Amanda Loyo – Foto: Divulgação

Por Igor Zahir

É impossível fazer uma lista dos melhores profissionais de vinho em Recife sem citar Amanda Loyo. A sommelière, que comanda o projeto Enogourmet, promove cursos e consultorias, confrarias e eventos com harmonização entre os mais badalados da cidade. Bagagem ela tem de sobra: estudou na Califórnia e em Londres, onde, inclusive, tornou-se juíza associada do IWC – International Wine Challenge, um dos mais prestigiados concursos da atualidade.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Apaixonada pelos vinhos portugueses, foi intitulada “Certified Port Educator” pelo IVDP – Instituto do Vinho do Porto e Douro e Embaixadora dos Vinhos de Portugal (ViniPortugal). Com exclusividade para Bazaar, Amanda indicou seus lugares preferidos para descobrir bons rótulos na capital pernambucana:

Adega do Futuro

Adega do Futuro – Foto: Divulgação

Um misto de restaurante com winebar, é hoje o lugar com a maior diversidade de rótulos do Recife, inclusive com duas máquinas de vinhos em taça, onde “repousam” apenas vinhos Premiuns e que são trocados regularmente, oferecendo sempre novas opções para os clientes. Excelente para quem quer provar um rótulo, mas não está disposto a pagar pela garrafa inteira. Além disso, da cozinha saem várias delícias para acompanhar os vinhos. E ainda tem uma escada super instagramável!

Rua do Futuro, 634 – Graças, Recife
(81) 99929-5657

Entrevinhos

Entrevinhos – Foto: Divulgação

Uma loja e bar de vinhos, em Boa Viagem, que tem uma ótima seleção de vinhos e comidinhas para uma noite entre amigos. Também oferece algumas opções em taças e, para quem gosta de Champagne, também há ótimas referências. O local é comandado pelos sommeliers Eduarda Figueiredo, Luiz Figueiredo Filho e Leonardo Buarque, e também promove ótimas degustações temáticas – que foram suspensas na pandemia, mas devem voltar em breve.

Rua Francisco da Cunha, 153 – Boa Viagem, Recife
(81) 99444-4945

Nez Bistrô

Nez Bistrô – Foto: Divulgação

Apesar do foco não ser exatamente no vinho, pois é um restaurante, o ambiente charmoso e romântico pede um bom vinho para acompanhar os pratos deliciosos que saem da cozinha de origem franco-italiana. A carta de vinhos é bem extensa, apesar de ser focada em apenas uma importadora. É também o único lugar do Recife onde é possível encontrar os rótulos da paulista Vinícola Guaspari, uma das melhores do Brasil atualmente.

Praça de Casa Forte, 314 – Casa Forte, Recife
(81) 3441-7873

Casa do Vinho Al Mare

Casa do Vinho Al Mare – Foto: Divulgação

Também comandada por uma sommelier, a Ana Paula Crasto, a casa à beira mar de Olinda é o melhor local para beber um branco ou rosé, por exemplo, aproveitando o belo cenário. Se for noite de lua, então, melhor ainda. Uma das vantagens é que não fecha “entre turnos”. Então, dá para fazer aquele almoço tardio e aproveitar o fim de tarde superlegal. O restaurante também oferece menu degustação harmonizado.

Rua Jener de Sousa, 38 – Carmo, Olinda
(81) 99737-8016

Restaurante EVA

Restaurante EVA – Foto: Divulgação

Uma das grandes vantagens do restaurante, que tem como especialidade a parrilla – além do seu extenso quintal (ótimo para épocas de pandemia) – é ter uma loja de vinhos dentro do complexo. A Total Vinhos tem excelentes rótulos e os clientes do EVA podem escolher seus vinhos a preço de loja. Também é um ótimo local para desfrutar seus vinhos tarde adentro, pois também funciona direto entre almoço e jantar.

Rua Quarenta e Oito, 490 – Espinheiro, Recife
(81) 98961-1170

@igorzahir_somm é sommelier e colunista da Bazaar.