Foto: Divulgação

Por Igor Zahir

Dizem os historiadores que o goulash foi inventado no século 9, quando pastores húngaros, antes dos seus longos períodos fora de casa, cozinhavam cubos de proteína bovina ou suína por dias inteiros, até que o molho fosse totalmente reduzido, e em seguida embalavam tudo dentro de marmitas, digamos, bem peculiares da época: sacos feitos do estômago de ovelha, diferente dos dispositivos de alumínio, isopor ou acrílico que encontramos hoje.

Da Hungria, passou a prato-febre da Alemanha e Áustria, e é claro que no Brasil ganhou até outros apelidos: picadinho, ensopado, guisado, ou seja lá como se chama na região onde você mora – aliás, tem algo mais rico na gastronomia nacional do que a curiosa variedade de nomes dos ingredientes, de um lugar para outro?

Enquanto a maioria das pessoas prefere deixar o goulash por horas no fogo, essa receita, versátil por natureza, leva menos de uma hora para ficar pronta. Uma ode à carne de porco!

Ingredientes

1kg de lombo de porco, cortado em cubos

Sal e pimenta moída na hora

3 colheres de sopa de azeite extra-virgem

1 cebola média picada (2 xícaras)

2 pimentões vermelhos picados sem sementes

4 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços

1 colher de sopa de páprica doce

3 colheres de sopa de extrato de tomate

2 1/2 xícaras de caldo de galinha

Creme de leite fresco e salsinha a gosto, para servir

Modo de preparo

1 – Tempere a carne de porco com sal e pimenta. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela, em fogo médio-alto. Adicione a carne de porco e cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar em alguns lugares e quase cozinhar, por cerca de 10 minutos. Transfira para um prato e reserve.

2 – Adicione a colher de sopa de azeite restante à panela. Junte a cebola, pimentão e cenoura, em seguida tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os vegetais estejam dourados em alguns lugares, por mais ou menos 10 minutos. Junte a páprica e o extrato de tomate, e cozinhe por mais 5 minutos.

3 – Junte o caldo. Ferva até essa mistura ser reduzida à consistência de um molho fino e as cenouras ficarem macias, por aproximadamente 15 minutos. Leve de volta a carne de porco para a panela e cozinhe até que a carne esteja macia. Sirva, coberto com creme de leite e salsinha.

*Igor Zahir é consultor de gastronomia e vinhos, personal chef e escreve toda terça-feira para Bazaar.