Escorpião – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Por Diana Motta

Entramos nesta terça feira (25.10) no ciclo cabalístico de Escorpião. E sabe o que vem de bônus nessa temporada? Dois eclipses! Isso mesmo. Um eclipse solar parcial na lua nova, no dia 25, e um eclipse lunar total na lua cheia, no dia 8 de novembro.

Como se não bastasse a intensidade intrínseca ao signo de Escorpião, temos uma força extra que acompanha essa energia, que vai criar transformações profundas nos níveis global e individual.

Escorpião é um signo de água, mas a sua natureza interna é de fogo. Escorpião governa os órgãos sexuais, então as tentações podem ser grandes, nos sentidos figurado e literal. Temos que nos atentar às paixões, que podem ser muito sedutoras, e os sentimentos extremos de amor e ódio que as acompanham.

Nesse ciclo não existe meio termo. A baixa vibração dessa energia se manifesta no controle excessivo, inveja e desconfiança. Essa forças influenciarão todo mundo durante esse período, não apenas os escorpianos. Com a força adicional dos eclipses, esse ciclo veio realmente transformar e resgatar nossas verdades mais profundas, para que tomemos de novo as rédeas das nossas vidas. O que estava enterrado nas camadas mais profundas pode ressurgir. O que não está dando certo do que jeito que está, vai embora de vez, e o que deve ser transformado vai ganhar uma força exponencial para que a transmutação aconteça. Esse é o ciclo do renascimento.

Como Marte permanecerá em Gêmeos até 24 de março de 2023, há um estímulo extra durante esse período para as trocas intelectuais e a comunicação. A baixa vibração dessa energia pode resultar em disputas verbais, agressões e mentiras, como infelizmente podemos testemunhar em um certo reality show que está no ar no momento, e também no cenário político do nosso país e toda repercussão dele.

Agressões verbais, ofensas, xingamentos, fake news, etc. Certamente, como astróloga cabalística, resolvi aplicar a vibração mais elevada e inspiradora desse posicionamento planetário: o estímulo através da troca construtiva de informações vindas de diferentes pontos de vista. Convidei meus amigos, os professores e astrólogos cabalísticos Batsheva Shouster, Amir Rehan e Joshua Robbins, para falarem comigo o que acham sobre as influências dos eclipses nessa temporada de Escorpião.

Batsheva Shouster:

Nos tempos antigos, os eclipses eram um sinal de mudança. Os antigos chineses acreditavam que um eclipse solar era o resultado de um grande dragão comendo o Sol, os reis costumavam esconder e enviar seus substitutos para que nada de ruim lhes acontecesse naquele dia.

Hoje sabemos que o eclipse sempre acontecerá quando o sol ou a lua estiverem em conjunção aos nodos sul ou norte (os dragões…), que é o nosso caminho de transformação individual ou global.

O caminho para uma transformação global vem através de nosso crescimento pessoal e iluminação.

Os cabalistas ensinam que não devemos ter medo dos eclipses, especialmente do eclipse solar, mas usá-los como oportunidades para aumentar e aprofundar nossa conexão com nossa alma – a força divina no universo.

Essas oportunidades costumam vir e nos aparecem como um desafio, principalmente quando Vênus está em conjunção com o Sol e a Lua exatamente à 2°, é hora de nós, principalmente aqueles que nascem sob a influência de Escorpião, observarmos nossos relacionamentos, principalmente os românticos.

Os tempos de Escorpião nos dão a oportunidade de aprofundar nossos relacionamentos, o quanto investimos e o quanto estamos abrindo nosso coração e nos tornando vulneráveis com nosso significativo parceiro. Estou esperando que outra pessoa preencha meu vazio ou crio circuitos para compartilhar e receber?

Esperar que outra pessoa preencha meu vazio e dor só vai sabotar os relacionamentos, quando eu abro meu coração e quando não tenho medo de cavar fundo na proporção certa, então meus relacionamentos serão duradouros e frutíferos.

Joshua Robbins:

Este conjunto de eclipses será uma continuação das grandes mudanças que a humanidade vem experimentando tanto no nível pessoal quanto no global. Os choques nos mercados locais e globais continuarão de maneiras inesperadas, bem como as tentativas dos governos em todos os níveis de manter a estabilidade. O lado de Escorpião desses eclipses nos pede para nos livrarmos de velhos traumas que permanecem em nossa consciência, procurando de forma proativa enfrentá-los e curá-los.

