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Fashion filme da semana é “Diana Vreeland: The Eye Has To Travel”

Conheça a história de uma das mais importantes editoras de moda

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

O mundo fashion possui personagens icônicos que sempre serão lembrados. Entre estilistas e modelos, os jornalistas e editores também fazem a moda acontecer. Muitos deles são polêmicos e alguns marcaram a indústria de uma maneira irreparável, e agradecemos por isso.

A pessoa que nunca ouviu falar em Diana Vreeland não pode ser considerada uma fashionista, por mais estilosa que seja. Uma musa excêntrica, gênio e à frente de seu tempo, a francesa revolucionou o mercado editorial fashion e se tornou uma das mulheres mais poderosas da moda.

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Em 1936, Diana chamou a atenção de Carmel Snow, a então editora da Harper’s Bazaar America - a revista de moda mais antiga do mundo – em uma boate em uma noite de verão em Nova York. No dia seguinte, a francesa foi convidada para trabalhar na publicação.

Ela passou a ser notada pelo público quando começou a escrever a coluna “Por que você não…?”, que era dedicada aos experimentos de ideias incomuns, onde Vreeland sugeria momentos de irreverência. Eram assuntos que jornalistas não ousavam falar e, desta maneira, a editora ganhou voz.

Para celebrar o trabalho da editora, o fashion filme desta semana é “Diana Vreeland: The Eye Has to Travel”. Dirigido por Lisa Immordino Vreeland e Bent-Jorgen Perlmutt, o documentário foi lançado em 2011. A obra fala sobre a vida e carreira da francesa.

Com seu olhar específico sobre roupas, fotografias e personalidades, ela adicionou seu toque único nas edições da revista. Até o layout da página foi revolucionado pela francesa: títulos, corpo do texto e fotos receberam grafismos nunca antes vistos pelo jornalismo. A editora também era conhecida por seus gastos exorbitantes para produzir editoriais pelo mundo, com os recursos mais absurdos.

Foto: Reprodução/IMDb

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Foto: Reprodução/IMDb

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