Plantas para ter em casa – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Existe um motivo para que plantas e flores em geral estejam muito presentes na casa dos brasileiros: além de abundantes por aqui, elas também criam uma decoração harmoniosa, leve e aconchegante no ambiente. Afinal, quem nunca colocou um buquê de rosas no meio da mesa para enfeitá-la ou pendurou samambaias na parede?

O que é curioso, no entanto, é que, para além da decoração, algumas plantas e flores também são capazes de mudar o ambiente pela energia e pelo olfato. Não à toa, a maior parte dos produtos de limpeza é inspirada em flores – e a lavanda é a preferida nesses casos -, sem falar que todo mundo gosta de sentir o cheiro delas. A parte legal de tudo isso é que dá para manter a casa sempre perfumada de maneira natural, apenas com o uso dessas plantas.

A vantagem das flores quanto à memória olfativa

Criar um ambiente favorável vai além do conforto. É algo que foi amplamente discutido na pandemia, momento em que as pessoas passaram mais tempo dentro da própria casa: mais do que um local prático, é preciso torná-lo leve, gostoso e com uma decoração que reflita as vontades e a personalidade de quem mora ali. Nesse sentido, o aroma das flores pode ajudar – e muito – a criar um ambiente mais proveitoso.

É importante ressaltar que o ser humano tem uma relação muito íntima com o olfato, ainda que não seja a espécie que melhor sente os odores – temos poucas células olfativas e dificuldades para reconhecer vários cheiros de um mesmo ambiente. No entanto, ainda que não sejamos tão bons farejadores como cachorros e gatos, temos algo muito preciso dentro do nariz: a memória olfativa. Em linhas gerais, significa dizer que a nossa memória é bem mais ativada pelo cheiro.

Dessa forma, ter em casa um ambiente perfumado pode ativar memórias de maneira prazerosa. Afinal, são inúmeras espécies de flores com aromas diferentes e que podem revolucionar a nossa permanência no ambiente. Um exemplo é a própria rosa: sinônimo de romance, a flor também tem um odor muito característico e consegue perfumar pequenos ambientes.

Vale destacar que determinadas flores e plantas “combinam” muito com certos ambientes dentro de casa. É o caso de manjericão, hortelã e alecrim na cozinha, que costumam trazer o cheiro de tempero. Da mesma forma, ter um vaso com jasmins, lavandas ou peônias pode trazer uma sensação de conforto para salas e quartos.

Feng Shui e energia dos ambientes

Há quem não acredite, mas as flores perfumadas dentro de casa também auxiliam na própria energia do local. Há uma filosofia milenar chinesa, chamada Feng Shui, que estuda a harmonização do ambiente, por meio dos efeitos da energia nas pessoas. E, especificamente para a decoração, ela encontra maneiras de deixar um espaço mais harmônico para gerar uma energia fluida e positiva.

Para o Feng Shui, os objetos de decoração e móveis dentro de casa influenciam na energia dentro da casa. E as flores perfumadas são alguns desses objetos que trazem uma influência bem positiva.

Dessa forma, transformar o ambiente com elas pode ser revolucionário, tanto pelo estado de espírito gerado, quanto pelas propriedades olfativas, que também geram inúmeros benefícios. O cheiro da lavanda, de acordo com a aromaterapia, é um daqueles que acalmam as pessoas, ao passo que o capim-limão tem propriedades anti-inflamatórias.

Assim, nada melhor do que encontrar a planta ou flor ideal para preencher cada ambiente, seja seu próprio ou de amigos e familiares – eis aí uma boa ideia de presente de aniversário para aquela pessoa que está de mudança, por exemplo.