Aida Fonseca – Foto: Larissa Mazza/Divulgação

O “Festival de Artes Têxteis – Novelaria 10 anos” acontece de 22 a 24 de outubro, em formato ao vivo e online, com 21 oficinas divididas em três dias, ministradas por designers do segmento, com presenças nacionais como dos designers Paula Pereira e Felipe Cavalheiro, as portuguesas Filipa Carneiro e Maria Fernanda Gomes, além da mexicana Mayra Acosta e de Tatjana Kolosova, da Letônia.

O evento acontece em comemoração aos 10 anos ao knit café Novelaria, loja de fios agulhas, lãs e fios importados para diversos tipos de artes manuais, como tricô, crochê, bordado, macramê e corte e costura, um espaço que além dos produtos de qualidade, traz experiências únicas, um bom café e quitutes.

De acordo com a realizadora do evento, Aida Fonseca, o Festival será equivalente aos grandes eventos internacionais do segmento. “É o primeiro Festival do Brasil deste porte e ele acontece para reforçar a importância das artes têxteis no nosso País que, mesmo no meio de uma pandemia, só cresce pois é mais uma ferramenta para lidar com a saúde mental e afinar a criatividade de cada um. Nossa meta é trazer o que há de tendência no segmento, designers que acompanham as novidades nas artes, e fazer com que esses momentos sejam recheados de informação, aliado à paixão pelas artes com fios”, afirma a empresária.

Haverá desde oficinas de tricô dedicadas a explorar técnicas variadas, como colowork, marl e fade, bem como de peças de vestuário , crochê (vestuário e itens de decoração) bordado do Uzbequistão e Teenek tapeçaria e até punch needle. E todos podem participar! Desde iniciantes até os avançados nas agulhas. Afinal, para cada oficina haverá indicações das habilidades necessárias para cada participante .

Quando

22 a 24 outubro, com oficinas que acontecem nos seguintes horários: das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 17h às 19h.

Onde

Aulas acontecerão via Zoom, com vagas limitadas

Oficinas

Aulas especiais de tricô, crochê, bordado e punch needle, com divisão de turmas entre conhecimentos básicos, intermediários e avançados.

Inscrições

As inscrições serão abertas no dia 29/09 pelo site exclusivo do evento: www.festivalnovelaria.com.br