Gustavo Portela – Foto: Divulgação

Por Cristiane Peixoto

Falar que 2020 foi um ano marcante na vida de todos é eufemismo. Para o designer gráfico, Gustavo Portela, foi o ano em que resolveu tornar seu hobby de pintar porcelana em negócio. De pequenos presentes para família e amigos, pratos com motivos de peixes, sua marca registrada, agora enfeitam as mesas mais elegantes. “Depois de anos de trabalho como designer gráfico, me tornei meu próprio cliente, criando coleções, embalagens, marcas, produtos e impressos”, conta.

Carioca, morador do Leme desde que nasceu, foi neste bairro e principalmente em Copacabana que encontrou inspiração para suas coleções. Leia-se aqui uma “Old Copacabana” com seus prédios Art Deco, das portarias com (pasmem!) aquários e murais em mosaicos dentro deste universo marinho.

Basta uma passada rápida pelo seu perfil no Instagram (@gusporteladesign) e percebemos a beleza de seus desenhos, bem como a conexão afetiva com este bairro do Rio de Janeiro. Gustavo funciona também como um guia turístico: seus vídeos revelando cantos e segredos da Princesinha do Mar já viralizaram.

No momento desenvolve uma coleção inspirada no tradicional restaurante japonês Azumi, uma relíquia do bairro. “Eles não trabalham com cream cheese”, brinca. “Autenticidade é tudo no meu trabalho – e Copacabana é assim”, finaliza.