Gazpacho de abóbora com chouriço defumado – Foto: Divulgação

Por Igor Zahir

Permitam-me um minuto de breguice ao iniciar esta coluna, com aquela música de Fábio Júnior: “Demorei muito pra te encontrar, agora eu quero só você”. A letra tem tudo a ver com o ingrediente-base da receita dessa semana: a abóbora ou jerimum, fruto típico da América do Sul, que antes me dava repulsa (sem nenhum motivo aparente) e, hoje em dia, acho fundamental para uma boa alimentação. Não é pra menos: além da riqueza nutricional, ela serve para criar uma variedade de pratos, como o gazpacho que vou indicar abaixo, nhoques – que podem ser feitos, inclusive, usando as sobras dessa sopa -, massas, petiscos de forno com especiarias, e pratos com frutos do mar, como camarão na moranga.

Cabe uma observação: a tradicional sopa gazpacho espanhola é feita à base de purê de tomate, com acréscimo de outros vegetais crus. Nesta versão, o purê ganha pouquíssimos ingredientes a mais, o que encanta pela praticidade e rapidez do prato. No fim das contas, o toque com chouriço ou outro defumado por cima dá aquele sabor que nos faz jogar a toalha, chutar o balde e enfiar o pé na jaca (ou na abóbora, neste caso). Já mencionei antes que sou louco por comfort food?

Ingredientes

2 kg de abóbora (quanto mais madura, melhor)

400 g de creme de leite

1 cebola picada

½ pimentão verde picado

Cheiro-verde a gosto

Suco de 1 laranja

100 g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

Rodelas de chouriço ou linguiça calabresa defumada

Óleo ou azeite

Modo de preparo

1 – Corte a abóbora em pedaços e cozinhe até ficar se desmanchando – se for usar a panela de pressão, conte apenas 5 a 8 minutos após pegar o vapor.

2 – Escorra a abóbora (se preferir cozinhar com a casca, essa é a hora de tirar) e reserve.

3 – Frite as rodelas de chouriço até que fiquem quase crocantes. Reserve.

4 – Na mesma panela, aproveite o óleo usado na fritura para refogar a cebola e o pimentão. Reserve.

5 – Bata no liquidificador ou multiprocessador a abóbora cozinhada, o suco de laranja, o refogado feito acima e o creme de leite, até obter uma mistura homogênea.

6 – Leve o creme de abóbora ao fogo e acrescente o queijo parmesão ralado. Acerte o sal e temperos. Deixe ferver.

7 – Coloque um pouco de cheiro-verde picado e as rodelas de chouriço por cima – pode, inclusive, jogar um fio do óleo usado na fritura, ou um fio de azeite, como preferir.

8 – Sirva quente ou frio.

Dica: também pode colocar por cima carne seca desfiada, cubos de bacon ou torresmo à pururuca, e pedaços de queijo.

*Igor Zahir é consultor de gastronomia e vinhos, personal chef e escreve toda terça-feira para Bazaar.