Jacques Dequeker/Foto: Reprodução

Muito tem se falado a respeito da importância cada vez maior dos filmes de moda em relação ao mercado. Um formato novo, que surgiu há pouco tempo, e já deixa muitos fotógrafos de moda entusiasmados, como é o caso de Jacques Dequeker, que há 3 anos fundou sua produtora – em sociedade com Marcos Mello -, a Cavallaria Filmes, e nesse curto espaço de tempo, já tem mais de 90 produções em seu portfólio.

Observando a evolução tão rápida do novo formato, principalmente no circuito internacional, Jacques decidiu embarcar em uma nova missão; disseminar a ideia através de um festival de filmes de moda, que já se encontra em fase de produção, com previsão para acontecer entre setembro e outubro desse ano.

A ideia surgiu quando o renomado fotógrafo de moda participou da primeira edição do La Jolla Fashion Film Festival (LJFF), em 2010. Por ali, Jacques conheceu o fundador do evento, Jeff Sweet, com quem foi estreitando relações, até que na segunda edição, em 2011, os dois começaram a discutir a possibilidade de trazer o formato do festival para o Brasil.

“Como ainda é tudo muito novo, quero trazer o festival não só para lançar novos nomes e expandir o mercado, mas também para fazer um intercâmbio entre os profissionais da área.”, conta o fotógrafo que já está formando seus assistentes em proeminentes diretores.

Quando questionado sobre o preconceito de alguns fotógrafos da área, Jacques vai direto ao ponto “Não adianta negar, esse é o futuro. As marcas já não aceitam mais trabalhar com um fotógrafo que não saiba fazer filmes. Os equipamentos estão cada vez mais poderosos, então quem não aderir, vai ficar para trás.”

Sobre o formato do evento; o fotógrafo explica: “Serão dois dias, com uma média de 20 filmes por dia, além de almoços com diretores e palestras para o público”. Já a curadoria será feita por Dequeker e Mello, em parceria com Jeff Sweet. “Eu adoraria que fosse no MuBe, mas ainda estou em fase de pesquisa”, conta Jacques sobre o local do festival.

Com o título SPFFF (São Paulo Fashion Film Festival), o evento promete sacudir o mercado de moda no segundo semestre, quando as inscrições começarem. “Precisamos colocar a América do Sul no circuito internacional”, afirma Jacques, que está a todo vapor com o projeto.

E se você tem alguma aspiração por direção e fotografia de moda, é bom ficar atento. A Harper’s Bazaar está de olho em todas as novidades, para você saber tudo antes. Enquanto isso, confira alguns filmes recentes, lançados pela Cavallaria Filmes, e não deixe de acessar a página da produtora no Vimeo, assim como Fashion Film Brazil, para ficar por dentro de tudo que os diretores nacionais estão produzindo por aí. A coisa está esquentando!