Eduardo Munra, que comandou a aula de Funcional Fight na última edição do GYM Bazaar - Foto: Alexandre Virgílio
Eduardo Munra, que comandou a aula de Funcional Fight na última edição do GYM Bazaar – Foto: Alexandre Virgílio

Por Camilla Bello

Na onda fitness que domina o mercado brasileiro e para além das promessas, o gaúcho Eduardo Munra – conhecido apenas como Munra – é criador de uma das técnicas mais disputadas atualmente pela sociedade paulistana: a Funcional Fight, que garante corpos esculpidos e resultados ultrarrápidos. É ele o responsável pelas desejáveis formas de nomes como Carol Trentini, Fiorela Matteis e Paula Raia, além de outras celebridades, supermodelos e até noivas, que procuram o faixa preta de jiu jitsu e expert em MMA  às vésperas do casamento e de outros eventos igualmente importantes.

O motivo é simples, e, ao mesmo tempo, quase milagroso: em apenas 10 aulas, de 45 minutos cada, já é possível notar mudanças significativas nos músculos, que secam e definem, sem (oba!) passar do ponto. De tanto sucesso que seus treinos não convencionais vêm fazendo, Munra já não tem mais horários em sua agenda para atendimento individual, mas preparou uma equipe qualificada e afiada, que estará presente, inclusive, nos próximos endereços que planeja abrir ainda esse ano. Quer saber tudo sobre o tema? Então confira a entrevista exclusiva abaixo!

Harper’s Bazaar – Sabemos que você começou nessa área completamente do zero, anteriormente foi empacotador de mercado e camelô de CDs pirata. Conta um pouco mais: quando e de onde surgiu o desejo de virar coach? E, com tanto sucesso, abre o jogo pra gente: já se considera famoso?
 
Eduardo Munra – Chamo atenção pela minha personalidade forte e autenticidade. Digo que cheguei até aqui falando tudo que penso. O que não significa, necessariamente, ser famoso, mas tenho presença marcante e isso vem dando o que falar. Tenho facilidade em motivar pessoas. Sempre foi assim, seja quando vendia CDs no centro de Porto Alegre, seja hoje em dia como empresário e coach de um seleto grupo de alunas bem relacionadas, famosas e formadoras de opinião.

Estudei direito, mas não me identifiquei e decidi abandonar o curso pouco antes de me formar. Sou faixa preta e professor de jiu jitsu, também fui profissional de MMA (Mixed Martial Arts).  Acredito que o jiu jitsu, esporte que cresceu muito, fez toda a diferença na minha vida, foi através dele e do MMA que cheguei até aqui e, então, muitas portas se abriram, o que me diferenciou como pessoa, com caráter sólido e valores nobres.

Atualmente sou master coach da Funcional Fight Club, unidade no Itaim em parceria com a Settcoaching. O Funcional Fight, método desenvolvido e patenteado, combina exercícios de atletas de MMA, só que são adaptados e simplificados pro dia a dia das academias, com sessões que têm muita movimentação e simulações de socos, chutes e joelhadas.

HB – De onde veio a técnica para a Funcional Fight? Como surgiu a ideia de misturar tudo em uma coisa só?

EM – O Funcional Fight e a Funcional Fight Club (Unidade no Itaim, em São Paulo, em parceria com a Settcoaching) surgiram de um insight onde percebi que as academias precisavam de inovação. Eu combinei os exercícios de atletas de MMA a exercícios funcionais. e adaptei isso ao dia a dia das academias, surgindo, então, a modalidade. Para se exercitar, as alunas aprendem a dar socos, chutes e joelhadas, fazem movimentos de atletas, claro, de forma adaptada. O objetivo é suar e produzir endorfina.

HB – Qual o segredo de suas aulas? Porque são tão eficazes?

EM – Os resultados aparecem rápido por ser um treino intenso. O Funcional Fight é uma técnica que foca na descontração e alívio do estresse. Ensinar isso pode ser bem complicado, já que as pessoas explodem, ali, as suas emoções e suas insatisfações. Tudo o que carregam de estressante acaba ficando no tatame. Por isso, acredito que trabalhamos com a alegria e motivação das pessoas. Os alunos saem rindo, autoconfiantes, desenvolvem até um novo sentido e um novo estilo de vida, uma maneira diferente de lidar com a rotina. Quem pratica o Funcional Fight se torna mais calmo e tem uma maneira diferente de percepção das coisas.

