O festival traz uma cuidadosa seleção de estilistas que celebram a diversidade cultural nordestina – Foto: Ira Salles/Divulgação

A 6ª edição do Festival Nordestesse acontece em São Paulo, apresentando o melhor da moda contemporânea nordestina na Pop-Up Pinga Store, nos Jardins, até 31 de outubro. Sob a curadoria de Daniela Falcão, idealizadora do projeto, o evento destaca marcas que têm se consolidado por unir tradição, autenticidade e inovação, reforçando o Nordeste como um importante polo criativo no cenário da moda brasileira.

O festival traz uma cuidadosa seleção de estilistas que celebram a diversidade cultural nordestina com suas criações. Entre as novidades desta edição está a participação de três marcas convidadas: a baiana Ateliê Mão de Mãe, a alagoana Foz e a cearense Catarina Mina. Elas trazem looks diretamente das passarelas do SPFW para as araras da Pinga, permitindo que os clientes façam encomendas exclusivas.

Além disso, o evento marca o lançamento das coleções-cápsulas de cinco marcas vencedoras do Desafio Nordestesse TENCEL™️ Canatiba. Os selecionados foram Adriana Meira, Inttuí, MB Conceito, George Azevedo e MOA. 

Abaixo, confira um pouco mais sobre as 10 marcas que estão participando do festival! 

O festival celebra a essência da moda nordestina – Foto: Divulgação

Açude: Lançada em 2020, a marca Açude leva o Cariri cearense para o universo fashion de forma lúdica e poética. A estilista Ana Beatriz Ribeiro, nascida e criada em Juazeiro do Norte, une a fauna, a flora e o folclore da região em coleções criativas e nostálgicas. Sua formação em Arquitetura reflete-se nos cortes precisos de suas peças, que ganham ainda mais significado com o toque da cultura local. Sua quarta coleção, “Meninice”, será lançada em São Paulo e é inspirada nas brincadeiras de infância de Ana Beatriz.

Açude – Foto: Divulgação

Adriana Meira: Com suas criações inconfundíveis que misturam arte sacra, orixás e referências sertanejas, Adriana Meira já ganhou espaço internacional com peças vendidas até mesmo em Portugal. A estilista baiana traz para São Paulo sua nova coleção, que explora o patchwork em jeans, mostrando que o nordeste é também sinônimo de inovação e estilo sofisticado.

Adriana Meira – Foto: Divulgação

Casa Aika: Completando quatro anos no mercado, a Casa Aika, de Fortaleza, traz uma moda que valoriza
a diversidade do corpo feminino. Com vestidos fluidos, ponchos e uso de crochê e macramê, a marca, comandada por Marcos Maciel, chega a São Paulo carregando o DNA nordestino e reforçando sua fama de criar peças desejadas por mulheres de todas as formas e tamanhos.

Casa Aika – Foto: Divulgação

Cearensy: O crochê ganha uma roupagem contemporânea com a Cearensy, marca criada durante a pandemia por Synara Leal. Ao resgatar técnicas de artesãs de Aracati, Jaguaribe e outras regiões cearenses, a marca faz uma releitura moderna da tradição, traduzida em bolsas e peças de crochê que misturam a alta-costura com o espírito do litoral cearense. A chegada da Cearensy a São Paulo promete encantar com sua ousadia e estética única.

Cearensy – Foto: Divulgação

George Azevedo Art: Conhecido por seu trabalho com upcycling, o potiguar George Azevedo imprime nas roupas o seu olhar artístico sobre o Rio Grande do Norte. Sua nova coleção, com estampas de cajus, homenageia o maior cajueiro do mundo, localizado em Pirangi. Com uma estética sexy e artesanal, George Azevedo é uma das apostas de São Paulo para quem busca peças com identidade forte e compromisso com a sustentabilidade.

George Azevedo Art – Foto: Divulgação

Irá Salles: Desde 1999, a baiana Irá Salles é uma referência em moda sustentável e artesanato de luxo. Suas bolsas de crochê, palha e couro, sempre feitas à mão, já conquistaram o mundo e agora chegam a São Paulo. A marca é a primeira do Brasil a ter peças expostas no Tassen Museum of Purses and Bags, em Amsterdã, e se destaca por sua adesão ao Pacto Global da ONU, reafirmando seu compromisso com a moda ética.

Irá Salles: – Foto: Divulgação

Juliana Santos: Nascida como uma private label da multimarcas Dona Santa, em Pernambuco, Juliana Santos
aposta em peças de alfaiataria com toques regionais, perfeitas para o dia a dia. Agora, em São Paulo, a marca leva suas coleções atemporais e elegantes, com detalhes que refletem a essência da moda nordestina e trazem frescor ao guarda-roupa paulistano.

Juliana Santos – Foto: Divulgação

Lizzi: Lisyane Arize, baiana de Mirangaba, mescla em sua marca Lizzi a riqueza dos Lençóis Maranhenses e o bordado do Bumba-Meu-Boi. Peças de seda pura com imagens digitais da paisagem do Maranhão e alças que remetem aos galhos retorcidos da região são alguns dos diferenciais da Lizzi, que chega a São Paulo com uma coleção resort que reflete a beleza e a leveza do Nordeste.

Lizzi – Foto: Divulgação

Rush: Fundada há 28 anos em Olinda, a Rush é referência em moda praia e já fez parcerias com grandes nomes da arte nordestina, como Ariano Suassuna e Francisco Brennand. Em sua chegada a São Paulo, a marca traz uma colaboração com o artesão André Menezes, conhecido por suas esculturas de animais feitos com a técnica de reclipachê. Essa fusão de arte e moda promete conquistar os amantes de beachwear na capital paulista.

Rush – Foto: Divulgação

Milá: Embora carioca, a Milá compartilha dos ideais nordestinos de preservação das manualidades e design autoral. Com seus tricôs em fios naturais, a marca é uma presença constante no Festival Nordestesse e, em São Paulo, traz um novo olhar sobre a moda sustentável, alinhando-se ao movimento crescente por mais responsabilidade no setor fashion.

Millá – Foto: Divulgação