Foto: Divulgação

Por Igor Zahir

Algumas receitas parecem ter ingredientes de sonhos. Pense comigo: a untuosidade do chocolate branco, misturada à acidez das framboesas e uma base de chocolate amargo, tudo isso sem glúten. O paraíso fica completo se o prato for apreciado com uma bola de sorvete de baunilha ou de creme. Já imaginou? Então aproveite para colocar em prática esta receita, que tem a combinação perfeita de sabores e, o melhor, fica pronta em menos de 30 minutos.

Ingredientes
200 g de chocolate amargo (70%)
100 g de chocolate branco (aqueles que vem em barras divididas por quadradinhos são perfeitos, pela simetria do formato que confere um efeito estético mais bacana no final)
250 g de açúcar
200 g de manteiga sem sal
4 ovos
Framboesas a gosto

Modo de preparo
1- Pré-aqueça o forno a 200° C.
2- Derreta o chocolate amargo e a manteiga em banho-maria, mexendo regularmente com uma colher de pau. Se estiver com muita pressa, pode optar por usar o micro-ondas: dois minutos devem ser suficientes na potência máxima.
3- Enquanto espera o banho-maria fazer o seu trabalho, unte com manteiga e farinha a forma de bolo do seu formato preferido – pode ser retangular, quadrada ou redonda. Se preferir, em vez de untar, use duas camadas de papel manteiga.
4- Em uma tigela misture o açúcar com o chocolate derretido. Misture bem. Adicione os ovos, um a um, incorporando-os na mistura sem bater com muita força, pois isso pode estragar a consistência. Quando a mistura estiver homogênea despeje na forma de bolo e arrume as
framboesas e os pedaços de chocolate branco.
5- A partir de 20 minutos, abra o forno e confira se está no ponto espetando um palito (que deve sair seco), do mesmo jeito que faz com os bolos.
6- Sirva com sorvete de baunilha ou de creme, ou, se preferir, coloque por cima uma calda de caramelo ou marshmallow.
Dica: a framboesa pode ser substituída pelos ingredientes que sua imaginação quiser. Castanha-de-caju, nozes, amêndoas, frutas secas, ou um mix de chocolates.

*Igor Zahir é consultor de gastronomia e vinhos, personal chef e escreve toda terça-feira para Bazaar.