Busca Home Bazaar Brasil

Guia do ciclo lunar: o que fazer em cada fase, inclusive nos eclipses

Saiba quando cortar o cabelo e até começar novos projetos

by Mariana Queima
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A consciência das fases da Lua nos sintoniza com o ciclo lunar e, como ela governa as energias femininas e a intuição, pode fortalecer nossos instintos naturais. Nem todas as nossas atividades seguem um ciclo tão curto, no entanto podemos escolher dias para lançar projetos, iniciar programas ou planos em sincronia com a fase lunar mais propícia, para potencializar os seus benefícios.

Eclipses: Nos eclipses, qualquer coisa que estiver sob pressão tende a se romper ou transbordar, todo eclipse decide algo. A melhor forma de se preparar para esse período é eliminar aquilo que não queremos que seja mantido, criando espaço para acontecimentos surpreendentes, em todos os setores da nossa vida.

Lua Nova: O princípio do ciclo, o início de tudo, o melhor momento para começar coisas novas: projetos, planos e listas de tarefas. É o período mais fértil para semear ideias, romances, planos e até mesmo intenções. O que é plantado na lua nova terá muito mais chances de florescer. Bom para: cortes de cabelo, concepção, gestação (fertilização em alta), começo de cursos, criação, viagens de lazer e início de um novo trabalho.

Lua Crescente: O momento de colocar em prática as ideias e projetos que você fez na fase anterior. É um período que requer mais desinibição, coragem e comunicação. É hora de se concentrar e focar os esforços. Insistir em tudo aquilo que está ganhando força e aproveitar o crescimento das coisas. Bom para: tratamentos de beleza, cortes de cabelo (acelera o crescimento), ganho de peso, novos empreendimentos, celebração de acordos e parcerias, início de romance (as relações tendem a ser mais duradouras quando começam nesta fase).

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Lua Cheia: Revela o ápice de qualquer situação. O sucesso ou o fracasso dos nossos esforços acontecerão nesta fase. O humor de todos fica alterado, as sensações e as emoções estão muito aguçadas. Em nenhuma outra fase os relacionamentos têm igual importância como nesta. Bom para: cortes de cabelo (faz crescer e ficar mais cheio), hidratação e nutrição da pele (os poros estão mais dilatados), encontros afetivos, apresentações, shows e lançamentos.

Lua Minguante: A luz da lua vai perdendo força, é um período de mais recolhimento e interiorização, fase de aceitação e adaptação. Deve-se deixar ir tudo aquilo que não serve mais. Momento de encerramento, temos mais facilidade de largar as coisas, pois somos menos afetados por elas.

Lua Balsâmica: Esse é o último estágio da lua minguante (seus últimos quatro dias), momento de restauração, cura e rejuvenescimento. O termo balsâmico significa agente que cura, que suaviza e restaura. Não se deve começar nada nesta fase, pelo contrário, é recomendável finalizar tudo que estiver pendente. Momento de recolhimento e descanso para armazenar energia. Bom para: dietas de emagrecimento, desintoxicação, cortes de cabelo (para conservar o corte), tingir o cabelo, fazer depilação, fazer cirurgias eletivas, arrumar a casa e encerrar relacionamentos.

Leia mais:
Crianças e signos: conheça o jeito de ser e como orientá-las
Descubra as cores que representam cada signo
Joias de outro planeta: Yael Sonia apresenta a coleção “Orbital”