Lembrando que as técnicas de luta aprendidas nas sessões não devem ser aplicadas fora da academia. A ideia é descontrair, se exercitar e mandar as insatisfações e pressão do dia embora. O segredo está nesta combinação de corpo e mente.

No nosso GYM Bazaar, Eduardo Munra colocou todo mundo pra queimar calorias. Diz que são, em média, mil por aula. Uau! - Foto: Alexandre Virgílio
No nosso GYM Bazaar, Eduardo Munra comandou uma das aulas mais disputadas e colocou todo mundo pra queimar calorias. Diz que são, em média, mil por aula. Uau! – Foto: Alexandre Virgílio

HB – Quantas calorias se queima, em média, por aula? Em quanto tempo podemos notar mudanças no corpo, e quais são elas? 

EM – O Funcional Fight® ganhou força e popularidade, principalmente no meio artístico dado o resultado rápido que as alunas percebem. Em 10 aulas, de 45 minutos intensos cada e quase sem descanso, elas já percebem resultado acima do esperado. É uma modalidade de alta perda calórica, proporcionando corpo elegante e longilíneo. Os exercícios com princípios de lutas trabalham força, gás, flexibilidade e postura. O abdômen é a principal mudança visível geralmente, além de uma melhor disposição e qualidade de vida.

HB – É necessário seguir alguma dieta especifica? Há algum tipo de alimentação que você defenda para que os alunos possam obter resultados ainda mais eficazes?

EM – Para melhores resultados, sempre recomendamos um acompanhamento alimentar através de especialista.

HB –  Você ficou famoso por atender modelos brasileiras importantes. Com que objetivo elas te procuram? Homens também podem praticar?

EM – Modelos se preparam aqui na Funcional Fight Club antes das temporadas de desfiles treinando todos os dias. Atendemos muitas noivas, que, meses antes do casamento, estão aqui brigando pela boa forma para o grande dia. Homens também praticam, o Ronaldo (fenômeno) treina comigo, mas as mulheres são mais de 90% das nossas clientes atuais. Claro que nem todos os clientes são famosos. Executivos de grandes bancos e empresas também nos procuram como escape para lidar com a pressão do trabalho. É comum também termos casais praticando juntos. Costumamos chamar isso de terapia de casal (risos).

HB – De quanto tempo deve ser o intervalo entre as aulas, e qual a frequência indicada? Dá para conciliar com outros exercícios? Se sim, qual indica?

EM – Dependendo dos objetivos, analisaremos caso a caso. Indicamos que combine com outros exercícios e percebemos que hoje é uma tendência os alunos quererem praticar diferentes modalidades e especialidades de treinos durante a semana. As pessoas querem, por exemplo, em um dia praticar luta, em outro meditar, no próximo correr no parque… O exercício e a descontração passaram a fazer parte de um habito saudável, e não podem nunca cair na rotina.

Indicamos que as alunas venham pelo menos 1 vez por semana quando combinado com outros exercícios, duas vezes por semana serial ideal. Se o objetivo for secar mais rápido, aí sim tem que treinar mais.

HB –  Tem contraindicação? O que é necessário para praticar a modalidade?
 
EM – Não tem contra indicação, desde que tenha saúde, o necessário é disposição. Inclusive, estão todos convidados a conhecer!

HB –  Onde são praticadas as aulas? Quais equipamentos usados?

EM – As aulas ocorrem na academia Settcoaching, que fica na rua Clodomiro Amazonas 556, em São Paulo. Para a pratica é necessário luvas e caneleiras e, mais uma vez, bastante disposição para brigar pela boa forma.

HB –  Qual o valor das suas aulas?

EM – Atualmente, não tenho mais horário para novas alunas, mas tenho uma equipe especializa de Fight Coachs, que atendem com preços melhores. Dependendo do pacote, as aulas vão de R$ 180 a R$ 220, em média.

HB –  Qual seu próximo objetivo? Quer expandir o treinamento?

EM – Estamos abrindo uma nova unidade no Higienópolis e, em breve, no Jardins (ambas em São Paulo). Precisamos aproveitar o momento, já que hoje a nossa técnica virou febre no Brasil e logo estará expandindo internacionalmente.

 

+ Funcional Fight Club
Academia Settcoaching
Rua Clodomiro Amazonas 556, São Paulo – (Oxx11) 2619-3556