Sopa de frutos do mar – Foto: Divulgação

Por Igor Zahir

É oficial: por mais que a estrutura tenha mudado devido a tudo que aconteceu no mundo nos últimos meses, as pessoas já retomaram suas temporadas de praia e piscina. E se tem um ingrediente que é unânime no litoral em todo o Brasil, são os frutos do mar. Moluscos, crustáceos, peixes, a verdade é que (quase) ninguém resiste a um bom prato com essa base, principalmente se estiver tomando um bom drink naquele domingo de colocar a cara no sol. Prática e versátil, a receita abaixo pode ser feita com a proteína que você tiver no congelador: use e abuse do camarão, da carne de siri, mariscos e lagostas. O resultado, vai por mim, é divino!

Ingredientes

400 gramas de frutos do mar congelados

2 colheres de chá de açafrão

250 ml de água fervida

4 colheres de chá de azeite

6 cebolinhas em fatias bem finas

½ colher de chá de estragão seco

120 ml de vinho branco seco

250 gramas de tomate em lata picado

½ colher de chá de sal

Pimenta a gosto

Ervas frescas para servir

Modo de preparo

1- Coloque o açafrão em uma xícara ou tigela e adicione 250ml (1 xícara) de água recém fervida.

2- Aqueça o azeite em uma frigideira larga, rasa e pesada em fogo médio e frite as cebolinhas e o estragão seco por mais ou menos um minuto.

3- Adicione o vinho e deixe ferver por um minuto, depois acrescente o açafrão na água amarela, seguido do tomate, e deixe ferver novamente. Adicione metade da quantidade de sal especificada acima.

4- Aumente o fogo, adicione os frutos do mar e leve a panela de volta à fervura; em seguida, abaixe o fogo para médio e deixe até que os frutos do mar estejam cozidos.

5- Tempere com pimenta a gosto e adicione o resto do sal se necessário, polvilhe com as ervas disponíveis, se desejar, e sirva com pão sequinho.