Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

Indicado ao Golden Globes de melhor filme musical ou comédia, “Era Uma Vez em Hollywood” é mais um sucesso de Quentin Tarantino. Nesta mesma produção, Leonardo DiCapri também está concorrendo ao posto de melhor ator, e Brad Pitt como ator coadjuvante. Para finalizar, o próprio Tarantino pode levar as estatuetas de melhor diretor e melhor roteirista.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O filme se passa em 1969 e conta a história Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator de TV famoso pelo seu seriado de bang bang que está infeliz com a carreira. Ao lado de seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), está decidido a fazer o nome em Hollywood.

Para tanto, ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que os leva aos assassinatos realizados pelo serial killer mais famoso da história dos Estados Unidos, Charles Manson, entre eles o da atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que na época estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha).

O ano em que o filme se passa foi de muita revolução no mundo. A Primavera de Praga aconteceu um ano antes, em 1968, quando população da Tchecoslováquia passou a pressionar por mudanças no sentido de reformar os moldes do governo comunista que estava instalado naquele país. A mobilização popular e a abertura do governo pelas reformas levaram a União Soviética a intervir, afinal, as reformas em curso foram apoiadas por países como Iugoslávia, Romênia e Hungria, mas enfureceram Moscou.

O movimento hippie também ganhou o mundo, e a oposição dos jovens em escala global contra a guerra do Vietnã era intensa. Com isso, a revolução das roupas também foi gigante. As minissaias proliferaram (elas foram inventadas por Mary Quant naquela década), e muitos designer aderiram ao tamanho micro, como André Courrèges, Pierre Cardain e Yves Saint Laurent.

Com toda esta informação de moda, a figurinista Arianne Phillips assinou um guarda-roupa impecável para os personagens da trama. Apesar de nunca ter ganhado um Oscar, ela já foi nomeada duas vezes: pelo filme “Johnny & June”, de 2005; e “W.E. – O Romance do Século”, dirigido por Madonna em 2011.

Rick Dalton

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

O personagem vivido por Leonardo DiCapri é o típico “coxinha” norte-americano que só pensa em ganhar dinheiro. Para isso, ele se veste para impressionar. Rick sempre usa  calça de alfaiataria, e gosta de blazer e jaqueta de couro, independentemente do calor da Califórnia.

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

Ele usa sapatos sociais e, quando não está com blusa de gola alta, não abre mão de um lenço estampado no pescoço.

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

Como é ator de bang bang, os looks que ele usa nas filmagens da sua série de TV têm muito destaque. E a caracterização impressiona, com direito a bigode postiço e todas as sobreposições que fizeram a história da moda no Velho Oeste.

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

Em seu casualwear, destaque para os roupões de inspiração oriental, com estampas de dragões – típicas do final dos anos 1960 e início dos 70.

Cliff Booth

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

O personagem de Brad Pitt é o típico norte-americano que não está pensando em moda. A pegada dele é o jeans, e ele passa boa parte do filme com look total do tecido, usado com camiseta preta por baixo da jaqueta. Ele também gosta de camisetas com logos, e aposta nas camisas estampadas abertas. Outro detalhe: nem pensar em montar um look sem um cinto poderoso!

Sharon Tate
A caracterização de Margot Robbie como a famosa atriz norte-americana assassinada por Charles Manson é de longe a mais impressionante do filme. Seus looks são muito fiéis aos usados por Sharon, às vezes recatados, às vezes muito ousados.

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

Conjuntinhos de top cropped ou os minivestidos típicos de Pierre Cardain são usados com botas de cano longo.

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

No dia a dia, ela prefere o conforto do minishorts jeans, bem tradicional da época, usado com camisetas coladas ao corpo e provocantes na medida certa.

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

E em seus momentos recatados, não podem faltar blusas de gola alta e vestidos longos com estampa animal, usado com lenço psicodélico na cabeça.

Flower girls

Foto: Reprodução/IMDB
Foto: Reprodução/IMDB

As “garotas” da família Manson são as típicas hippies que usando crochê, batinhas e, claro, bolsas com franjas.

Leia mais:
“O Diabo Veste Prada”: musical já tem elenco
“The Crown”: figurino impecável exala a elegância da família real
“Bombshell”: o jeito de se vestir das mulheres da Fox News