Foto: Reprodução/veganapratica.com

Por Igor Zahir

Uma das histórias que eu cresci ouvindo sobre as travessuras da minha avó na cozinha vem dos anos 80, quando minha mãe, na época uma jovem e promissora executiva de banco, levava os pratos feitos pela mãe dela para o almoço, e fazia o maior sucesso. Certa vez foi uma carne que todo mundo que comeu (e as pessoas disputavam para degustar algo feito por Dona Margarida) se deliciou. Ninguém resistiu e ficou a curiosidade de como ela fez aquela maravilha. Entra a surpresa: era carne de casca de banana.

Muito antes de se falar na gastronomia mais natural e hábitos veggie, minha avó já saia com essas invenções. É justo, portanto, associá-la com Yone Amorim, minha amiga e parceira que mencionei na primeira coluna. Também apaixonada por comida simples, aconchegante (e, ao mesmo tempo, exuberante), ela fez a carne com casca de banana dia desses, e resgatou todas as memórias que temos a respeito da infância com minha avó na cozinha. Tais lembranças, vocês devem saber, fazem com que a gente consiga até mesmo sentir os sabores das panelas, temperos e iguarias. É impagável!

Ingredientes

Cascas de 6 bananas (prefiro usar as de banana-da-terra)
Suco de 1 limão ou vinagre
1 cebola grande picada
1 pimentão verde grande picado
350gr de molho de tomate
1 xícara de água
Temperos a gosto: cúrcuma, pimenta-do-reino, curry
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo

1 – Corte as cascas de banana em pedaços como cortaria a carne bovina, e coloque de molho por 30 minutos no suco do limão ou vinagre, que vai tirar a adstringência da casca.

2 – Tempere com cúrcuma, pimenta-do-reino, curry e sal, ou com os demais condimentos que temperaria outros tipos de proteína.

3 – Em uma panela, refogue no azeite a cebola e o pimentão. Quando a cebola estiver dourada, acrescente a manteiga para derreter e, em seguida, as cascas de banana. Mexa esses ingredientes.

4 – Complete com o molho de tomate e a água, mexa e deixe ferver. Acerte o sal e conclua quando a carne estiver macia e o molho estiver no ponto que você gosta em outras carnes.

5 – Pode servir com arroz branco e farofa, cuscuz nordestino, salada ou purê.