Karl Lagerfeld: relembre 10 momentos do gigante da moda

Alemão comemoraria 86 anos nesta terça-feira

by Beatriz Poletto
Karl Lagerfeld - Foto: Divulgação

Karl Lagerfeld – Foto: Divulgação

Karl Lagerfeld completaria 86 anos nesta terça-feira (10.09), e este é o primeiro aniversário do Kaiser após sua morte. O alemão faz falta no universo fashion e seu nome continua em alta – na verdade, ele nunca será esquecido. Karl deixou um legado estrondoso na moda e sua label homônima continua lançando collabs. Já a Chanel e a Fendi têm outros nomes no posto de diretor criativo, que sempre respeitam a história do alemão construindo coleções com inspirações de sua assinatura.

O estilista morreu aos 85 anos em Paris, em fevereiro (19.02). Um dos maiores couturiers da moda, já mostrava sinais de cansaço. O desfile da Fendi de inverno 2019, que aconteceu na semana de moda de Milão, foi o última a receber instruções do Kaiser. O desfile da Chanel de inverno 2019, que aconteceu na semana de moda parisiense, também contou com seus últimos toques.

Para homenageá-lo, Bazaar separou alguns dos melhores momentos do gigante da moda para relembrar.

Veja a seguir:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Chanel - Foto: Reprodução/Instagram/@claudiaschiffer

Chanel – Foto: Reprodução/Instagram/@claudiaschiffer

1. Karl Lagerfeld fez história à frente da grife Chanel durante décadas. Nos anos 1980 e 1990, era das supermodelos, ele se rodeava de mulheres poderosas em sua passarela. Entre nomes como Naomi Campbell e Cindy Crawford. Claudia Schiffer era uma das suas preferidas, que não saia da passarela.

Chanel, inverno 2014 - Foto: Getty Images

Chanel, inverno 2014 – Foto: Getty Images

2. Muito mais do que um desfile, Karl Lagerfeld gostava de montar um grande espetáculo. Pelas mãos do Kaiser, o Grand Palais, cenário tradicional dos shows da Chanel em Paris, já se transformou em praia, supermercado e até um cassino com direito a roleta. Lagerfeld também levou seus espetáculos mundo afora, recriando cenários como o antigo estúdio de cinema italiano Cinecitta, em Roma.

Fendi - Foto: Reprodução/Now Fashion

Fendi – Foto: Reprodução/Now Fashion

3. Clima de homenagem a Karl Lagerfeld na Fendi, que desfilou a última coleção criada pelo estilista, em Milão. “Estou profundamente triste e tocada pelo seu cuidado constante e perseverança até o final”, escreveu Silvia Fendi, no texto para a imprensa. Um minuto de silêncio. Lagerfeld estava na marca desde 1965 e, para o inverno 2019, havia planejado uma coleção majestosa em sua simplicidade, com linhas arquiteturais, quase sempre em tons neutros.

4. O estilista foi cremado em uma cerimônia privada em fevereiro, em Nanterre, na França. Entre os presentes estavam a princesa Caroline de Mônaco e os filhos Charlotte e Andrea Casiraghi, as editoras Anna Wintour e Carine Roitfeld, Ines de La Fressange, a supermodelo Natalia Vodianova, Sidney Toledano e Bernard Arnault, do grupo LVMH, e o braço direito dele na Chanel e nova diretora criativa da marca, Virginie Viard.

As cinzas de Lagerfeld devem ser espalhadas junto com as de sua mãe Elisabeth Bahlmann e do seu grande amor Jacques de Bascher, que morreu em decorrência da AIDS em 1989. Bazaar fez uma homenagem ao estilista mostrando os 12 vestidos assinados por ele para a Chanel que fizeram bonito nos tapetes vermelhos do Oscar.

