Fique esperto: quando o sino toca, é sinal de pastel quentinho saindo do forno... Foto: divulgação
Fique esperto: quando o sino toca, é sinal de pastel quentinho saindo do forno… Foto: divulgação

Uma famosa e deliciosa tradição portuguesa, baseada em uma receita centenária de família: Bazaar já está salivando pelos pastéis de nata da Manteigaria Lisboa, que acaba de chegar a São Paulo.

O pastel de nata (nunca demais explicar) é uma espécie de tortinha com delicada e fina massa, recheio de creme rico em ovos, dourada e ligeiramente crocante (que se derretem na boca, FIY). O doce é bastante conhecido entre os brasileiros pelo nome “pastel de Belém” (que em Portugal é, na verdade, uma marca específica da iguaria). A Manteigaria Lisboa será a primeira especialista exclusivamente em pastéis de nata a chegar ao Brasil. A proposta pertence à rede do experiente restaurateur, chef e empresário da alta gastronomia de Portugal, Duval Pestana. Ele pretende inaugurar, de cara, duas lojas na região da Paulista, e espalhar mais 50 por todo o país até o fim de 2016.

O que torna os pastéis de Duval especiais e mais saudáveis é um segredo guardado a sete chaves. Ele só revela que a receita não utiliza gorduras em excesso e saturadas e, por isso, sua versão contemporânea tem baixo índice calórico.

As duas primeiras casas foram planejadas para oferecer um atendimento dinâmico, com poucas mesas e poltronas, e decoração evocando o charme dos típicos azulejos portugueses. Com um detalhe: em toda Manteigaria Lisboa sempre haverá um vistoso sino à porta; e toda vez que ele badalar, será o sinal de que tem pastel de nata quentinho saindo do forno. A unidade do pastel de nata nas Manteigarias custará R$ 5. O doce também será comercializado na versão em caixas com seis unidades cada, ao preço de R$ 25. A primeira loja paulistana fica na Rua Padre João Manuel, 37, e já está funcionando.