
Por Igor Zahir
Lembro bem que um dos clássicos que minha avó fazia, antes de virar o modismo que tem hoje em dia, era aproveitar as sobras das frutas para fazer pratos exóticos – já falei aqui antes sobre a carne de casca de banana-da-terra. Com o caroço da jaca, ela criava um pudim de comer rezando. Enquanto não resgato a receita para esta coluna, indico que os leitores passem a apreciar a polpa da jaca, que substitui com maestria a carne branca animal. Abaixo, o passo a passo de como aproveitar a fruta para fazer uma caldeirada, prato típico de Portugal e da Galiza, e que tem aquela explosão de sabores que eu tanto falo por aqui:
Ingredientes
600 g de jaca verde, enxaguada e cortada em bagos
1 colher de chá de flocos de sal marinho
1 colher de chá de pimenta preta moída
1 colher de chá de páprica
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de pimenta da Jamaica
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
400 g de tomate picado
200 ml de leite de coco
Pimenta síria a gosto
1 pimenta vermelha, sem sementes e picada
1 pimentão verde fatiado
150 ml de caldo de vegetais
Modo de preparo
1- Leve ao fogo uma panela com água para ferver, acrescente a jaca e cozinhe até ficar macia (cerca de 10 minutos). Escorra bem e desfie usando um garfo. Tempere com o sal, a pimenta do reino, a páprica, o tomilho e a pimenta da Jamaica e misture. Reserve.
2- Enquanto isso, aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe por 3 minutos, até ficarem macios. Adicione os tomates e o leite de coco e misture, a seguir adicione as pimentas restantes e cozinhe por 15 a 20 minutos. Junte os pimentões, o caldo de legumes e a jaca, e cozinhe até que o molho reduza e os pimentões estejam cozidos. Retire os pedaços visíveis de pimenta antes de servir.
3- Sirva com arroz.