Dia de Reis: “La Galette des Rois” é a pedida certa

Aprenda a fazer o doce com perfeição

by redação bazaar
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por Roberta Lowndes 

Sempre tive uma predileção pelos três Reis Magos no presépio: a história mística daqueles homens exóticos – com roupas diferentes, turbantes e nomes pouco comuns (Melchior, Gaspar e Baltazar) - chamava a minha atenção. O que será que traziam naquelas caixas de presente? Eles caminhavam com os pacotes pelo presépio, um pouco a cada dia, até chegar o esperado 6 de janeiro, Dia de Reis.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para os católicos, é o dia em que se encerram os festejos natalinos. Na minha casa, também seguimos a tradição. Desarmamos o presépio e a árvore de Natal e, claro, para comemorar o Dia de Reis, um jantar. Somente depois disso é que está liberada a famosa promessa de regime do Ano-Novo.

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei (ou bolo de Reis) possui grande tradição e é confeccionado a partir da fava. O costume diz que a pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte.

Na França, aprendi com minha amiga Elodie, a “La Galette des Rois” também contém uma surpresa no seu interior: uma coroa de papel. Quem encontrar o brinde na sua fatia será coroado rainha ou rei do jantar. E existe outro costume que adiciona diversão a tradição: a criança mais nova – ou o mais novo da mesa – é convidada a distribuir os pedaços, para não ter marmelada.

Veja a seguir a receita:

Ingredientes

200g de manteiga
200g de açúcar
200g de farinha de amêndoas
4 ovos
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folhada de 3mm de espessura, para uma forma de aproximadamente 22cm de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos, para pincelar a massa
1 pequena estatueta de porcelana chamada fève (fava)

Modo de preparo

Creme:
Bata juntos, em batedeira, a manteiga com o açúcar e a farinha de amêndoas. Depois da mistura clarear e crescer, junte aos poucos os ovos, sempre batendo. Incorpore por último a farinha de trigo e bata mais um minuto só para misturar. Reserve na geladeira.

Montagem:
Coloque um disco de massa folhada na forma e espalhe por cima o creme de amêndoas. Coloque a estatueta e cubra com o segundo disco de massa folhada. Pincele com ovo batido e, com a ponta de uma faca, desenhe folhas na torta. Asse em forno pré-aquecido a 200°C durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Leia mais:
Ovos nevados: receita é perfeita para o Natal
Happy Thanksgiving Day: dicas para assar um peru perfeito

Tags: