Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Muitas obras cinematográficas contam com um elenco incrível, diretores fantásticos e um enredo cativante. Mas existe um detalhe que muitos ignoram por não entender a importância: o figurino dos filmes é essencial para amarrar a trama e passar mensagens subliminares. Por isso, o fashion film desta sexta-feira (26.10) é “Gigolo Americano”, de 1980, dirigido por Paul Schrader.

Todos as peças que o protagonista Julian, interpretado por Richard Gere, são Armani. Ternos, gravatas, camisas e até os óculos de sol revolucionaram a alfaiataria masculina dos anos 1980. O ator, ao lado do estilista, soube tornar essas peças um must para qualquer homem que vivia naquela década, e conseguiu tornar seu estilo em uma nova tribo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM 

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

A obra é caracterizada como drama e mistério: o enredo do filme conta a história de Julian, um acompanhante masculino que vive em Los Angeles. Acostumado a trabalhar com senhoras mais velhas, ele é acusado de um assassinato que não cometeu.

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

As peças de roupa são clássicas até hoje: tanto para o guarda-roupa masculino, quanto para o feminino, o paletó é usado como um acessório. Quando Richard Gere não o está vestindo, ele o usa pendurado nos ombros. Os óculos escuros arrematam o visual, e o corte de cabelo também marca presença no look. Fino e elegante, “Gigolo Americano” é necessário para entender um pouco sobre a moda masculina.

Leia mais:
‘Dior e Eu”: o fashion film da semana é sobre superação
Fashion film da semana: “Yves Saint Laurent”
“Coco Antes de Chanel”: tudo sobre o fashion film da semana
Charles Frederick Worth: conheça o criador da alta-costura