Foto: Divulgação

Como parte das comemorações dos seus 5 anos de Brasil, o centro de gastronomia Eataly apresenta, de 31 de julho a 2 de agosto, o “Festival das Mulheres”, uma grande celebração feminina na gastronomia.

O “Forum Delle Donne” é o primeiro fórum digital inteiramente gratuito do Eataly, uma série de lives com grandes mulheres e suas reflexões sobre o papel da mulher na gastronomia. Convidadas de peso como Bianca Laufer (Green People), Mariana Fonseca (CEO Grupo Myk), Nina Silva (CEO Movimento Black Money), a jornalista Alexandra Farah, Priscila Sabará (FoodPass), Rosa Moraes (Laureate Brasil), Janaina Rueda (Dona Onça), Elizandra Cerqueira (Presidente da Associação Mulheres de Paraisópolis) participam das conversas inspiradoras.

Casa do Rio

Para gerar impacto social e contribuir com o empreendedorismo feminino por meio da gastronomia, o Eataly realiza na ocasião sua segunda ação gastronômica beneficente para levantar fundos para a construção de uma cozinha comunitária para as mulheres do município de Careiro, Amazonas – um projeto da ONG Casa do Rio.

O Eataly criou o “Menu Delle Donne”, pensado por Mariana Ximenes, Sabrina Sato e Taís Araújo que sugeriram, cada uma, um prato assinado por uma mulher.

Mariana Ximenes

Mariana Ximenes – Foto: Divulgação

Mariana Ximenes co-criou com a chef Alessandra Nega (restaurante Deus é Sabor, em São Paulo) o nhoque de inhame com molho ao pomodoro e pesto de baru.

Sabrina Sato

Sabrina e Kika Sato – Foto: Divulgação

Sabrina Sato indicou a caponata de beringela de dona Kika Sato, receita de sucesso no seu canal de YouTube, o “Dona Kika”.

Tais Araújo

Tais Araújo – Foto: Divulgação

Tais Araújo indicou a culinária da chef e personalidade da TV Carmem Virginia, do restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Recife. Para o Menu Delle Donne, Carmem criou o ragu de rabada, caruru e acaçá de leite.

O menu ainda ganha, ainda, a sobremesa babá ao rum com licor de tangerina e creme, pensada pelas chefs Luana Barzoni Castro e Camilla Gaspari, do Eataly.

O menu será vendido pelo valor R$ 185 por pessoa, e lucro será destinado à ONG Casa do Rio. Será comercializado pelo IFood, entre nos dias 31 de julho e 02 de agosto, no almoço e no jantar, e no restaurante Pasta & Pizza do Eataly, somente no horário do almoço.

O cliente também pode reservar o menu e retirar em opção take out na própria loja enviando um e-mail para eventos@eataly.com.br .

“Estamos orgulhosos e felizes por celebrar as mulheres na gastronomia”, diz Luigi Testa, diretor geral do Eataly SP. “Esperamos criar um ambiente importante para a valorização do papel delas na sociedade e gerar uma ação de impacto para as mulheres cozinheiras da Amazônia, por meio da cozinha que a Casa do Rio vai montar em Careiro”, almeja.