícia merece bocadas cheias. Sorte nossa, adoro!”, diz Roberta que compartilha a receita de french toast (rabanada) a seguir. Confira!

 

Ingredientes: 

6 ovos

2 colheres de sopa de extrato de baunilha

1 Pitada de Noz Moscada

6 fatias (1 dedo) de pão, de preferência do dia anterior – french tost preferir pão de forma

1 1/2 xícaras de creme de leite ou leite

1/2 colher de chá de canela moída

1 Pitada de sal

4 colheres de sopa de manteiga sem sal ( para dourar)

4 colheres de sopa de óleo vegetal ( para dourar)

 

Modo de preparo french toast 

Bata os ovos, creme de leite, baunilha, canela, noz-moscada e sal em uma tigela média; deixe de lado.

Despeje a mistura de ovos em uma travessa funda que sirva a fatia de pão; mergulhe as fatias uma a uma até ficar embebido, cerca de 1 minuto, Vire a fatia; reserve.

Aqueça 2 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de óleo vegetal em uma frigideira a fogo médio. Fritar a fatia de pão até dourar, 2 a 3 minutos por lado. Transferir para rack (para manter todas quentinhas enquanto frita as restantes, Pré-aqueça o forno a 250 graus. Coloque uma grelha em uma assadeira; Coloque no forno enquanto doura o pão restante ) Limpe a frigideira e repita com manteiga, óleo e pão restantes. Mantenha no forno até pronto para servir.

Sirva quente !

 

Ingredientes crème anglaise:

4 gemas

80g de açúcar

1 fava de baunilha, as sementes raspadas ou 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

500 ml de leite

Modo de preparo:

Misture as gemas com o açúcar em uma tigela. Coloque a fava da baunilha e as sementes na panela com o leite. Retire a fava, e, em seguida despeje um pouco do leite quente nas gemas com o açúcar, batendo sempre até temperar a mistura para voltar para a panela. Incorpore gradualmente o restante do leite. Em seguida, transfira a mistura para uma panela limpa, colocada em fogo brando – mexendo sempre. Não deixe o creme ferver em momento algum, pois talha. Após cinco minutos, começará a engrossar ligeiramente e ganhar a consistência. Não se preocupe, irá ganhar mais consistência quando esfriar. Transfira para uma tigela e resfrie na geladeira por pelo menos uma hora.

Coberturas:

à Americana com maple e frutas vermelhas

à Francesa com Creme Englaise e figo fresco caramelizado

à Portuguesa com uma colher de sopa de Vinho do Porto

à Italiana com creme mascapone morangos fresco e mel ou calda de amarena

à Brasileira com doce de banana em calda

Mude o tipo de pão: brioche, panetone, rosca, levain. Curta a variedade dos recheios com nutella, doce de leite, goiabada, pêssego grelhado ou maçã caramelizada. E divirta se!

www.robertalowndes.com