Inés de la Fressange na passarela da Chanel - Foto: Getty Images

Inés de la Fressange na passarela da Chanel – Foto: Getty Images

5. Patricia Carta, publisher da Harper’s Bazaar Brasil, relembrou o legado do Kaiser. A matéria foi publicada no dia do último desfile do alemão para a Chanel. “Enquanto novos hábitos de consumo e propostas inovadoras se desenham no mundo da moda, graças à tecnologia e à sustentabilidade, só para citar dois pilares que ganham cada vez mais relevância, os resquícios da moda do século 20, com a recente morte de Lagerfeld, recebem a última pá de cal. Perde-se uma instituição. Ganha-se um legado. A trajetória de seis décadas de trabalho de Karl pontua os momentos mais importantes da história da moda até aqui. Visionário, contribuiu para mudanças importantes de mercado, ressignificou o glamour e o poder de marcas.”

Foto: Reprodução/Now Fashion

Foto: Reprodução/Now Fashion

6. Pela porta de um hotel, em uma estação de esqui, saíram as modelos da Chanel em looks xadrezes que misturavam várias padronagens em diferentes proporções na semana de moda de Paris. Antes de começarem a chutar a neve do vilarejo bucólico montado no Grand Palais, um minuto de silêncio foi pedido.

Em seguida, a voz do Kaiser contava curiosidades que ocorreram ao longo de sua carreira. Era a última vez que se ouviria sua voz. Além da mistura de padronagens, das pantalonas que cobriam plataformas usadas com camisas adornadas por jabots, jacquards em vestidos singelos e em saias balones também apareceram.

O final, todo em off white, veio com saias curtas em pele em forma de pompoms. O clima intimista e bucólico deu lugar a um horizonte mais claro, ao som de David Bowie. Karl foi herói por muito mais que um dia. Ninguém duvida.

Foto: Reprodução/Now Fashion e Getty Images

7. O primeiro desfile da Chanel depois da morte de Karl Lagerfeld foi recheado de homenagens ao Kaiser, como sua grande amiga Penélope Cruz cruzando a passarela e diversos amigos sentados na primeira fila. Não foi diferente na beleza criada para o show. Sam McKnight, hairstylist responsável pelo desfile, criou um penteado simples, mas adornado com acessórios que tinham muito valor.

Foto: Reprodução/Instagram/@carineroitfeld

Foto: Reprodução/Instagram/@carineroitfeld

8. Carine Roitfeld foi nomeada consultora de estilo da grife homônima de Karl Lagerfeld, em abril. O estilista alemão, que morreu no inicio do ano, já havia nomeado o designer Hun Kim para ser seu sucessor na marca. Kim já trabalhava com Lagerfeld desde 2015, e agora terá a ajuda direto de Carine para lançar as coleções das três próximas temporadas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

9. A grife Karl Lagerfeld divulgou em maio as primeiras fotos de sua parceria com a influencer Olivia Palermo. A collab foi anunciada em fevereiro, e a linha já está à venda. “Nossa coleção foca no essencial do guarda-roupa universal, como a jaqueta biker, camisetas brancas e terninhos”, diz Olivia sobre as criações.

“Eu quis brincar com o estilo parisiense clássico de Karl, e adicionar meu toque fashion – que é eclético e feminino. Eu usei da minha experiência em viagens e o que vi de diferentes culturas para enriquecer meu repertório de edição. Assim, as peças podem ser usadas de Paris a Nova York e além”, explicou a influencer sobre seu trabalho para escolher e fechar a seleção das peças.

Foto: Reprodução/Instagram/@karllagefeld

Foto: Reprodução/Instagram/@karllagefeld

10. No dia 20 de junho, a moda se reuniu no Grand Palais, em Paris, para uma grande homenagem a Karl Lagerfeld. “Karl For Ever” contou com a presença de Tilda Swinton, Pharell Williams, Bella Hadid, Valentino e todas as fashionistas que Karl respeitava. Desta maneira, a moda celebrou em grande estilo um dos maiores nomes que o universo fashion já conheceu.

Leia mais:
Kaia Gerber: seis dicas de beauté da modelo americana
Claudia Schiffer: 15 momentos marcantes da modelo nas passarelas
Coco Chanel: a estilista que proliferou o uso da bijuteria