
Foto: Fabiano Sanches
A DW! Semana de Design de São Paulo chega à 13ª edição, e acontece de 14 a 24 de março. Serão 11 dias com programação distribuída em sete distritos, 130 locais e mais de 200 eventos. A abertura oficial acontecerá no D&D Shopping, das 18h às 22h, no dia 13, seguido de eventos paralelos, como as aberturas dos distritos Gabriel Casa Docol, na quinta-feira (14.03) da próxima semana, das 10h às 12h, e da exposição Paisagem Frontal, na Unilux City Spot / Haus SP, às 19h.
De acordo com o idealizador da DW!, Lauro Andrade, a intenção de se fazer este festival no primeiro trimestre garante antecipar tendências e fortalecer o setor, além de permitir que no profissionais vão a outras feiras oxigenados – a exemplo do Salão do Móvel, que acontece em abril, em Milão. “Queremos reforçar o que compreendemos por design, que, além da questão estética de seu conceito, para nós significa buscar e concretizar soluções unindo diversos mundos. Por isso, estamos sempre nos alinhando aos movimentos de nossa metrópole e atentos aos anseios da sociedade e do mercado”.

Foto: Fabiano Sanches
Um dos roteiros cultuados é o de ocupação dos prédios históricos da cidade por parte da programação da DW! Como o Edifício Martinelli, que acaba de passar por retrofit, e onde acontecerá a Feira Na Rosenbaum – com uma versão menor no shopping Cidade Jardim. Este circuito inclui ainda a Galeria Metrópole (Exposição Um Lugar, na Arena Senac de Conteúdo e Prêmio Salão Design) e o Edifício Itália (Boom SP Design), onde há um bar secreto (chamado The S.). Ali é possível fazer uma pausa entre os eventos e fica bem próximo ao Edifício Renata Sampaio (hospedagem oficial e local onde Bazaar realizou uma festa, no ano passado) – parada obrigatória com sua piscina convidativa e buffet do Parador.
Durante a coletiva de imprensa, realizada na última terça-feira (05.03), a curadora Lúcia Gurovitz apresentou os sete distritos: Alameda Gabriel (41 locais), D&D shopping (11), Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul (28), Cidade Jardim (5), Pinheiros, Vila Madalena e Oeste (13), Lar Center e Norte (3), Paulista, Centro e Higienópolis (28) e digital (10). A inspiração para esta divisão vieram dos córregos ou trecho de rio da capital paulista, propondo um ponto de vista da cidade com ondas e ramificações, como é possível ver na comunicação visual. E o conceito teve como base o documentário Entre Rios, de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini (Senac). Veja os destaques da programação:
10 DICAS PARA DW! SP 2024
1) DISTRITO CENTRO, PAULISTA E HIGIENÓPOLIS
Circuito de prédios históricos com exposições, instalações, intervenções e palestras. Entre eles, estão o Edifício Itália, com o evento âncora Boom SP Design e bar secreto, chamado de The S.; Edifício Renata Sampaio, hospedagem oficial; Basílio 177, visita guiada à obra do antigo prédio da Telefonica; Edifício Virgínia, a maior atração da feira no ano passado volta à programação com visita guiada à Casa Somauma; Exposição “Confluência” por TatoColetivo, no Ed. Comandante Linneu Gomes; Invasão criativa Seiva e Cidade, no Edifício Misericórdia, 20; Feira na Rosenbaum, no Ed. Martinelli; Casarão Doimo, na Bela Vista e Galeria Metrópole (veja abaixo).
2) GALERIA METRÓPOLE
Dezenas de atrações e palestras na Arena de Conteúdo Senac, instalações, exposição com 60 designers contemporâneos, intitulada Um Lugar, mostra de 40 anos do Prêmio Salão Design e 20 e ações de 20 criativos residentes.
3) DISTRITO ALAMEDA GABRIEL MONTEIRO DA SILVA
DW! TALKS, na Casa Docol, com nomes à la Ana Neute (Bloco Arquitetura), João Nitsche, Ricardo Cardim, Vitor Penha, Zanini de Zanine e mais. A Peugeot fará o traslado dos convidados neste circuito (com o 208 Turbo, carro oficial do evento), além de apresentar uma exposição na Ovoo, no dia 15 de março.
4) DISTRITO SHOPPING D&D
Festa de abertura oficial, no dia 13 de março, e diversas exposições até o dia 24, incluindo a exposição dos projetos vencedores do concurso Brasil Design Talents, com curadoria do jornalista Marcelo Lima. A ideia é revelar talentos e projetos genuinamente brasileiros, entre universitários e jovens profissionais, e levá-los para expor em Milão, onde participam da mostra de 25 anos do Salão Satélite a convite da curadora Marva Griffin.

Foto: Fabiano Sanches
5) DISTRITO SHOPPING LAR CENTER E NORTE
Exposição “Do Objeto à Cidade: Design em Tudo”, com vernissage no dia 15, das 12h às 15h. Segue em cartaz até o dia 31.
6) DISTRITO SHOPPING CIDADE JARDIM
Ciclo de palestras, bate-papos e workshops da Faculdade Belas Artes: “Afinal, o que é Biofilia?” até 24 de março.
7) DISTRITO JARDINS, MOEMA E SUL
Exposição “Paisagem Frontal”, no Unilux City Spot, abertura do Espaço B, com lançamentos de criativos e Mostra Artefacto, “Meu Lugar”, com lançamento da coleção em parceria com Patrícia Anastassiadis, na loja-conceito da Haddock Lobo, das 14h às 20h, no dia 15 deste mês.
8) DISTRITO PINHEIROS, VILA MADALENA E OESTE
Circuito Baixo Pinheiros, com dez espaços de criativos da região, Museu A Casa e Instituto Tomie Ohtake. Até 24 de março, siga a programação no site.
9) INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Bazaar Decor Social, no Istituto Europeo di Design (IED) e Exposição Uruhu Mehinako, conhecido por seus bancos em formatos de animal, na Herança Cultural.
10) PELA CIDADE
Circuito Gigantes do Design, com 21 peças monumentais em diversos locais da cidade. Veja a programação completa! :: dwsemanadedesign.com.br

Foto: Fabiano Sanches

