Jade Signature: preciosidade arquitetônica em Miami

Prédio residencial está localizado na Sunny Isles Beach

by redação bazaar
Pool bar grill do Jade Signature - Foto: Divulgação

Pool bar grill do Jade Signature – Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o horizonte de Miami tem dado cada vez mais espaço a uma evolução arquitetônica. Uma mudança de suas raízes em art déco produziu uma impressionante variedade de estilos de vários arquitetos internacionais. De museus a condomínios residenciais, a paisagem atual reflete a engenhosidade dos principais talentos internacionais.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O exemplo mais recente é o Jade Signature. A torre residencial em Sunny Isles Beach é a primeira dos arquitetos suíços Herzog & de Meuron – vencedores do Prêmio Pritzker e criadores do Estádio Nacional Bird’s Nest, em Pequim; do 1111 Lincoln Road, em Miami Beach; do Perez Art Museum Miami; e do Tate Modern, em Londres.

Colunas das varandas do Jade Signature - Foto: Divulgação

Colunas das varandas do Jade Signature – Foto: Divulgação

A visão para o arranha-céu, que já está quase todo vendido, era simples: criar algo que o mercado residencial nunca tinha visto antes. Desenvolvido pelo Fortune International Group, as áreas de estar e externas do Jade Signature foram projetadas para se misturarem perfeitamente com a rua conectada ao lobby, o lobby com a vista para a piscina, e a piscina conectada à praia.

O Jade Signature tem como identidade visual as curvas de Oscar Niemeyer na espetacular escada do lobby, na entrada do prédio, e nas colunas de todas as varandas dos apartamentos. As paredes divisórias, abrangendo toda a extensão do edifício, foram cuidadosamente moldadas nas extremidades, formando suportes curvos que aderem aos pilares esculturais em forma de ampulheta nos cantos da torre. Estas moldam elegantemente vistas deslumbrantes dos dois horizontes em todas as unidades – para o leste, sobre o oceano, e para o oeste, sobre a cidade.

Escada suntuosa do lobby - Foto: Divulgação

Escada suntuosa do lobby – Foto: Divulgação

Ao posicionar estrategicamente o edifício em um ângulo oblíquo em relação ao oceano, após extenso estudo de Herzog & de Meuron sobre o movimento do sol, os arquitetos conseguiram maximizar a exposição da piscina e da praia à luz solar ao longo do dia – para o deleite dos moradores, muitos deles brasileiros.

Evocando ainda mais a relação com a natureza e o meio ambiente, que faz de Miami um destino único, o paisagismo do prédio complementa sua fachada, alcançado por meio de um perímetro sinuoso e densamente plantado de jardins levemente inclinados pelo mestre em paisagismo Raymond Jungles. Sua obra tem influência de Roberto Burle Marx, a quem ele reconhece como seu mentor.

 A escultura Bonhomme Universe decora uma das áreas do Jade Signature  - Foto: Divulgação

A escultura Bonhomme Universe decora uma das áreas do Jade Signature – Foto: Divulgação

Raymond credita que o tempo gasto na presença de Burle Marx ou o “mestre modernista” teve um impacto decisivo na trajetória de sua vida. Ele foi o responsável pela criação dos jardins da exposição “Brazilian Modern: The Living Art of Roberto Burle Marx”, realizada este ano no Jardim Botânico de Nova York.

O pedigree do designer de interiores do Jade Signature não é menos ilustrativo: a empresa PYR, sediada em Paris – liderada por Pierre-Yves Rochon – e principal oficina de design do mundo para hotéis de luxo e interiores residenciais. Uma extensa coleção de arte, um spa da Tata Harper e um restaurante privado à beira-mar são destaques, assim como a obra do artista romeno Daniel Knorr. A peça, “Bonhomme Universe”, é uma escultura em forma de boneco de neve com mais de três metros de altura, adornada com vibrantes pedras de todo o mundo.

Vista aérea da piscina  - Foto: Divulgação

Vista aérea da piscina – Foto: Divulgação

Os materiais naturais refletem a diversidade de moradores do Jade Signature, uma prova da identidade cultural única de Miami. Poucas residências de propriedade dos construtores ainda estão disponíveis. Entre elas, “The Collection” – um conjunto de Sky Villas de dois andares e a cobertura de dois andares de tirar o fôlego. O edifício é uma obra-prima que merece uma visita!

 Sky Villa - Foto: Divulgação

Sky Villa – Foto: Divulgação