Shirley - Foto: Sergio Caddah
Shirley Hilgert, do blog Macetes de Mãe – Foto: Sergio Caddah

Por Caio Zalc

O sonho da maternidade é abrigado no imaginário das mulheres ainda quando crianças. Os contos de fadas, as novelas e as histórias de ninar discorrem sobre os finais “felizes para sempre” que mandatoriamente envolvem o casal apaixonado e a prole que está por vir. Só tem um probleminha nesses enredos que começam com o tal “era uma vez…”: eles se esqueceram das noites sem descanso, dos compromissos cancelados, das dores durante a fase da amamentação, entre outros problemas que vêm no pacote da mãe de primeira viagem. Shirley Hilgert, autora do blog Macetes de Mãe, não tem vergonha de assumir que os primeiros meses não são nenhuma maravilha.

Foi cumprindo aviso-prévio numa empresa de tecnologia de informação, em 2011, que a publicitária e relações-públicas percebeu que estava grávida. Com sete meses de gestação resolveu criar um endereço virtual para dividir seus aprendizados sobre a maternidade. “Minha ideia era dar dicas para deixar as vidas das novatas mais práticas”, conta. Quando seu primeiro filho, Leonardo Hilgert Dantas de Carvalho, nasceu, em maio de 2012, o obstáculo inicial apareceu – ele tinha alergia à proteína do leite de vaca chamada APLZ. “A proteína passava durante a amamentação e o Leonardo tinha reações sérias”, diz.

ShirleyHilgert - Foto: Sergio Caddah
Shirley Hilgert e seus dois filhos – Foto: Sergio Caddah

Esse foi apenas um dos episódios que tiraram o sono da família. Foi aí que ela teve a ideia de compartilhar a realidade, quase proibida, de que ser mãe é uma tarefa árdua e que pode ser desesperadora em diversos momentos. “O blog começou a bombar porque eu falava a verdade sobre a maternidade e as mães passaram a se identificar com isso”, pontua. “Temos o direito de reclamar sobre a maternidade e isso não nos faz amar menos os nossos bebês”, completa.

Além de válvula de escape, o blog ainda dispõe de dicas fundamentais de acordo com a idade das crianças. “Todas as minhas dicas são experimentais, narradas de acordo com a vivência com o Leonardo e, agora, com o Caetano, que nasceu em fevereiro deste ano.” Caso alguma leitora faça uma pergunta que Shirley não saiba responder, seus colunistas fixos – que inclui uma psicóloga, uma fonoaudióloga, um fisioterapeuta, uma pedagoga, entre outros profissionais – fazem as vezes de “blogueiros” por ela.

O acordo com seu marido, Otávio Dantas de Carvalho, era de voltar a trabalhar assim que o Leonardo atingisse um ano de idade. “Percebi, no entanto, que o blog estava virando uma marca conhecida, com renda fixa; pedi para o meu marido segurar as pontas, já que acreditava que estava no caminho certo com o site.” A comprovação veio em pouco tempo.

Atualmente, o blog virou seu único negócio; empresas de renome investem no endereço virtual. O melhor de tudo é que ela ainda encontra tempo para compartilhar da infância dos dois filhos – e são desses momentos especiais que boa parte do conteúdo digital acaba publicado no seu endereço on-line. Vale conferir! www.macetesdemae.com