Muitas vezes procuramos evitar as emoções mais sombrias acreditando erroneamente que não olhar de frente para uma situação é como se ela não existisse. No entanto, esses eclipses nos pressionarão a enfrentar essa área sombria de nossa psique para que possamos erradicar a causa central dela. Não tenha medo de ir mais fundo e não tenha medo de ser honesto.

Também nos mostrará que as mudanças que estamos experimentando não são tão sombrias quanto nossas mentes podem querer que acreditemos. A única razão pela qual podemos projetar uma expectativa catastrófica é simplesmente porque possuímos um trauma não curado. Se curamos o trauma, mudamos nossa visão para algo muito mais simples e sereno. O lado de Touro dos eclipses nos pede para abraçar uma perspectiva de certeza de que não importa o que estejamos experimentando, é 100% do Criador e é 100% para o nosso bem maior.

Não se deixe enganar por pessoas que preveem desgraça e tristeza. São pessoas incapazes de processar mudanças rápidas de maneira saudável. Só porque a realidade ilusória deles está desmoronando não significa que a sua realidade também. Se abraçarmos um ponto de vista realista e dermos os passos adequados para nos enraizar no que é e não no que queremos ver, podemos trabalhar com o que temos no momento e construir uma nova estabilidade para nós mesmos.

Amir Rehan:

Obrigado pela oportunidade, amiga e colega astróloga, Diana Motta. Nós dois temos muita influência de Escorpião pois tanto eu como você temos o nodo sul em Escorpião, que significa que tivemos uma vida passada em Escorpião. Logo, já vivemos tudo isso (o lado intenso e assombroso de escorpião), está no nosso passado.

O eclipse vai influenciar toda a humanidade, e mais intensamente as pessoas que tem nodo sul, sol, ou lua em escorpião ou Touro, que é o signo oposto. É um momento que nosso emocional vai ser desafiado, pois a lua mostra nossa reatividade, e perder o controle emocional e sucumbir à raiva. Não por acaso algumas destruições intensas ocorreram durante esse ciclo na história.

Acho que a mensagem principal é aprender a combater a tentação do ataque, da agressividade, e injetar uma pausa, uma calma, e esperar um pouco.

Devolvo a pergunta para você, Diana, como você vê o combate ao aspecto reativo lunar de escorpião?

Eu:

Primeiramente entender que é sim um combate. E que esse combate começa e termina no nível da consciência. Como você muito bem sabe, por me conhecer de longas datas, a energia de escorpião é bastante presente no DNA da minha alma (obs: o Mapa Astral Cabalístico faz essa leitura). Hoje já enxergo com clareza, e um dia após o outro vou entendendo melhor, e trabalhando para conseguir definitivamente dominar os aspectos negativos dessa força.

Principalmente, saber tomar controle das paixões destrutivas. Quando uma tentação vem, leia-se “sexo, drogas e rock’n’roll”, conseguir tomar a consciência e ter uma clareza absoluta sobre os meus valores. Pois se meus valores não estão bem definidos,  e meus objetivos bem traçados, não terei discernimento nem força suficiente para aplicar a restrição, ou seja, aprender a dizer não. Isso significa, ter uma visão de longo alcance a respeito das consequências de minhas ações e ter clareza do que vai valer a pena a longo prazo. E isso se constrói através do trabalho espiritual com muita determinação. O que me estimula é o prazer e a satisfação que recebo sempre que consigo aplicar essa sabedoria. Isso me dá força e poder para continuar. A prática é a melhor amiga do sucesso.

Diana Motta (@dika_astral), além de artista visual, é também astróloga cabalística. Começou seu estudo no Kabbalah Center de Nova York, cidade onde morou durante quatro anos para fazer pós-graduação na NYU em design e tecnologia. De volta ao Brasil, continuou seus estudos por aqui, onde trabalhou como intérprete e tradutora de cursos e palestras, além de traduzir livros e publicações do Kabbalah Centre, assim como a tradução do livro sagrado da Kabbalah, o Zohar, que ela lê em aramaico e hebraico. Formou-se como astróloga pela escola internacional Academy of Kabbalistic Astrology. Hoje atua como profissional na área, com atendimento personalizado de mapas astrais e acompanhamento individual, que inclui, entre outras coisas, interpretação de sonhos. Tudo pela perspectiva cabalística. Resultado de 13 anos de dedicação e comprometimento com o estudo contínuo dessa sabedoria milenar.