Foto: dailynews
Foto: dailynews

A canela possui inúmeros benefícios à saúde: ajuda na perda de peso (devido à ação termogênica, o que acelera o metabolismo), combate a candidíase (graças ao efeito antibactericida e antifúngico), alivia cólicas menstruais, melhora o diabetes (ajuda no controle da glicemia) e tem ação antioxidante (neutraliza a ação dos radicais livres no organismo e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce).

Segundo a terapeuta floral Marcia Rissato, a especiaria é extremamente benéfica para problemas no estômago, que geram enjoos. Um dos produtos da marca que Marcia está à frente, a Mona´s Flower, acaba de lançar um spray de ambiente à base da especiaria: é o Pomander Yoga Purificação (R$ 51,50), que acalma a mente e relaxa.  “A canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, melhora a ação da insulina, melhora a energia mental, a concentração e a motivação pessoal”, afirma a terapeuta floral.

Já o endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM e Mestre em Endocrinologia pela UFRJ, explica que a especiaria funciona como excelente termogênico, ao acelerar o metabolismo, e também ajuda no controle da glicemia. Na cozinha, esta especiaria originária da Ásia, funciona como excelente substituto do açúcar em algumas receitas. Por isso, selecionamos duas (deliciosas) receitas preparadas com canela – pra você saborear sem culpa. Confira!

Bolo de iogurte grego com canela e sem açúcar

Ingredientes

250 gramas de iogurte grego natural sem açúcar

Canela a gosto

1 Chávenas de chá de farinha de amêndoa

1 Chávena de chá de farinha de coco

1 Chávena de chá de polvilho doce (opcional)

2 Colheres de sopa de óleo de coco

6 ovos

1 Colher de sopa de fermento (preferencialmente sem glúten)

Mel a gosto

 

Modo de prepar0

Comece por separar as gemas das claras. De seguida bata as claras em castelo. Junte às gemas e ao iogurte grego a quantidade de mel que desejar e misture bem com a batedeira. Adicione as farinhas e continue a bater o bolo durante 5 minutos em velocidade máxima. Depois acrescente canela a gosto e as claras em castelo. Misture bem, mas não use a batedeira. Misture o fermento no preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180º entre 30 a 40 minutos. Atenção: o tempo de cozedura pode variar consoante o forno de cada um. Preferencialmente deixe o bolo tapado com papel de alumínio para não queimar a parte de cima. Quando estiver cozido, deixe arrefecer antes de desenformar. Se desejar, pode acrescentar uma cobertura de mel, coco ralado ou chocolate negro a este maravilhoso bolo de iogurte.

 

Doce de banana light com canela

Ingredientes:

2 bananas nanicas maduras;

1 colher café de essência de baunilha;

1 colher de chá de mel ou açúcar mascavo;

1 colher de café de canela.

Modo de preparo:

Corte a banana em rodelas e leve em uma panela junto da essência de baunilha, açúcar mascavo, canela e anis estrelado. Ligue o fogo alto e deixe até adquirir uma consistência cremosa e as bananas desmancharem. Coloque em uma taça individual e sirva a seguir ou gelado.