
Alexandre Liot- Foto: Divulgação
No dia 25 de setembro, São Paulo recebeu um evento exclusivo que marcou a primeira visita de Alexandre Liot, diretor-geral adjunto da icônica Galeries Lafayette, ao Brasil. Em encontros com jornalistas e formadores de opinião, o executivo apresentou novidades da maison parisiense, incluindo a aguardada temática da decoração natalina de 2025: “O Mais Belo dos Presentes”, criada em parceria com o Museu de Artes Decorativas de Paris.
A presença de Liot e de sua comitiva reafirma a relevância do mercado brasileiro dentro da estratégia global da Galeries Lafayette, localizada no coração de Paris, e integra a tradicional agenda internacional da loja de departamentos, que há mais de um século traduz a arte de viver parisiense em moda, beleza, gastronomia e cultura.
Durante sua passagem por São Paulo, Liot conversou com a BAZAAR sobre o reposicionamento da Galeries Lafayette no pós-pandemia, os diferenciais de experiência que tornam a loja um destino único no mundo e o potencial do consumidor brasileiro em Paris.
Leia a íntegra abaixo:
Harper’s BAZAAR Brasil – A Galeries Lafayette teve uma recuperação impressionante, ao retomar os níveis de vendas anteriores à pandemia. Quais foram os principais pilares estratégicos que permitiram essa recuperação e qual foi o seu papel nesse processo?
Alexandre Liot – A força da Galeries Lafayette é saber sempre se reinventar. Após a pandemia, aceleramos essa capacidade de inovação em torno de três pilares: a experiência, a excelência operacional e o compromisso responsável. Repensamos completamente a jornada de nossos clientes, desde o térreo da Cúpula – onde o luxo e a beleza se expressam em espaços transformados em verdadeiros flagship stores – até os andares dedicados à criação, ao second hand ou ao bem-estar. Minha missão foi transformar essa visão estratégica em realidade operacional: facilitar a circulação entre os espaços, reforçar a coerência da oferta e, de forma mais ampla, garantir que cada visita seja memorável. O resultado é claro: um reposicionamento de nossas ofertas e compras e uma fluidez no percurso em loja, confirmando nosso papel como um ator principal do luxo mundial.
HBB – Diante da crescente importância das experiências em comparação aos produtos, como uma grande loja como a Galeries Lafayette pode inovar para continuar sendo o destino preferido dos consumidores de luxo, frente à concorrência de viagens e outras experiências?
AL – A Galeries Lafayette tem uma vantagem que poucos atores no mundo possuem. Não vendemos apenas produtos, oferecemos uma imersão na arte de viver parisiense. Nossos visitantes vêm admirar a cúpula Art Nouveau, aproveitar nossa terraço panorâmico com vista única de 360° sobre Paris, rejuvenescer no espaço Beauty & Care de 3 mil m² ou, ainda,desfrutar das diferentes ofertas de restaurantes das Tables du Gourmet na Lafayette Gourmet. Eles também exploram as coleções das maiores marcas de luxo, descobrem jovens criadores e participam de animações exclusivas que dão ritmo à vida da loja. Diante da concorrência de viagens ou lazer a loja tem a capacidade de unir compras, cultura e gastronomia em um único lugar. É essa combinação singular que faz da Galeries Lafayette um destino tão imperdível.
HBB – O mercado de luxo brasileiro está em plena expansão. Como a Galeries Lafayette percebe o potencial do consumidor brasileiro em Paris?
AL – O mercado brasileiro é estratégico para nós. Os clientes brasileiros buscam a quintessência do luxo parisiense, mas também a descoberta de marcas (premium e luxo), assim como uma seleção de marcas que posicionam a loja no cenário internacional. Com seu gosto apurado para moda, seu conhecimento das grandes maisons e sua curiosidade por talentos emergentes, eles encontram na Galeries Lafayette uma combinação única: a maior escolha de marcas de luxo, exclusividades de moda e serviços premium. Para nós, é uma honra e uma responsabilidade ser ao mesmo tempo um lugar de moda e um espaço cultural para esse público exigente.
Fotos do evento