Rihanna na Harper’s Bazaar – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Por Carol Hungria, Ligia Kas e Marcela Palhão

O verão pede pratos leves e muitos frutos do mar. Visitamos três restaurantes de São Paulo que são especializados neles para provar seus pratos icônicos. Contamos tudo aqui para vocês:

Galícia

Bacalhau ao forno – Foto: Divulgação

O restaurante Galícia é uma verdadeira joia de Moema. Discreto, pequeno e aconchegante, ele tem mesas ao ar livre e é o tipo de lugar em que se pode passar uma tarde inteira. Dos sócios Reginaldo Souza e Pedro Lima, muito experientes no mercado de gastronomia, você já se sente acolhido logo que chega, já que a dupla é extremamente simpática (daquelas que bridam com os clientes!).

Com culinária ibérica, nossas escolhas foram a especialidade da casa: o bacalhau. Experimentos dois pratos: Bacalhau à Galícia (posta de bacalhau grelhado com risoto de legumes) e Bacalhau ao Forno (posta de bacalhau grelhado com alho, cebola, azeitonas, tomates, batatas e ovo). Os dois são deliciosos, mas o primeiro é imbatível.

Alheiras – Foto: Divulgação

De entrada, não deixe de forma alguma de comer o tradicional bolinho de bacalhau e as alheiras. E acompanhe tudo com um ótimo vinho branco!

Galícia Restaurante: avenida Moema, 608, Planalto Paulista, São Paulo. Tel. (11) 5032-8167

Il Pescatore

Em uma charmosa casa na José Maria Lisboa, nos Jardins, o Il Pescatore também tem área ao ar livre e um vasto menu para os amantes dos frutos do mar com sotaque português e espanho. Wanderson Vieira e Luciano Rodrigues são os sócios.

Bolinho de bacalhau – Foto: Divulgação

Os ingredientes são frescos, garantindo a qualidade e o sabor dos ótimos pratos. No Il Pescatore também é essencial experimentar o bolinho de bacalhau. A casquinha de camarão também é de comer rezando.

Polvo Pescatore – Foto: Divulgação

De prato principal, experimentamos os dois pratos que levam o nome da casa: o Camarão Pescatore (acompanhado de brócolis e palmito) e o Polvo Pescatore (acompanhado de batatas aos murros e brócolis – ambos com tempero e pontos perfeitos, além de serem leves como pede o verão.

É muito raro comermos sobremesa, mas vale a pena dividir a mousse de chocolate. Divina!

Il Pescatore: rua José Maria Lisboa, 891, Jardins, São Paulo. Tel. (11) 4281-2384

Cosí

O risoto do Cosí – Foto: Divulgação

De endereço novo, o Così ampliou seu espaço para oferecer aos clientes um ambiente bonito e acolhedor, além de oferecer deliciosas novidades no cardápio. Entre uma gama de entradas, massas, carnes e opções de frutos do mar – incluindo um robalo assado na argila -, um prato se destaca: o Risotto Al Polpo.

A receita equilibra a cremosidade esperada de um risoto, o sabor marcante do polvo (cozido com perfeição) e o toque ácido. A receita ainda conta com azeitonas e é finalizada com azeite e parmesão ralado. O tipo de refeição que também alimenta a alma. Não vá embora sem provar o tiramisú da casa, doce na medida certa e com uma textura leve encantadora.

Cosí: rua Haddock Lobo, 1589, Cerqueira César, São Paulo. Tel. (11) 3061-9543