Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Casa Ipanema – Foto: Divulgação

Por Fernanda Fehring

Você sabe o que é flexitarianismo?

Também conhecido como semivegetarismo, o termo é a junção das palavras flexível e vegetarianismo, e seu conceito significa uma forma de se alimentar sem restrições. Sua dieta não é nem cem por cento vegana ou vegetariana, nem completamente carnívora ou baseada em produtos de origem animal. O objetivo é se alimentar de forma equilibrada, e trazer benefícios para a saúde e o meio-ambiente, mas sem neuras.

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Hambúrguer de falafel – Foto: Divulgação

Mais do que uma dieta alimentar, é um estilo de vida seguido por um número cada vez maior de pessoas pelo mundo, que querem comer de forma mais saudável, reduzir o consumo de carne, mas não querem deixar de comer o que quiserem, quando sentirem vontade.

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Atum – Foto: Divulgação

E o conceito não é novidade. Foi criado na década de 90 pela nutricionista americana Dawn Jackson Blatner, autora do livro “The Flexitarian Diet”, mas o conceito se tornou tendência de consumo nos últimos anos, impulsionada pela crescente preocupação com questões ambientais e de saúde.

Os principais pontos do flexitarianismo envolvem: comer frutas, verduras, legumes e grãos; focar na ingestão de proteínas de origem vegetal; redução no consumo de carne vermelha; diminuição no consumo de alimentos processados e limitação de açúcar refinado na dieta.

Restaurante Allma

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Salada – Foto: Divulgação

Saúde e sustentabilidade são os dois pilares do Restaurante Allma. Criado pelos irmãos e sócios, os empresários Christiano e Roberto Londres, o local é um casual dinning, que tem a cara do descolado lifestyle carioca. A escolha do conceito flexitariano teve como objetivo oferecer uma culinária saudável e muito saborosa, e poder atender a vários tipos de público. E acertaram na mosca! O Allma é o tipo de lugar que agrada a todos. É simpático e descolado, e traz inovações tecnológicas interessantes, como o menu em QR Code que conecta o pedido do cliente diretamente para a cozinha, sem ter de passar pelo garçom.

A localização

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Interior do restaurante Allma – Foto: Divulgação

Uma das esquinas mais simpáticas de Ipanema, parte do Quadrilátero do Charme, foi a escolha dos proprietários para abrigar o restaurante. Em uma localização estratégica, situada entre a Praia de Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas, fica a simpática casa com varanda e janelões de vidro, que começou suas operações em junho de 2021. O ponto é perfeito para observar o vai-e-vem de gente indo fazer seu esporte e voltando da praia, o que empresta um delicioso ar de férias ao lugar

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
A casa – Foto: Divulgação

O segundo andar foi todo reformado para dar lugar a uma excelente cozinha, que abastece não só o restaurante, mas o serviço de entregas e o empório, que vende pães, molhos e temperos (dos Deuses) produzidos na casa.

Os chefes

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Lidiane Barbosa – Foto: Divulgação

O menu do Allma foi desenvolvido em dobradinha pelos chefs consultores Diego Gimenez e Lidiane Barbosa. Ela, com passagem por algumas grandes escolas de gastronomia, tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade” (saudável e saborosa), o desperdício zero, o uso de ingredientes orgânicos e o incentivo ao produtor local. Ou seja, Lidiane é responsável pela parte técnica da “saudabilidade” do cardápio.

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Diego Gimenez – Foto: Divulgação

Já Diego Gimenez, é o responsável pelo sabor e criatividade do menu. Diego teve como mentor o chef francês Emmanuel Bassoleil e trabalhou no Skye, do Hotel Unique, sob sua tutela. Teve passagem pelo “Mestre do Sabor” e tem como ponto forte a criatividade e frescor de seus pratos.

O menu

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Gnocchi – Foto: Divulgação

Na cozinha não se usa nada industrializado, somente ingredientes orgânicos, e os preparos de molhos, pães e temperos são artesanais. Açúcar refinado é proibido e queijos e chocolates são veganos. O frango é sustentável e até uma maisena orgânica foi buscada para o preparo do nhoque de cenoura, um dos pratos principais.

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Moqueca – Foto: Divulgação

Na carta, bowls, saladas, sanduíches e entradinhas muito saborosos, com destaque para o delicioso tartar de beterraba e as pastinhas e pães como entrada. A moqueca de camarão e pupunha já é uma franca favorita, e como sobremesa, o bolo fudge de chocolate é de comer rezando.

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Sobremesa de chocolate – Foto: Divulgação

Meus favoritos

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Foto: Divulgação

Já faz um tempo que venho levando uma vida flexitariana (mesmo quando ainda não era familiarizada com esse termo) e a pandemia só acentuou essa minha mudança de estilo de vida. Apesar de ter filhos e marido carnívoros convictos, já evito comer carne vermelha há tempos, motivada pela proteção do meio ambiente e por cuidados com minha saúde e bem-estar.

Fernanda Fehring - Allma Restaurante
Foto: Divulgação

Já estive no Allma em duas ocasiões e já pedi o delivery em casa algumas vezes, e posso garantir que (apesar do pouco tempo), a casa já é uma das minhas favoritas na cidade. No fundo, espero que muitos “Allmas” continuem aparecendo pelas cidades, para garantir a quem quer se cuidar (e cuidar do planeta) boas opções de restaurantes. Mas enquanto isso não acontece, continuarei pedindo meu bowl sírio (foto acima), seguido de tortinha de maçã light (abaixo), e curtindo uma das melhores culinárias saudáveis do Rio.

Restaurante Allma
Rua Joana Angélica 184, Ipanema, Rio de Janeiro
Allmarestaurante.com.br

@fernandafehring é formada em Hotelaria, Gastronomia e Turismo pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, e em Cozinha pela École Le Cordon Bleu, de Paris. Foi expatriada por 18 anos, morando em países como Inglaterra, Alemanha, China, França e África do Sul. Mas é no Rio de Janeiro que Fernanda se sente mais feliz. Formada pela McQueens de Londres, Fernanda teve um ateliê de flores durante seis anos no Rio. Trabalha atualmente como curadora de viagens e colunista, e sua grande paixão são as viagens de natureza e de isolamento. País preferido no mundo? África do Sul. Viagem dos sonhos? Alasca.