
Indicado ao Golden Globes de melhor filme musical ou comédia, “Era Uma Vez em Hollywood” é mais um sucesso de Quentin Tarantino. Nesta mesma produção, Leonardo DiCapri também está concorrendo ao posto de melhor ator, e Brad Pitt como ator coadjuvante. Para finalizar, o próprio Tarantino pode levar as estatuetas de melhor diretor e melhor roteirista.
O filme se passa em 1969 e conta a história Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator de TV famoso pelo seu seriado de bang bang que está infeliz com a carreira. Ao lado de seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), está decidido a fazer o nome em Hollywood.
Para tanto, ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que os leva aos assassinatos realizados pelo serial killer mais famoso da história dos Estados Unidos, Charles Manson, entre eles o da atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que na época estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha).
O ano em que o filme se passa foi de muita revolução no mundo. A Primavera de Praga aconteceu um ano antes, em 1968, quando população da Tchecoslováquia passou a pressionar por mudanças no sentido de reformar os moldes do governo comunista que estava instalado naquele país. A mobilização popular e a abertura do governo pelas reformas levaram a União Soviética a intervir, afinal, as reformas em curso foram apoiadas por países como Iugoslávia, Romênia e Hungria, mas enfureceram Moscou.
O movimento hippie também ganhou o mundo, e a oposição dos jovens em escala global contra a guerra do Vietnã era intensa. Com isso, a revolução das roupas também foi gigante. As minissaias proliferaram (elas foram inventadas por Mary Quant naquela década), e muitos designer aderiram ao tamanho micro, como André Courrèges, Pierre Cardain e Yves Saint Laurent.
Com toda esta informação de moda, a figurinista Arianne Phillips assinou um guarda-roupa impecável para os personagens da trama. Apesar de nunca ter ganhado um Oscar, ela já foi nomeada duas vezes: pelo filme “Johnny & June”, de 2005; e “W.E. – O Romance do Século”, dirigido por Madonna em 2011.
Rick Dalton

O personagem vivido por Leonardo DiCapri é o típico “coxinha” norte-americano que só pensa em ganhar dinheiro. Para isso, ele se veste para impressionar. Rick sempre usa calça de alfaiataria, e gosta de blazer e jaqueta de couro, independentemente do calor da Califórnia.

Ele usa sapatos sociais e, quando não está com blusa de gola alta, não abre mão de um lenço estampado no pescoço.

Como é ator de bang bang, os looks que ele usa nas filmagens da sua série de TV têm muito destaque. E a caracterização impressiona, com direito a bigode postiço e todas as sobreposições que fizeram a história da moda no Velho Oeste.

Em seu casualwear, destaque para os roupões de inspiração oriental, com estampas de dragões – típicas do final dos anos 1960 e início dos 70.
Cliff Booth

O personagem de Brad Pitt é o típico norte-americano que não está pensando em moda. A pegada dele é o jeans, e ele passa boa parte do filme com look total do tecido, usado com camiseta preta por baixo da jaqueta. Ele também gosta de camisetas com logos, e aposta nas camisas estampadas abertas. Outro detalhe: nem pensar em montar um look sem um cinto poderoso!
Sharon Tate
A caracterização de Margot Robbie como a famosa atriz norte-americana assassinada por Charles Manson é de longe a mais impressionante do filme. Seus looks são muito fiéis aos usados por Sharon, às vezes recatados, às vezes muito ousados.

Conjuntinhos de top cropped ou os minivestidos típicos de Pierre Cardain são usados com botas de cano longo.

No dia a dia, ela prefere o conforto do minishorts jeans, bem tradicional da época, usado com camisetas coladas ao corpo e provocantes na medida certa.

E em seus momentos recatados, não podem faltar blusas de gola alta e vestidos longos com estampa animal, usado com lenço psicodélico na cabeça.
Flower girls

As “garotas” da família Manson são as típicas hippies que usando crochê, batinhas e, claro, bolsas com franjas.
Leia mais:
“O Diabo Veste Prada”: musical já tem elenco
“The Crown”: figurino impecável exala a elegância da família real
“Bombshell”: o jeito de se vestir das mulheres da Fox News