A rainha Elizabeth II - Foto: Getty Images
A rainha Elizabeth II – Foto: Getty Images

A rainha Elizabeth II completa 92 anos neste sábado (21.04), com uma vida tão longa é repleta de histórias interessantes. Para marcar a data, Bazaar lista aqui algumas curiosidades que envolvem a monarca. Descubra:

1. Quando Elizabeth nasceu, não se esperava que ela se tornasse rainha da Grã-Bretanha. Afinal, ela era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de Edward, príncipe de Gales (a.k.a rei Edward VIII), e seu pai, George, duque de York (interpretado por Colin Firth em O Discurso do Rei). Mas, depois que Edward abdicou ao trono para se casar com Wallis Simpson, e com a morte do seu pai em 1952, ela se tornou a primeira da fila e assumiu o posto.

2. Por causa da escassez de produtos que a Inglaterra enfrentava após a Segunda Guerra Mundial, o casamento de Elizabeth com Philip, em 1947, foi um evento de baixo orçamento. Ela usou cupons de racionamento para comprar tecido para seu vestido de noiva e os ingredientes do bolo foram dados de presente para o casal.

3. A rainha já escreveu mais de 45 mil cartões de Natal durante seu reinado.

4. A rainha Elizabeth II ama muito, mas muito mesmo, cães – especificamente os da raça Welsh Corgi. Ela já teve mais de 30 deles ao longo de sua vida. O primeiro de todos foi a cachorrinha Susan, que foi dada a ela como presente de aniversário de 18 anos.

5. Em 9 de setembro de 2015, Elizabeth se tornou a monarca britânica com o mais longo reinado da história, superando sua tataravó Victoria, que reinou por 63 anos.

Rainah Elizabeth no Trooping The Colour - Foto: divulgação
Rainah Elizabeth no Trooping The Colour – Foto: divulgação

6. A rainha tecnicamente possui todos os golfinhos e baleias que vivem nas águas do Reino Unido. E qualquer um desses animais que for capturado dentro de cinco quilômetros da costa do Reino Unido pode ser considerado propriedade da coroa.

7. Pode não parecer, mas ela está muito à frente de nós quando se trata de tecnologia. Ela enviou seu primeiro e-mail em 1976, de uma base do exército britânico.

8. Ela entrou para o Facebook em 2010 com a página chamada The British Monarchy, mas não é possível cutucá-la.  Antes, em 2009, ela já havia entrado para o Twitter, onde um time do palácio de Buckingham publica coisas diariamente.

9. Uma vez ela demitiu um de seus empregados por dar uísque para seus Corgis.

10. Até a onde se sabe, ela é a única monarca britânica na história que sabe trocar uma vela de ignição, dado seus cursos de manutenção de carros durante a Segunda Guerra Mundial.

A rainha Elizabeth II - Foto: divulgação
A rainha Elizabeth II – Foto: divulgação

11. Ela ainda criou uma nova raça de cachorro: os Dorgis, resultado do cruzamento entre um Corgi e um Dachshund.

13. A rainha também é dona de todos os cisnes da Inglaterra – ou, tecnicamente, todos os cisnes brancos que vivem em águas abertas do Reino Unido.

13. Ela apoia mais de 600 instituições de caridade e organizações.

14. Ela fala francês fluentemente.

15. A rainha Elizabeth II recebeu mais de 3,5 milhões de correspondências ao longo de seu reinado.

Rainha Elizabeth II com o duque de Edimburgo, príncipe Charles, princesa Anne e príncipe Andrew - Foto: divulgação
Rainha Elizabeth II com o duque de Edimburgo, príncipe Charles, princesa Anne e príncipe Andrew – Foto: divulgação

16. Em 2005, a rainha reivindicou a posse de 88 cisnes bebês que viviam no rio Tamisa. Os cisnes agora são observados por um guarda real destinado a isso.

17. A rainha Elizabeth II foi a primeira monarca a comemorar bodas de diamante.

18. Ela é a única pessoa na Grã-Bretanha que pode dirigir sem uma placa de licença em seu carro.

19. Ela já visitou a Austrália 16 vezes.

20. Ela já recebeu uma variedade de animais vivos como presentes. Onças, preguiças brasileiras e castores pretos canadenses são alguns exemplos. Agora, eles vivem no zoológico de Londres.

Elizabeth em sua coroação - Foto: divulgação
Elizabeth em sua coroação – Foto: divulgação

21. Ela enviou mais de 540.000 telegramas para casais do Reino Unido para parabenizá-los por suas bodas de diamantes.

22. Apesar de seu aniversário ser dia 21 de abril, ele é oficialmente celebrado em junho, no evento Trooping the Colour.

23. Ela recebe cerca de 50 mil pessoas por ano em recepções, banquetes, almoços, jantares e festas no jardim do palácio de Buckingham.

24. Durante o reinado da rainha Elizabeth II, sete Papas católicos romanos já estiveram à frente do Vaticano  (Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco).

25. Ela usou o metrô de Londres pela primeira vez em maio de 1939, acompanhada de sua irmã, a princesa Margaret, e sua governanta, Marion Crawford.

Rainha Elizabeth II fazendo um discurso - Foto: divulgação
Rainha Elizabeth II fazendo um discurso – Foto: divulgação

26. A rainha Elizabeth II tem 30 afilhados.

27. Ela já posou para mais de 129 retratos oficiais; dois com o seu marido, o duque de Edimburgo. Em 1933, aos sete anos de idade, ela ganhou seu primeiro retrato, pintado pelo artista húngaro Philip Alexius de Laszlo.

28. Em 2003, a rainha posou para um retrato em holograma, composto por cerca de 10 mil imagens em camadas.

29. Ela participou da cerimônia de abertura do Parlamento todos os anos desde que assumiu o trono, exceto em 1959, para o nascimento do príncipe Andrew e, em 1963, para o nascimento do príncipe Edward.

Rainah Elizabeth II dando um beijo em seu filho príncipe Charles - Foto: divulgação
Rainha Elizabeth II dando um beijo em seu filho príncipe Charles – Foto: divulgação

30. Ela foi a primeira monarca britânica a visitar a China, em 1986.

31. É a rainha Elizabeh II que possui o maior diamante rosa do mundo.

32. Para comemorar seu Jubileu de ouro, em 2002, a rainha recebeu os primeiros shows prúblicos nos jardins do palácio de Buckingham. O Party and the Palace foi um dos concertos de música pop mais assistidos na história, atraindo mais de 200 milhões de telespectadores.

33. Em março de 2004 ela organizou o primeiro evento só para mulheres no palácio de Buckingham, batizado de “Women of Achievement”.

34. Ela ganhou seu primeiro pônei, da raça Shetland, de seu avô, o rei Geroge V, quando tinha quatro anos de idade. Ela ainda monta à cavalo em Windsor, Sandrigham e Balmoral.