Vestido Andrea Bogosian, com colar da Sauer – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Influenciar pessoas é uma arte. Não basta um look do dia ou um jeito incrível de fazer o make – e Helena Lunardelli está aí para provar que a longevidade nas redes sociais depende de muito, muito mais do que isso.

Uma das primeiras a se aventurar no universo das redes sociais no País, ela se mantém há 12 anos no panteão das influenciadoras. Os mais de meio milhão de seguidores que acompanham seu dia a dia comprovam a credibilidade que tem. O segredo? “Falar sobre moda, beleza e wellness a partir de uma visão realista e direta”, resume Helena. “Não adianta vender mentira, as pessoas percebem”, conta a artista plástica de 36 anos à Bazaar.

Helena Lunardelli usa body Dolce & Gabbana, braceletes Sauer e botas Manolita – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Depois de se graduar em arquitetura e artes, a paulistana Helena Lunardelli da Costa Santos da Rocha Azevedo trabalhou no setor de criação de uma agência de conteúdo. Com o primeiro casamento no meio do caminho, optou por se tornar autônoma e passou a prestar serviços diretamente de casa.

Helena Lunardelli usa look total Emporio Armani e sapatos Louis Vuitton – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Esta mudança na rotina foi de encontro à ideia de abrir um blog ao lado de uma amiga na época, para dar dicas sobre moda e beleza. Era 2009, e ter uma página na web escrita por pessoas anônimas era novidade – e um tiro no escuro – por aqui. Ali, a dupla começou a dar dicas de maquiagem, spas, massagens e coisas do gênero. “O protagonismo era das dicas, e não de quem escrevia. As coisas foram caminhando, fomos ganhando público e seguidores.”

Vestido Max Mara, brincos e bracelete Sauer e sapatos Louis Vuitton – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Seu poder de influência cresceu a ponto de Helena optar por abrir um blog próprio chamado “Do Jeito H”, mais diversificado, com vídeos no YouTube e assuntos dos mais variados, de produtos a questões pessoais. “Depois de uns anos, ser influenciadora passou a ter um escopo de trabalho diferente, muito mais voltado para o lado pessoal e tive que, realmente, mostrar a cara”.

Camisa, veste, óculos e botas Christian Dior – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Com o aumento da audiência e o surgimento do Instagram na vida da artista plástica, veio o convite para trabalhar com Alice Ferraz, na F*Hits. “Meu trabalho como influenciadora digital é hoje 100% minha fonte de renda”, conta.

Camisa, veste, óculos e botas Christian Dior, hot pants Hope, brincos e colar Sauer – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Para Helena, muito além de mostrar o hot spot do momento, ou contar sobre um produto novo que usou, os conteúdos que compartilha revelam sua vida, seu dia a dia, suas escolhas e descobertas. “As pessoas se identificam, são momentos da nossa vida que elas vão acompanhando: quando estava recém-casada, grávida, com a Alice, minha filha, ainda bebê, depois ela crescendo, tudo acompanhado de perto”, reflete.

Vestido Celine, brincos Sauer e botas Christian Dior – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Na mais recente destas fases, durante a pandemia do coronavírus, optou por mostrar a rotina com a família no refúgio do interior de São Paulo, onde, juntos, passaram a maior parte do tempo. Autocuidado, autoestima, atividades para estimular a criatividade dentro de casa – como o bordado, por exemplo -, entraram em seus conteúdos. “Várias pessoas me escreviam dizendo que, ao verem eu me cuidando, indo na horta de casa, brincado com minha filha, sentiram-se incentivadas a fazer o mesmo. Essa conexão com meu público é emocionante e o que me motiva”, completa.

Camiseta Ines de la Fressange, calça e sapatos Louis Vuitton, bolsa Burberry e pulseira Sauer – Foto: Cassia Tabatini, com direção criativa de Thiago Batista, edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Branca Moura

Mãe de Alice, hoje com 10 anos, e com três enteados, Joaquim, de 15, Lorena, de 13, e Eduardo, também de 10, a maternidade é mais do que presente na vida de Helena – e a rotina materna, um dos seus pontos fortes na rede. Ela lida com isso de um jeito extremamente comum e realista para quem acompanha seus conteúdos. “Redes sociais são exatamente sobre isso: achar seu espaço e mostrar a realidade de acordo com a sua experiência e seu momento de vida. Se não for real, não funciona”.

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