Dove foi acusada de racismo após publicação de um anúncio para um sabão líquido, em que uma mulher negra tira uma camiseta e se “revela” uma mulher branca, que por sua vez tira sua camiseta e se torna uma terceira mulher. A repercussão não poderia ser pior para a marca, diversos comentários negativos e declarações de revolta fizeram com que Dove excluísse o post, divulgado no Facebook. E em seguida, publicou um pedido oficial de desculpas primeiramente em sua rede social Twitter:  “Em uma imagem postada recentemente no Facebook, erramos ao representar as mulheres negras. Nos arrependemos profundamente com as ofensas causadas.”

Nesta segunda-feira (09.10), a marca publicou em sua página do Facebook mais uma mensagem reiterando seu pedido de desculpas:

“Como parte de uma campanha para o sabonete líquido de Dove, um vídeo de 3 segundos foi publicado na página do Facebook da marca nos EUA, incluindo três mulheres de diferentes etnias, cada uma tirando uma camiseta para revelar a próxima mulher. Com o vídeo, pretendíamos transmitir que o sabonete líquido de Dove é para todas as mulheres e seria uma celebração da diversidade, porém, não conseguimos. O vídeo não representou a diversidade da beleza real, algo pelo qual Dove é apaixonada e o que representa sua essência, e isso não deveria ter acontecido. Removemos o post e não publicamos nenhum outro conteúdo relacionado a isso. Estamos reavaliando nossos processos internos para criar e aprovar conteúdo, evitando assim, esse tipo de erro no futuro. Pedimos profundas e sinceras desculpas pela ofensa que o vídeo causou e não toleramos nenhuma atividade ou imagem que insulte qualquer público.”

Diversos usuários se manifestaram ao segundo pedido de desculpas da marca. “Como eles não perceberam o quão racista foi essa atitude? Não existe qualquer outra explicação que justifique. Uma retratação dessas não ameniza esse trágico incidente, um vacilo de pessoas totalmente despreparadas”, declarou uma internauta.

Esta não é a primeira vez que Dove é acusada de racismo. Há alguns anos, a marca anunciou sua campanha Before (antes) e after (depois). Veja abaixo:

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação