Por Luigi Torre, fotos de Christian Maldonado, set design Tissy Brauen, edição de moda de Lucas Boccalão e beleza de Naira Tannure

O currículo impressiona tanto quanto seus bem desenhados traços físicos. Manuela Rodrigues é dessas garotas que combinam talento e beleza sem esforço.

“Trabalhei em marcas que tinham personalidade forte. Elas não queriam reinventar a roda; se baseavam no material e na qualidade. Eram marcas que valorizam a simplicidade.” Esta é também característica essencial a sua empreitada. “Queria uma roupa descomplicada, mas com matérias- primas nobres”, diz. “Eu tinha uma sandália de alças cruzadas que trouxe da Grécia. Como estava acabada, fui refazê-la. Junto com a reforma veio a vontade de fazer peças que eu não encontrava”, relembra.

Nascia assim, em novembro de 2014, a Cabana (as peças são vendidas no site cabanacrafts.com.br). A ideia, contudo, é anterior. Mais precisamente de dois anos e meio atrás, quando trocou Paris por São Paulo.

No atelê instalado no sótão de seu apartamento, Manu veste camisa Equipment e lenço, como pareô, e sapatos Cabana. O lenço amarrado na cabeça e as pulseiras são Hermès. As cestas no chão são de Bali - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
No atelê instalado no sótão de seu apartamento, Manu veste camisa Equipment e lenço, como pareô, e sapatos Cabana. O lenço amarrado na cabeça e as pulseiras são Hermès. As cestas no chão são de Bali – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Logo que chegou, porém, recebeu o convite para assumir a direção criativa da Huis Clos, que se encontrava em fase de reestruturação, após o falecimento de sua fundadora, em 2013. “Tinha uma ligação muito forte com a Clô Orozco – ela marcou o começo da minha formação e foi uma grande amiga. Aceitei a proposta, em grande parte, por isso. Já existia a vontade de criar minha marca, mas eu havia acabado de voltar para o Brasil e não sabia bem como seria a vida por aqui.”

Enquanto sentia o mercado, foi amadurecendo a ideia. “O foco inicial era nos acessórios”, conta. Porém, não demorou muito para que camisas, vestidos e camisões de linho entrassem em seu radar. Tudo com muito conforto, sempre. Vem desse desejo o nome da marca. “Queria um produto que não tivesse cara urbana, que evocasse algo de fim de semana. Daí Cabana, que tem construção e linhas simples.”

Manu é destaque na edição de março de 2015 da Harper’s Bazaar Brasil, que está nas bancas, na seção Meu Estilo. No você confere os bastidores do shooting, em que a estilista mostra um pouco da sua casa e do seu guarda-roupa. Assista acima e garanta já o seu exemplar!